Subordinado ao tema da "Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade", a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo será palco, nos dias 26 e 27 de outubro, da 5.º Conferência Campus Sustentável. A submissão de resumos poderá ser feita até esta quinta-feira.
Decorre até esta quinta-feira o prazo de inscrições para a 5.ª edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2023), evento que acontece no âmbito da Unidade de Investigação em Materiais, Energia e
Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus IPVC e que é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal.
O CCS 2023 irá decorrer nos dias 26 e 27 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Sob a temática “Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade”, o fórum assume-se como uma ocasião privilegiada para uma discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas quanto à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.
O evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável.
OS TRABALHOS SUBMETIDOS SERÃO ORGANIZADOS SEGUNDO OS SEGUINTES TEMAS:
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Gestão para a sustentabilidade
Smart Campus
Comunidades inclusivas e resilientes
Ativismo juvenil para a ação climática
Produção e consumo alimentar sustentável
DATAS IMPORTANTES:
Submissão de resumos: até 15 de junho
Notificação pela Comissão de Programa: até 15 de julho
Submissão da versão final de resumos: até 31 de julho
Inscrições: até 6 de outubro
Conferência: dias 26 e 27 de outubro
As instruções para os autores encontram-se no site da CCS2023.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.