Subordinado ao tema da "Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade", a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo será palco, nos dias 26 e 27 de outubro, da 5.º Conferência Campus Sustentável. A submissão de resumos poderá ser feita até esta quinta-feira.
Decorre até esta quinta-feira o prazo de inscrições para a 5.ª edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2023), evento que acontece no âmbito da Unidade de Investigação em Materiais, Energia e
Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus IPVC e que é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal.
O CCS 2023 irá decorrer nos dias 26 e 27 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Sob a temática “Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade”, o fórum assume-se como uma ocasião privilegiada para uma discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas quanto à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.
O evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável.
OS TRABALHOS SUBMETIDOS SERÃO ORGANIZADOS SEGUNDO OS SEGUINTES TEMAS:
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Gestão para a sustentabilidade
Smart Campus
Comunidades inclusivas e resilientes
Ativismo juvenil para a ação climática
Produção e consumo alimentar sustentável
DATAS IMPORTANTES:
Submissão de resumos: até 15 de junho
Notificação pela Comissão de Programa: até 15 de julho
Submissão da versão final de resumos: até 31 de julho
Inscrições: até 6 de outubro
Conferência: dias 26 e 27 de outubro
As instruções para os autores encontram-se no site da CCS2023.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.