Subordinado ao tema da "Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade", a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo será palco, nos dias 26 e 27 de outubro, da 5.º Conferência Campus Sustentável. A submissão de resumos poderá ser feita até esta quinta-feira.
Decorre até esta quinta-feira o prazo de inscrições para a 5.ª edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2023), evento que acontece no âmbito da Unidade de Investigação em Materiais, Energia e
Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus IPVC e que é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal.
O CCS 2023 irá decorrer nos dias 26 e 27 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Sob a temática “Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade”, o fórum assume-se como uma ocasião privilegiada para uma discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas quanto à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.
O evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável.
OS TRABALHOS SUBMETIDOS SERÃO ORGANIZADOS SEGUNDO OS SEGUINTES TEMAS:
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Gestão para a sustentabilidade
Smart Campus
Comunidades inclusivas e resilientes
Ativismo juvenil para a ação climática
Produção e consumo alimentar sustentável
DATAS IMPORTANTES:
Submissão de resumos: até 15 de junho
Notificação pela Comissão de Programa: até 15 de julho
Submissão da versão final de resumos: até 31 de julho
Inscrições: até 6 de outubro
Conferência: dias 26 e 27 de outubro
As instruções para os autores encontram-se no site da CCS2023.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.