Subordinado ao tema da "Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade", a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo será palco, nos dias 26 e 27 de outubro, da 5.º Conferência Campus Sustentável. A submissão de resumos poderá ser feita até esta quinta-feira.
Decorre até esta quinta-feira o prazo de inscrições para a 5.ª edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2023), evento que acontece no âmbito da Unidade de Investigação em Materiais, Energia e
Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus IPVC e que é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal.
O CCS 2023 irá decorrer nos dias 26 e 27 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Sob a temática “Capacitação para a ação climática: do campus à comunidade”, o fórum assume-se como uma ocasião privilegiada para uma discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas quanto à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.
O evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável.
OS TRABALHOS SUBMETIDOS SERÃO ORGANIZADOS SEGUNDO OS SEGUINTES TEMAS:
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Gestão para a sustentabilidade
Smart Campus
Comunidades inclusivas e resilientes
Ativismo juvenil para a ação climática
Produção e consumo alimentar sustentável
DATAS IMPORTANTES:
Submissão de resumos: até 15 de junho
Notificação pela Comissão de Programa: até 15 de julho
Submissão da versão final de resumos: até 31 de julho
Inscrições: até 6 de outubro
Conferência: dias 26 e 27 de outubro
As instruções para os autores encontram-se no site da CCS2023.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.
Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.