A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), promoveu uma formação certificada pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) em "Como implementar a filosofia dos treinadores: investigação qualitativa". Esta formação teve como objetivo complementar e aprofundar os conhecimentos em áreas específicas para os treinadores de desporto, tornando-os profissionais diferenciados no mercado de trabalho.
A iniciativa, que decorreu durante o dia de hoje, gratuita, foi conduzida pelo formador Rui Resende, doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física. A formação decorreu na biblioteca da ESDL-IPVC e teve como objetivo desenvolver a filosofia de treinador bem como a sua operacionalização em termos efetivos, com os atletas em contexto de treino e competição, mas também introduzir a ferramenta NVivo como forma de organizar, armazenar e codificar os dados de investigação qualitativa.
O coordenador do mestrado, João Camões, explicou os fundamentos da formação, primeira sobre análise qualitativa, ministrada no âmbito do mestrado em Treino Desportivo. “Esta formação serve para complementar e aprofundar conhecimentos em áreas específicas para a formação de um treinador de desporto. São áreas que não estão inseridas nem na licenciatura, nem no mestrado, mas que são fundamentais na diferenciação dos futuros treinadores de desporto. É uma aposta na qual o IPVC se revê. Procuramos dar ferramentas adicionais aos nossos mestrandos, de forma a apresentarem uma formação diferenciadora no mercado de trabalho”, conclui.
João Camões recorda que o mestrado em Treino Desportivo vai para a oitava edição (2023/24) consecutiva, o que significa que esta formação “é sinónimo não só de procura e consequente qualidade formativa, mas também que há resposta do mercado na procura dos profissionais que saem do IPVC, em específico deste mestrado orientado para a formação de treinadores de desporto”.
A formação certificada aconteceu no IPVC-SPRINT, a mais recente Unidade Orgânica de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, criada no âmbito de uma parceira com o Hotel FeelViana e que atua em duas grandes dimensões: a do desempenho desportivo e a recreacional, que orienta o exercício para a saúde, o bem-estar e a fruição (desporto de natureza e ao ar livre). O objetivo final é aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias, de forma a criar hábitos saudáveis na população.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.