A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), promoveu uma formação certificada pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) em "Como implementar a filosofia dos treinadores: investigação qualitativa". Esta formação teve como objetivo complementar e aprofundar os conhecimentos em áreas específicas para os treinadores de desporto, tornando-os profissionais diferenciados no mercado de trabalho.
A iniciativa, que decorreu durante o dia de hoje, gratuita, foi conduzida pelo formador Rui Resende, doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física. A formação decorreu na biblioteca da ESDL-IPVC e teve como objetivo desenvolver a filosofia de treinador bem como a sua operacionalização em termos efetivos, com os atletas em contexto de treino e competição, mas também introduzir a ferramenta NVivo como forma de organizar, armazenar e codificar os dados de investigação qualitativa.
O coordenador do mestrado, João Camões, explicou os fundamentos da formação, primeira sobre análise qualitativa, ministrada no âmbito do mestrado em Treino Desportivo. “Esta formação serve para complementar e aprofundar conhecimentos em áreas específicas para a formação de um treinador de desporto. São áreas que não estão inseridas nem na licenciatura, nem no mestrado, mas que são fundamentais na diferenciação dos futuros treinadores de desporto. É uma aposta na qual o IPVC se revê. Procuramos dar ferramentas adicionais aos nossos mestrandos, de forma a apresentarem uma formação diferenciadora no mercado de trabalho”, conclui.
João Camões recorda que o mestrado em Treino Desportivo vai para a oitava edição (2023/24) consecutiva, o que significa que esta formação “é sinónimo não só de procura e consequente qualidade formativa, mas também que há resposta do mercado na procura dos profissionais que saem do IPVC, em específico deste mestrado orientado para a formação de treinadores de desporto”.
A formação certificada aconteceu no IPVC-SPRINT, a mais recente Unidade Orgânica de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, criada no âmbito de uma parceira com o Hotel FeelViana e que atua em duas grandes dimensões: a do desempenho desportivo e a recreacional, que orienta o exercício para a saúde, o bem-estar e a fruição (desporto de natureza e ao ar livre). O objetivo final é aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias, de forma a criar hábitos saudáveis na população.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.