A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), promoveu uma formação certificada pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) em "Como implementar a filosofia dos treinadores: investigação qualitativa". Esta formação teve como objetivo complementar e aprofundar os conhecimentos em áreas específicas para os treinadores de desporto, tornando-os profissionais diferenciados no mercado de trabalho.
A iniciativa, que decorreu durante o dia de hoje, gratuita, foi conduzida pelo formador Rui Resende, doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física. A formação decorreu na biblioteca da ESDL-IPVC e teve como objetivo desenvolver a filosofia de treinador bem como a sua operacionalização em termos efetivos, com os atletas em contexto de treino e competição, mas também introduzir a ferramenta NVivo como forma de organizar, armazenar e codificar os dados de investigação qualitativa.
O coordenador do mestrado, João Camões, explicou os fundamentos da formação, primeira sobre análise qualitativa, ministrada no âmbito do mestrado em Treino Desportivo. “Esta formação serve para complementar e aprofundar conhecimentos em áreas específicas para a formação de um treinador de desporto. São áreas que não estão inseridas nem na licenciatura, nem no mestrado, mas que são fundamentais na diferenciação dos futuros treinadores de desporto. É uma aposta na qual o IPVC se revê. Procuramos dar ferramentas adicionais aos nossos mestrandos, de forma a apresentarem uma formação diferenciadora no mercado de trabalho”, conclui.
João Camões recorda que o mestrado em Treino Desportivo vai para a oitava edição (2023/24) consecutiva, o que significa que esta formação “é sinónimo não só de procura e consequente qualidade formativa, mas também que há resposta do mercado na procura dos profissionais que saem do IPVC, em específico deste mestrado orientado para a formação de treinadores de desporto”.
A formação certificada aconteceu no IPVC-SPRINT, a mais recente Unidade Orgânica de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, criada no âmbito de uma parceira com o Hotel FeelViana e que atua em duas grandes dimensões: a do desempenho desportivo e a recreacional, que orienta o exercício para a saúde, o bem-estar e a fruição (desporto de natureza e ao ar livre). O objetivo final é aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias, de forma a criar hábitos saudáveis na população.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.
O Olímpico Vianense tem razões para celebrar: o seu atleta, Ussumani Djumo, protagonizou um momento histórico para a Guiné-Bissau ao participar pela primeira vez na disciplina dos 110 metros barreiras nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, Japão.
Lucas Jacob, atleta do Darque Kayak Clube, já se encontra a caminho de Sydney, na Austrália, onde irá representar Portugal no Campeonato do Mundo de Slalom em Canoagem, que decorre entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro.