Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

23 Setembro, 2022 | 9:48
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Os utentes da AAPEL puderam ter a experiência de vindimar nos campos da ESA-IPVC, contando com a ajuda dos professores que lhes ensinaram a esta “arte” secular. “Foi uma experiência muito divertida e muito interessante”, considerou o diretor técnico da AAPEL, Nuno Sousa, revelando que “alguns dos utentes já tinham tido contacto com as vindimas e que para outros foi mesmo a primeira vez”.

O certo é que, com ou sem experiência, todos colocaram mãos à obra e se deixaram levar pelo entusiasmo de vindimar. Com rasgados sorrisos estampados no rosto, as vinhas da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo foram palco de uma experiência única e inclusiva que para o diretor da AAPEL “foi diferenciadora e inclusiva para as pessoas com deficiência, que  desta forma puderam sentir que também eles fazem parte da sociedade e que têm as mesmas oportunidades de experimentar o que de bom há na vida”.

Nuno Sousa, revelou que se tratou da primeira experiência da AAPEL a nas vindimas, mas que certamente não será a última.

Raúl Rodrigues, coordenador do curso de licenciatura em Agronomia do Politécnico de Viana do Castelo, considera importante a inclusão de todos neste género de atividades sublinhando que os utentes da AAPEL já tinham participado na desfolhada igualmente realizada pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo.

No final, Raúl Rodrigues não escondia a satisfação e acredita que “esta experiência fez a diferença em todos aqueles que estiveram aqui presentes e que vindimaram. Foi gratificante perceber que lutaram contra as suas próprias limitações e que as conseguiram superar. Todos nós aprendemos algo de novo hoje, nós e os utentes. E é isso que se pretende destas jornadas”.

Vindimas são palco de integração e acolhimento

As vindimas marcam anualmente o início das atividades da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. Esta tradição secular envolve alunos, professores e funcionários funcionando como a primeira atividade de acolhimento e integração na escola aos alunos que ingressam pela primeira vez na instituição e de convívio e reencontro para a restante comunidade académica.

Isabel Vallin, diretora da ESA-IPVC, sublinha a importância da atividade por ser “uma forma de acolhimento aos novos alunos, docentes e não docentes, dando-lhes uma oportunidade de conhecerem toda a comunidade escolar e possibilitar a visita a todos os espaços da instituição”. Esta tradição, sublinha a diretora da ESA-IPVC, funciona ainda como “uma aula prática sobre uma área com que irão trabalhar os novos alunos dos cursos de Agronomia, Gestão de Empresas Agrícolas e de Fruticultura, Viticultura e Enologia”.

Os estudantes internacionais que optaram efetuar mobilidade no Politécnico de Viana do Castelo, ao abrigo dos diversos projetos e acordo de cooperação, também já passaram pelas vindimas numa das muitas atividades de acolhimento e integração em vigo na instituição.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.