Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

23 Setembro, 2022 | 9:48
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Os utentes da AAPEL puderam ter a experiência de vindimar nos campos da ESA-IPVC, contando com a ajuda dos professores que lhes ensinaram a esta “arte” secular. “Foi uma experiência muito divertida e muito interessante”, considerou o diretor técnico da AAPEL, Nuno Sousa, revelando que “alguns dos utentes já tinham tido contacto com as vindimas e que para outros foi mesmo a primeira vez”.

O certo é que, com ou sem experiência, todos colocaram mãos à obra e se deixaram levar pelo entusiasmo de vindimar. Com rasgados sorrisos estampados no rosto, as vinhas da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo foram palco de uma experiência única e inclusiva que para o diretor da AAPEL “foi diferenciadora e inclusiva para as pessoas com deficiência, que  desta forma puderam sentir que também eles fazem parte da sociedade e que têm as mesmas oportunidades de experimentar o que de bom há na vida”.

Nuno Sousa, revelou que se tratou da primeira experiência da AAPEL a nas vindimas, mas que certamente não será a última.

Raúl Rodrigues, coordenador do curso de licenciatura em Agronomia do Politécnico de Viana do Castelo, considera importante a inclusão de todos neste género de atividades sublinhando que os utentes da AAPEL já tinham participado na desfolhada igualmente realizada pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo.

No final, Raúl Rodrigues não escondia a satisfação e acredita que “esta experiência fez a diferença em todos aqueles que estiveram aqui presentes e que vindimaram. Foi gratificante perceber que lutaram contra as suas próprias limitações e que as conseguiram superar. Todos nós aprendemos algo de novo hoje, nós e os utentes. E é isso que se pretende destas jornadas”.

Vindimas são palco de integração e acolhimento

As vindimas marcam anualmente o início das atividades da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. Esta tradição secular envolve alunos, professores e funcionários funcionando como a primeira atividade de acolhimento e integração na escola aos alunos que ingressam pela primeira vez na instituição e de convívio e reencontro para a restante comunidade académica.

Isabel Vallin, diretora da ESA-IPVC, sublinha a importância da atividade por ser “uma forma de acolhimento aos novos alunos, docentes e não docentes, dando-lhes uma oportunidade de conhecerem toda a comunidade escolar e possibilitar a visita a todos os espaços da instituição”. Esta tradição, sublinha a diretora da ESA-IPVC, funciona ainda como “uma aula prática sobre uma área com que irão trabalhar os novos alunos dos cursos de Agronomia, Gestão de Empresas Agrícolas e de Fruticultura, Viticultura e Enologia”.

Os estudantes internacionais que optaram efetuar mobilidade no Politécnico de Viana do Castelo, ao abrigo dos diversos projetos e acordo de cooperação, também já passaram pelas vindimas numa das muitas atividades de acolhimento e integração em vigo na instituição.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Futsal Feminino: Santa Luzia defronta hoje GD Árvore nos oitavos da Taça de Portugal

Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Música 7 Fevereiro, 2026

Rui Felgueiras eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo

Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta em inovação na ação social

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Rio Minho transborda e inunda algumas zonas em Monção

O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Jogo entre Voleibol Clube de Viana e o Marinhense cancelado devido aos estragos da depressão Kristin

O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez: Derrocada obriga ao corte de estrada em Cendufe

A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.

Internacional 7 Fevereiro, 2026

Europa manifesta solidariedade a Portugal após tempestades e inundações

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.