Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Os utentes da AAPEL puderam ter a experiência de vindimar nos campos da ESA-IPVC, contando com a ajuda dos professores que lhes ensinaram a esta “arte” secular. “Foi uma experiência muito divertida e muito interessante”, considerou o diretor técnico da AAPEL, Nuno Sousa, revelando que “alguns dos utentes já tinham tido contacto com as vindimas e que para outros foi mesmo a primeira vez”.
O certo é que, com ou sem experiência, todos colocaram mãos à obra e se deixaram levar pelo entusiasmo de vindimar. Com rasgados sorrisos estampados no rosto, as vinhas da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo foram palco de uma experiência única e inclusiva que para o diretor da AAPEL “foi diferenciadora e inclusiva para as pessoas com deficiência, que desta forma puderam sentir que também eles fazem parte da sociedade e que têm as mesmas oportunidades de experimentar o que de bom há na vida”.
Nuno Sousa, revelou que se tratou da primeira experiência da AAPEL a nas vindimas, mas que certamente não será a última.
Raúl Rodrigues, coordenador do curso de licenciatura em Agronomia do Politécnico de Viana do Castelo, considera importante a inclusão de todos neste género de atividades sublinhando que os utentes da AAPEL já tinham participado na desfolhada igualmente realizada pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo.
No final, Raúl Rodrigues não escondia a satisfação e acredita que “esta experiência fez a diferença em todos aqueles que estiveram aqui presentes e que vindimaram. Foi gratificante perceber que lutaram contra as suas próprias limitações e que as conseguiram superar. Todos nós aprendemos algo de novo hoje, nós e os utentes. E é isso que se pretende destas jornadas”.
Vindimas são palco de integração e acolhimento
As vindimas marcam anualmente o início das atividades da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. Esta tradição secular envolve alunos, professores e funcionários funcionando como a primeira atividade de acolhimento e integração na escola aos alunos que ingressam pela primeira vez na instituição e de convívio e reencontro para a restante comunidade académica.
Isabel Vallin, diretora da ESA-IPVC, sublinha a importância da atividade por ser “uma forma de acolhimento aos novos alunos, docentes e não docentes, dando-lhes uma oportunidade de conhecerem toda a comunidade escolar e possibilitar a visita a todos os espaços da instituição”. Esta tradição, sublinha a diretora da ESA-IPVC, funciona ainda como “uma aula prática sobre uma área com que irão trabalhar os novos alunos dos cursos de Agronomia, Gestão de Empresas Agrícolas e de Fruticultura, Viticultura e Enologia”.
Os estudantes internacionais que optaram efetuar mobilidade no Politécnico de Viana do Castelo, ao abrigo dos diversos projetos e acordo de cooperação, também já passaram pelas vindimas numa das muitas atividades de acolhimento e integração em vigo na instituição.
Viana do Castelo vai ser palco de um espetáculo único de K-Pop no próximo sábado, 11 de abril, no Centro Cultural Viana do Castelo, a partir das 15h00.
Estão oficialmente abertas as candidaturas para a escolha da Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026, a figura que irá representar a festa mais emblemática da cidade.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, no Pavilhão José Natário, a equipa do HC Cambra, em jogo referente à 17.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Viana do Castelo continua a celebrar o amor e a tradição cultural junto da comunidade migrante, promovendo uma das mais belas expressões do património local: o Lenço dos Namorados.
A transportadora rodoviária de longa distância FlixBus anunciou que disponibiliza 150 mil viagens a preços reduzidos, válidas entre 23 de fevereiro e 29 de março, numa iniciativa para apoiar a mobilidade e a recuperação das regiões afetadas pela depressão Kristin.
Monção prepara-se para receber este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a emblemática edição XLVII do Rali à Lampreia, um dos eventos de maior prestígio do calendário automóvel nacional. A prova, realizada na histórica Praça Deu-la-Deu, atrai milhares de visitantes de Portugal e Espanha, combinando adrenalina, tradição e gastronomia local.
Viana do Castelo será palco este sábado, dia 21 de fevereiro, de um duelo de elevada importância na Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em partida da 17.ª jornada da fase regular.