O Politécnico de Viana do Castelo destacou-se como a instituição com mais candidaturas no âmbito do FISATUR, um projeto europeu focado no turismo sustentável ligado à pesca e ao património marítimo da região atlântica.
Este projeto internacional conta com a participação de seis parceiros de três países: além do Politécnico de Viana do Castelo e da CIM do Alto Minho em Portugal, envolvem-se a FUNDAMAR e o ICSEM, em Espanha (Galiza), e o L’Institut Agro Rennes-Angers e a Technopole Quimper-Cornouaille, em França (Bretanha).
Apesar de ter uma menor extensão territorial, Portugal apresentou o maior número de projetos, refletindo a importância e a credibilidade do Politécnico de Viana do Castelo como coordenador nacional do FISATUR.
Após um período de candidaturas, foram selecionados nove dos 17 projetos nacionais apresentados, que serão dados a conhecer na sessão de lançamento, agendada para esta sexta-feira, 18 de outubro (9h30), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
Os projetos selecionados incluem:
Os projetos selecionados entrarão num programa de incubação com acompanhamento personalizado por parte de mentores experientes em matéria de planos de negócio e turismo, em particular associado à pesca e à valorização do património marítimo. Este programa, gratuito e com duração de sete meses, incluirá sessões em grupo e individuais, adaptadas às necessidades dos participantes.
As duas melhores ideias de cada país serão premiadas e terão a oportunidade de integrar a rota de navegação de um catamarã entre França e Portugal, facilitando intercâmbios B2B (Business to Business) com experiências na costa atlântica. Além disso, os projetos vencedores poderão usufruir de um prémio de três mil euros em serviços de apoio ou equipamentos, e participar num programa personalizado de mentorias.
O FISATUR é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.