O Politécnico de Viana do Castelo destacou-se como a instituição com mais candidaturas no âmbito do FISATUR, um projeto europeu focado no turismo sustentável ligado à pesca e ao património marítimo da região atlântica.
Este projeto internacional conta com a participação de seis parceiros de três países: além do Politécnico de Viana do Castelo e da CIM do Alto Minho em Portugal, envolvem-se a FUNDAMAR e o ICSEM, em Espanha (Galiza), e o L’Institut Agro Rennes-Angers e a Technopole Quimper-Cornouaille, em França (Bretanha).
Apesar de ter uma menor extensão territorial, Portugal apresentou o maior número de projetos, refletindo a importância e a credibilidade do Politécnico de Viana do Castelo como coordenador nacional do FISATUR.
Após um período de candidaturas, foram selecionados nove dos 17 projetos nacionais apresentados, que serão dados a conhecer na sessão de lançamento, agendada para esta sexta-feira, 18 de outubro (9h30), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
Os projetos selecionados incluem:
Os projetos selecionados entrarão num programa de incubação com acompanhamento personalizado por parte de mentores experientes em matéria de planos de negócio e turismo, em particular associado à pesca e à valorização do património marítimo. Este programa, gratuito e com duração de sete meses, incluirá sessões em grupo e individuais, adaptadas às necessidades dos participantes.
As duas melhores ideias de cada país serão premiadas e terão a oportunidade de integrar a rota de navegação de um catamarã entre França e Portugal, facilitando intercâmbios B2B (Business to Business) com experiências na costa atlântica. Além disso, os projetos vencedores poderão usufruir de um prémio de três mil euros em serviços de apoio ou equipamentos, e participar num programa personalizado de mentorias.
O FISATUR é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.