Perto de 80 profissionais das áreas da saúde e socorro participam num mega simulacro que terá lugar hoje, a partir das 18h00, na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, e contará com a participação de docentes, estudantes, Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e profissionais do INEM.
Mara Rocha, docente coordenadora do curso de mestrado, destaca a relevância desta formação, sublinhando que “a ocorrência de catástrofes, revestidas de grande imprevisibilidade, é cada vez mais uma realidade nos tempos que vivemos”.
O atendimento em situações de emergência e catástrofe requer competências altamente especializadas por parte dos enfermeiros, nomeadamente a capacidade de rápida tomada de decisão, liderança, coordenação e trabalho em equipa.
Os simulacros de emergência, reconhecidos pela literatura científica como metodologias de ensino eficazes na área da saúde, possibilitam a prática em contextos controlados e realistas, promovendo o desenvolvimento de capacidades técnicas e comportamentais dos participantes.
Com esta iniciativa, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso na formação de profissionais altamente capacitados para responder a desafios de grande complexidade, contribuindo para a segurança e bem-estar da sociedade.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.