À semelhança do que já vem acontecendo, o Politécnico de Viana do Castelo voltou a promover uma ação de team building. Tratou-se de uma iniciativa que juntou perto de uma centena de colaboradores da instituição, para um dia de convívio e partilha, com enfoque na saúde relacional, no bem-estar e no voluntariado ambiental.
A iniciativa aconteceu no âmbito do programa IPVConcilia, uma estratégia institucional que visa promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos colaboradores do Politécnico de Viana do Castelo.
Com o propósito de promover o espírito de equipa e um excelente ambiente laboral, o Politécnico de Viana do Castelo realizou, esta sexta-feira, a ação “Team Building IPVC: Saúde Relacional e Bem-Estar & Voluntariado Ambiental”. A iniciativa teve lugar em Ponte de Lima, na Escola Superior Agrária do IPVC, com a participação de quase uma centena de colaboradores do Politécnico.
Durante o dia, foram realizadas diversas atividades, com especial enfoque no contacto com a natureza, numa ação destinada a fortalecer os laços colaborativos e o sentimento de pertença entre os colaboradores. Esta iniciativa integra-se no âmbito do projeto IPVConcilia, uma estratégia institucional que visa promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos seus colaboradores.
O programa IPVConcilia é uma iniciativa pioneira do Politécnico de Viana do Castelo, que procura responder aos desafios contemporâneos de conciliação trabalho-vida. Este programa visa criar um ambiente de trabalho flexível e favorável, que permita aos colaboradores gerirem eficazmente as suas responsabilidades profissionais e pessoais.
“Tanto estas ações de team building, como o próprio programa, que é muito mais abrangente, têm propósitos muito concretos. Está provado que programas como as que estão incluídas no IPVConcilia favorecem a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento, contribuindo, também, para a sustentabilidade demográfica e das organizações”, defende o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.
Entre as diversas ações do programa IPVConcilia, destacam-se:
A ação de “Team Building IPVC: Saúde Relacional e Bem-Estar & Voluntariado Ambiental” teve um foco especial no voluntariado ambiental, uma vertente que o Politécnico de Viana do Castelo valoriza como parte da sua responsabilidade social.
O compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a saúde relacional, o bem-estar dos seus colaboradores e a sustentabilidade ambiental reflete-se em todas as suas iniciativas, evidenciando uma visão holística e integradora do desenvolvimento institucional.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.