À semelhança do que já vem acontecendo, o Politécnico de Viana do Castelo voltou a promover uma ação de team building. Tratou-se de uma iniciativa que juntou perto de uma centena de colaboradores da instituição, para um dia de convívio e partilha, com enfoque na saúde relacional, no bem-estar e no voluntariado ambiental.
A iniciativa aconteceu no âmbito do programa IPVConcilia, uma estratégia institucional que visa promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos colaboradores do Politécnico de Viana do Castelo.
Com o propósito de promover o espírito de equipa e um excelente ambiente laboral, o Politécnico de Viana do Castelo realizou, esta sexta-feira, a ação “Team Building IPVC: Saúde Relacional e Bem-Estar & Voluntariado Ambiental”. A iniciativa teve lugar em Ponte de Lima, na Escola Superior Agrária do IPVC, com a participação de quase uma centena de colaboradores do Politécnico.
Durante o dia, foram realizadas diversas atividades, com especial enfoque no contacto com a natureza, numa ação destinada a fortalecer os laços colaborativos e o sentimento de pertença entre os colaboradores. Esta iniciativa integra-se no âmbito do projeto IPVConcilia, uma estratégia institucional que visa promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos seus colaboradores.
O programa IPVConcilia é uma iniciativa pioneira do Politécnico de Viana do Castelo, que procura responder aos desafios contemporâneos de conciliação trabalho-vida. Este programa visa criar um ambiente de trabalho flexível e favorável, que permita aos colaboradores gerirem eficazmente as suas responsabilidades profissionais e pessoais.
“Tanto estas ações de team building, como o próprio programa, que é muito mais abrangente, têm propósitos muito concretos. Está provado que programas como as que estão incluídas no IPVConcilia favorecem a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento, contribuindo, também, para a sustentabilidade demográfica e das organizações”, defende o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.
Entre as diversas ações do programa IPVConcilia, destacam-se:
A ação de “Team Building IPVC: Saúde Relacional e Bem-Estar & Voluntariado Ambiental” teve um foco especial no voluntariado ambiental, uma vertente que o Politécnico de Viana do Castelo valoriza como parte da sua responsabilidade social.
O compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a saúde relacional, o bem-estar dos seus colaboradores e a sustentabilidade ambiental reflete-se em todas as suas iniciativas, evidenciando uma visão holística e integradora do desenvolvimento institucional.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.