À semelhança do que acontece desde 1999, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promove o seu Concurso Gastronómico, desta vez, a 17 de julho. As inscrições estão já a decorrer. A iniciativa tem o objetivo de promover os produtos da região.
“Carne Biológica de Raça Minhota”. Será este o ingrediente principal do 26.º Concurso Gastronómico, a decorrer no Mosteiro de Refoios do Lima, em Ponte de Lima, já no próximo dia 17. A iniciativa é promovida pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC).
Conhecida por “Minhota ou Galega”, a Raça Minhota assumiu o seu nome em 2002, devido ao esforço feito por produtores e diversas entidades para a preservação desta espécie de bovinos, oriunda da região do Minho e da Galiza. É a única raça portuguesa com tripla aptidão: carne, leite e trabalho e será tema para o concurso que tem marcado a agenda da região.
A iniciativa conta com apoio da Naturalminho, a primeira marca de Carne de Bovino Biológica do Minho, pertencente à empresa limiana Trifolium Campus. Atualmente, é “o maior criador” de raça Minhota em linha pura, com um efetivo de 100 vacas reprodutoras em 75 hectares de pastagens.
“O desenvolvimento e o crescimento da Naturalminho fundamentam-se numa relação de cooperação, estimulando sinergias entre empresas e instituições locais, nomeadamente com a CARSIVA, parceiro com importante know-how na indústria e comercialização de carne de Bovino, e a ESA-IPVC, com a realização de trabalhos de investigação e divulgação científica.”
Com o propósito de valorizar e promover os produtos da região, o Concurso Gastronómico da ESA-IPVC promete levar à degustação dos jurados alguns petiscos confecionados com a Carne de Bovino Biológico.
O 26.º Concurso Gastronómico terá início às 20h e, a par da competição, contará com momentos de convívio.
Inscrições e mais informações em ofelia@esa.ipvc.pt (para concorrentes) ou conc.gastronomico@esa.ipvc.pt (para o jantar).
Ao longo dos anos, o Concurso Gastronómico da ESA-IPVC já promoveu o coelho (1996), o cabrito (1997), o porco (1998), a vitela barrosã (1999), o frango de campo (2000), os produtos vegetais (2001), o vinho na gastronomia (2002), o anho de Entre Douro e Minho (2003), a vitela minhota (2004), o fumeiro de Melgaço (2005), a carne de pato e kiwi (2006), a agricultura biológica (2007), a carne de Cachena (2008), as raças autóctones de galinhas (2009), os cogumelos (2010), o cabrito em modo de produção biológico (2012), o leitão de raça Bísara (2013), o coelho no mosteiro (2014), a truta no mosteiro (2015), o porco Bísaro (2016), a sardinha (2017), o leite e produtos lácteos (2018), o Galo de Barcelos (2019), o ovo (2022) e a carne aberdeen-angus (2023).

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.