O Politécnico de Viana do Castelo promove, de 4 a 22 de julho, a primeira edição das Jornadas de Inovação Pedagógica e Curricular. A iniciativa, que vai passar por todas as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, surge no âmbito da implementação do novo Modelo Pedagógico do IPVC, que está a ser implementado desde novembro do ano passado.
Estas jornadas, da responsabilidade das direções, dos conselhos-pedagógicos e dos conselhos técnico-científicos de cada uma das Escolas Superiores do IPVC, têm como objetivo colocar em evidência o trabalho que está já a ser feito no âmbito do novo Modelo Pedagógico da instituição.
A pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira, afirma que é fundamental que as Escolas “usem estas jornadas como um momento de reflexão sobre as transformações e as reestruturações que estão a ser feitas nos cursos do IPVC. Algumas dessas transformações já foram submetidas a avaliação da A3ES – Agência De Avaliação e Acreditação Do Ensino Superior e espera-se que entrem em funcionamento em breve”. Por outro lado, as jornadas assumem-se também como uma oportunidade e um momento de planeamento para as alterações que irão ser apresentadas nos restantes cursos.
Ao mesmo tempo, a iniciativa conta com formação, que vai possibilitar uma maior capacitação para aqueles que são “os desafios do processo de ensino-aprendizagem”, acrescenta Ana Teresa Oliveira.
O novo Modelo Pedagógico do Politécnico de Viana do Castelo assenta em seis pilares fundamentais: Flexibilidade Curricular; Pedagogias Ativas; Imersão em Contextos de Trabalho; Ensino à Distância e Híbrido; Experiências de Internacionalização e Competências Transversais. Mais detalhes sobre o novo Modelo Pedagógico do IPVC poderão ser encontrados AQUI.
Link de inscrição para a participação nas Jornadas.
Programa:
Escola Superior de Saúde – 4 julho
Escola Superior Agrária – 5 julho
Escola Superior Tecnologia e Gestão – 11 julho
Escola Superior de Educação / Escola Superior de Desporto e Lazer – 22 julho
Escola Superior de Ciências Empresariais – 22 julho
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.