O Politécnico de Viana do Castelo promove, de 4 a 22 de julho, a primeira edição das Jornadas de Inovação Pedagógica e Curricular. A iniciativa, que vai passar por todas as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, surge no âmbito da implementação do novo Modelo Pedagógico do IPVC, que está a ser implementado desde novembro do ano passado.
Estas jornadas, da responsabilidade das direções, dos conselhos-pedagógicos e dos conselhos técnico-científicos de cada uma das Escolas Superiores do IPVC, têm como objetivo colocar em evidência o trabalho que está já a ser feito no âmbito do novo Modelo Pedagógico da instituição.
A pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira, afirma que é fundamental que as Escolas “usem estas jornadas como um momento de reflexão sobre as transformações e as reestruturações que estão a ser feitas nos cursos do IPVC. Algumas dessas transformações já foram submetidas a avaliação da A3ES – Agência De Avaliação e Acreditação Do Ensino Superior e espera-se que entrem em funcionamento em breve”. Por outro lado, as jornadas assumem-se também como uma oportunidade e um momento de planeamento para as alterações que irão ser apresentadas nos restantes cursos.
Ao mesmo tempo, a iniciativa conta com formação, que vai possibilitar uma maior capacitação para aqueles que são “os desafios do processo de ensino-aprendizagem”, acrescenta Ana Teresa Oliveira.
O novo Modelo Pedagógico do Politécnico de Viana do Castelo assenta em seis pilares fundamentais: Flexibilidade Curricular; Pedagogias Ativas; Imersão em Contextos de Trabalho; Ensino à Distância e Híbrido; Experiências de Internacionalização e Competências Transversais. Mais detalhes sobre o novo Modelo Pedagógico do IPVC poderão ser encontrados AQUI.
Link de inscrição para a participação nas Jornadas.
Programa:
Escola Superior de Saúde – 4 julho
Escola Superior Agrária – 5 julho
Escola Superior Tecnologia e Gestão – 11 julho
Escola Superior de Educação / Escola Superior de Desporto e Lazer – 22 julho
Escola Superior de Ciências Empresariais – 22 julho
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.