O Politécnico de Viana do Castelo promove, de 4 a 22 de julho, a primeira edição das Jornadas de Inovação Pedagógica e Curricular. A iniciativa, que vai passar por todas as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, surge no âmbito da implementação do novo Modelo Pedagógico do IPVC, que está a ser implementado desde novembro do ano passado.
Estas jornadas, da responsabilidade das direções, dos conselhos-pedagógicos e dos conselhos técnico-científicos de cada uma das Escolas Superiores do IPVC, têm como objetivo colocar em evidência o trabalho que está já a ser feito no âmbito do novo Modelo Pedagógico da instituição.
A pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira, afirma que é fundamental que as Escolas “usem estas jornadas como um momento de reflexão sobre as transformações e as reestruturações que estão a ser feitas nos cursos do IPVC. Algumas dessas transformações já foram submetidas a avaliação da A3ES – Agência De Avaliação e Acreditação Do Ensino Superior e espera-se que entrem em funcionamento em breve”. Por outro lado, as jornadas assumem-se também como uma oportunidade e um momento de planeamento para as alterações que irão ser apresentadas nos restantes cursos.
Ao mesmo tempo, a iniciativa conta com formação, que vai possibilitar uma maior capacitação para aqueles que são “os desafios do processo de ensino-aprendizagem”, acrescenta Ana Teresa Oliveira.
O novo Modelo Pedagógico do Politécnico de Viana do Castelo assenta em seis pilares fundamentais: Flexibilidade Curricular; Pedagogias Ativas; Imersão em Contextos de Trabalho; Ensino à Distância e Híbrido; Experiências de Internacionalização e Competências Transversais. Mais detalhes sobre o novo Modelo Pedagógico do IPVC poderão ser encontrados AQUI.
Link de inscrição para a participação nas Jornadas.
Programa:
Escola Superior de Saúde – 4 julho
Escola Superior Agrária – 5 julho
Escola Superior Tecnologia e Gestão – 11 julho
Escola Superior de Educação / Escola Superior de Desporto e Lazer – 22 julho
Escola Superior de Ciências Empresariais – 22 julho
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.