O Politécnico de Viana do Castelo promove, de 4 a 22 de julho, a primeira edição das Jornadas de Inovação Pedagógica e Curricular. A iniciativa, que vai passar por todas as seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, surge no âmbito da implementação do novo Modelo Pedagógico do IPVC, que está a ser implementado desde novembro do ano passado.
Estas jornadas, da responsabilidade das direções, dos conselhos-pedagógicos e dos conselhos técnico-científicos de cada uma das Escolas Superiores do IPVC, têm como objetivo colocar em evidência o trabalho que está já a ser feito no âmbito do novo Modelo Pedagógico da instituição.
A pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira, afirma que é fundamental que as Escolas “usem estas jornadas como um momento de reflexão sobre as transformações e as reestruturações que estão a ser feitas nos cursos do IPVC. Algumas dessas transformações já foram submetidas a avaliação da A3ES – Agência De Avaliação e Acreditação Do Ensino Superior e espera-se que entrem em funcionamento em breve”. Por outro lado, as jornadas assumem-se também como uma oportunidade e um momento de planeamento para as alterações que irão ser apresentadas nos restantes cursos.
Ao mesmo tempo, a iniciativa conta com formação, que vai possibilitar uma maior capacitação para aqueles que são “os desafios do processo de ensino-aprendizagem”, acrescenta Ana Teresa Oliveira.
O novo Modelo Pedagógico do Politécnico de Viana do Castelo assenta em seis pilares fundamentais: Flexibilidade Curricular; Pedagogias Ativas; Imersão em Contextos de Trabalho; Ensino à Distância e Híbrido; Experiências de Internacionalização e Competências Transversais. Mais detalhes sobre o novo Modelo Pedagógico do IPVC poderão ser encontrados AQUI.
Link de inscrição para a participação nas Jornadas.
Programa:
Escola Superior de Saúde – 4 julho
Escola Superior Agrária – 5 julho
Escola Superior Tecnologia e Gestão – 11 julho
Escola Superior de Educação / Escola Superior de Desporto e Lazer – 22 julho
Escola Superior de Ciências Empresariais – 22 julho
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.