O ensino profissional como alternativa de sucesso, a ligação entre gerações para combater o isolamento social e a valorização do setor vitivinícola foram os temas dos três projetos vencedores do Final Event do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica.
A iniciativa, realizada na quarta-feira, reuniu estudantes e docentes na apresentação de soluções inovadoras no âmbito da inovação pedagógica e na implementação de metodologias inovadoras no ensino.
“Ensino profissional, um caminho prá vida… um caminho alternativo!”, “Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social” e “Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola”. São estes os três projetos vencedores do Final Event, que decorreu esta quarta-feira, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, um programa que visa a implementação de metodologias inovadoras no ensino, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências fundamentais para o mundo do trabalho.
“Ensino profissional, um caminho prá vida… um caminho alternativo!” foi o primeiro que mais se destacou no evento que juntou diversos estudantes que desmistificaram o conceito de ensino profissional, destacando a importância do ensino profissional como uma via de sucesso e valorização pessoal e profissional.
O segundo lugar foi atribuído à equipa “Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social”, que apresentou soluções inovadoras para aproximar diferentes gerações e reduzir o isolamento social na comunidade.
Por fim, o pódio ficou completo com o projeto “Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola”, um projeto focado na valorização da tradição vitivinícola local e no seu potencial de inovação.
O PIP – Projeto de Inovação Pedagógica destina-se a apoiar os professores no desenvolvimento de novos formatos e metodologias de ensino inovadores, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências em unidades curriculares, que desempenham papéis cada vez mais importantes no mundo do trabalho, como por exemplo, o trabalho colaborativo baseado em projetos e as tecnologias digitais.
A par do Politécnico de Viana do Castelo, o PIP é desenvolvido em parceria com o Politécnico de Bragança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR-BAITS-IPVC.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.