O ensino profissional como alternativa de sucesso, a ligação entre gerações para combater o isolamento social e a valorização do setor vitivinícola foram os temas dos três projetos vencedores do Final Event do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica.
A iniciativa, realizada na quarta-feira, reuniu estudantes e docentes na apresentação de soluções inovadoras no âmbito da inovação pedagógica e na implementação de metodologias inovadoras no ensino.
“Ensino profissional, um caminho prá vida… um caminho alternativo!”, “Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social” e “Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola”. São estes os três projetos vencedores do Final Event, que decorreu esta quarta-feira, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, um programa que visa a implementação de metodologias inovadoras no ensino, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências fundamentais para o mundo do trabalho.
“Ensino profissional, um caminho prá vida… um caminho alternativo!” foi o primeiro que mais se destacou no evento que juntou diversos estudantes que desmistificaram o conceito de ensino profissional, destacando a importância do ensino profissional como uma via de sucesso e valorização pessoal e profissional.
O segundo lugar foi atribuído à equipa “Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social”, que apresentou soluções inovadoras para aproximar diferentes gerações e reduzir o isolamento social na comunidade.
Por fim, o pódio ficou completo com o projeto “Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola”, um projeto focado na valorização da tradição vitivinícola local e no seu potencial de inovação.
O PIP – Projeto de Inovação Pedagógica destina-se a apoiar os professores no desenvolvimento de novos formatos e metodologias de ensino inovadores, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências em unidades curriculares, que desempenham papéis cada vez mais importantes no mundo do trabalho, como por exemplo, o trabalho colaborativo baseado em projetos e as tecnologias digitais.
A par do Politécnico de Viana do Castelo, o PIP é desenvolvido em parceria com o Politécnico de Bragança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR-BAITS-IPVC.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.