O ensino profissional como alternativa de sucesso, a ligação entre gerações para combater o isolamento social e a valorização do setor vitivinícola foram os temas dos três projetos vencedores do Final Event do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica.
A iniciativa, realizada na quarta-feira, reuniu estudantes e docentes na apresentação de soluções inovadoras no âmbito da inovação pedagógica e na implementação de metodologias inovadoras no ensino.
“Ensino profissional, um caminho prá vida… um caminho alternativo!”, “Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social” e “Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola”. São estes os três projetos vencedores do Final Event, que decorreu esta quarta-feira, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, um programa que visa a implementação de metodologias inovadoras no ensino, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências fundamentais para o mundo do trabalho.
“Ensino profissional, um caminho prá vida… um caminho alternativo!” foi o primeiro que mais se destacou no evento que juntou diversos estudantes que desmistificaram o conceito de ensino profissional, destacando a importância do ensino profissional como uma via de sucesso e valorização pessoal e profissional.
O segundo lugar foi atribuído à equipa “Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social”, que apresentou soluções inovadoras para aproximar diferentes gerações e reduzir o isolamento social na comunidade.
Por fim, o pódio ficou completo com o projeto “Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola”, um projeto focado na valorização da tradição vitivinícola local e no seu potencial de inovação.
O PIP – Projeto de Inovação Pedagógica destina-se a apoiar os professores no desenvolvimento de novos formatos e metodologias de ensino inovadores, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências em unidades curriculares, que desempenham papéis cada vez mais importantes no mundo do trabalho, como por exemplo, o trabalho colaborativo baseado em projetos e as tecnologias digitais.
A par do Politécnico de Viana do Castelo, o PIP é desenvolvido em parceria com o Politécnico de Bragança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR-BAITS-IPVC.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.