O ensino profissional como alternativa de sucesso, a ligação entre gerações para combater o isolamento social e a valorização do setor vitivinícola foram os temas dos três projetos vencedores do Final Event do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica.
A iniciativa, realizada na quarta-feira, reuniu estudantes e docentes na apresentação de soluções inovadoras no âmbito da inovação pedagógica e na implementação de metodologias inovadoras no ensino.
“Ensino profissional, um caminho prá vida… um caminho alternativo!”, “Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social” e “Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola”. São estes os três projetos vencedores do Final Event, que decorreu esta quarta-feira, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, um programa que visa a implementação de metodologias inovadoras no ensino, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências fundamentais para o mundo do trabalho.
“Ensino profissional, um caminho prá vida… um caminho alternativo!” foi o primeiro que mais se destacou no evento que juntou diversos estudantes que desmistificaram o conceito de ensino profissional, destacando a importância do ensino profissional como uma via de sucesso e valorização pessoal e profissional.
O segundo lugar foi atribuído à equipa “Paredes de Coura: Conectando gerações, combatendo o isolamento social”, que apresentou soluções inovadoras para aproximar diferentes gerações e reduzir o isolamento social na comunidade.
Por fim, o pódio ficou completo com o projeto “Paredes de Coura Novo Terroir Vitícola”, um projeto focado na valorização da tradição vitivinícola local e no seu potencial de inovação.
O PIP – Projeto de Inovação Pedagógica destina-se a apoiar os professores no desenvolvimento de novos formatos e metodologias de ensino inovadores, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências em unidades curriculares, que desempenham papéis cada vez mais importantes no mundo do trabalho, como por exemplo, o trabalho colaborativo baseado em projetos e as tecnologias digitais.
A par do Politécnico de Viana do Castelo, o PIP é desenvolvido em parceria com o Politécnico de Bragança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR-BAITS-IPVC.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.