O Politécnico de Viana do Castelo pode passar a oferecer doutoramentos na área do Design, consolidando a sua posição como referência na educação superior e na investigação. Esta conquista surge com a possível transformação do polo IPVC do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design em Unidade de Gestão.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) dá um passo significativo no seu percurso académico ao passar a poder outorgar doutoramentos na área do Design.
Esta conquista, que surgirá após a transformação do polo do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design numa Unidade de Gestão, abrirá novas portas para a formação avançada e a investigação científica na área.
Com a possibilidade de atribuição de doutoramentos nesta área de formação, o Politécnico de Viana do Castelo reitera ainda mais o seu compromisso com a inovação educacional, consolidando o seu papel de destaque na formação de profissionais altamente qualificados.
O doutoramento em Design surge como um reforço natural para a instituição, que já conta com uma sólida oferta de cursos, como as licenciaturas em Design de Ambientes e Design do Produto, o mestrado em Design Integrado e o curso de pós-graduação em Design de Interiores. Estas áreas têm vindo a ser desenvolvidas em estreita colaboração com o CIAUD, um centro de excelência com o qual o IPVC colabora já há vários anos.
O Pró-presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia do IPVC, Luís Paulo Rodrigues sublinha que “a possibilidade de atribuição de doutoramento na área do Design marca uma nova fase na oferta académica da instituição, consolidando a sua posição como um polo de excelência na educação superior e na investigação aplicada.”
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.