O Politécnico de Viana do Castelo pode passar a oferecer doutoramentos na área do Design, consolidando a sua posição como referência na educação superior e na investigação. Esta conquista surge com a possível transformação do polo IPVC do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design em Unidade de Gestão.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) dá um passo significativo no seu percurso académico ao passar a poder outorgar doutoramentos na área do Design.
Esta conquista, que surgirá após a transformação do polo do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design numa Unidade de Gestão, abrirá novas portas para a formação avançada e a investigação científica na área.
Com a possibilidade de atribuição de doutoramentos nesta área de formação, o Politécnico de Viana do Castelo reitera ainda mais o seu compromisso com a inovação educacional, consolidando o seu papel de destaque na formação de profissionais altamente qualificados.
O doutoramento em Design surge como um reforço natural para a instituição, que já conta com uma sólida oferta de cursos, como as licenciaturas em Design de Ambientes e Design do Produto, o mestrado em Design Integrado e o curso de pós-graduação em Design de Interiores. Estas áreas têm vindo a ser desenvolvidas em estreita colaboração com o CIAUD, um centro de excelência com o qual o IPVC colabora já há vários anos.
O Pró-presidente para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia do IPVC, Luís Paulo Rodrigues sublinha que “a possibilidade de atribuição de doutoramento na área do Design marca uma nova fase na oferta académica da instituição, consolidando a sua posição como um polo de excelência na educação superior e na investigação aplicada.”
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.