Logo
Desporto

Politécnico de Viana do Castelo passou testemunho para Universidade de Aveiro

3 Maio, 2023 | 12:51
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, organizadas pela FADU - Federação Académica do Desporto Universitários e o IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o apoio do Município, juntaram cerca de 1.500 participantes, divididos por 70 equipas e quase 140 jogos em Viana do Castelo. O Presidente do IPVC, passou testemunho, numa cerimónia simbólica, para a UA - Universidade de Aveiro, que passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.

Após 12 intensos dias de jogos, sorrisos, vitórias e aprendizagens, numa iniciativa que mobilizou, dezenas de voluntários e transformou a cidade de Viana do Castelo na capital do desporto universitário, a cerimónia simbólica de passagem de testemunho entre o entre o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, decorreu no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

A passagem de testemunho, aconteceu no intervalo da final de basquetebol feminino, onde o reitor da UA recebeu a bandeira da FADU das mãos do presidente da mesma, Ricardo Nora. Assim a Universidade de Aveiro passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.

Carlos Rodrigues desejou os maiores sucessos à futura organização do evento, reiterando a importância da prática desportiva como “promotora” de saúde física e mental, mas também de competências sociais e de cidadania. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo destacou, ainda, o trabalho que o IPVC tem feito para promover o desporto entre os estudantes e o envolvimento de várias instituições locais na organização deste evento, como o Município de Viana do Castelo, para que tudo corresse da melhor forma.

“A academia esteve mobilizada e a região também na organização deste evento. Estou certo de que foram umas grandes fases finais em Viana do Castelo. O Politécnico tem vindo a fazer um esforço para mobilizar os estudantes para a prática desportiva e penso que esta prova ajudou nesta tarefa” conclui.

Da Capital Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo, sucede, a Capital Portuguesa da Cultura 2024, Aveiro.

Terminada a competição em Viana do Castelo, destacam-se também os novos campeões nacionais de desporto universitário.

Associação Académica da Universidade do Minho: andebol feminino e masculino, basquetebol masculino; futsal masculino e voleibol feminino;

Associação Académica da Universidade de Aveiro: basquetebol feminino;

Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto: futebol masculino;

Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico: futsal feminino;

Universidade Nova de Lisboa: voleibol masculino.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.