Logo
Desporto

Politécnico de Viana do Castelo passou testemunho para Universidade de Aveiro

3 Maio, 2023 | 12:51
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, organizadas pela FADU - Federação Académica do Desporto Universitários e o IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o apoio do Município, juntaram cerca de 1.500 participantes, divididos por 70 equipas e quase 140 jogos em Viana do Castelo. O Presidente do IPVC, passou testemunho, numa cerimónia simbólica, para a UA - Universidade de Aveiro, que passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.

Após 12 intensos dias de jogos, sorrisos, vitórias e aprendizagens, numa iniciativa que mobilizou, dezenas de voluntários e transformou a cidade de Viana do Castelo na capital do desporto universitário, a cerimónia simbólica de passagem de testemunho entre o entre o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, decorreu no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

A passagem de testemunho, aconteceu no intervalo da final de basquetebol feminino, onde o reitor da UA recebeu a bandeira da FADU das mãos do presidente da mesma, Ricardo Nora. Assim a Universidade de Aveiro passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.

Carlos Rodrigues desejou os maiores sucessos à futura organização do evento, reiterando a importância da prática desportiva como “promotora” de saúde física e mental, mas também de competências sociais e de cidadania. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo destacou, ainda, o trabalho que o IPVC tem feito para promover o desporto entre os estudantes e o envolvimento de várias instituições locais na organização deste evento, como o Município de Viana do Castelo, para que tudo corresse da melhor forma.

“A academia esteve mobilizada e a região também na organização deste evento. Estou certo de que foram umas grandes fases finais em Viana do Castelo. O Politécnico tem vindo a fazer um esforço para mobilizar os estudantes para a prática desportiva e penso que esta prova ajudou nesta tarefa” conclui.

Da Capital Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo, sucede, a Capital Portuguesa da Cultura 2024, Aveiro.

Terminada a competição em Viana do Castelo, destacam-se também os novos campeões nacionais de desporto universitário.

Associação Académica da Universidade do Minho: andebol feminino e masculino, basquetebol masculino; futsal masculino e voleibol feminino;

Associação Académica da Universidade de Aveiro: basquetebol feminino;

Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto: futebol masculino;

Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico: futsal feminino;

Universidade Nova de Lisboa: voleibol masculino.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.