As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, organizadas pela FADU - Federação Académica do Desporto Universitários e o IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o apoio do Município, juntaram cerca de 1.500 participantes, divididos por 70 equipas e quase 140 jogos em Viana do Castelo. O Presidente do IPVC, passou testemunho, numa cerimónia simbólica, para a UA - Universidade de Aveiro, que passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.
Após 12 intensos dias de jogos, sorrisos, vitórias e aprendizagens, numa iniciativa que mobilizou, dezenas de voluntários e transformou a cidade de Viana do Castelo na capital do desporto universitário, a cerimónia simbólica de passagem de testemunho entre o entre o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, decorreu no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
A passagem de testemunho, aconteceu no intervalo da final de basquetebol feminino, onde o reitor da UA recebeu a bandeira da FADU das mãos do presidente da mesma, Ricardo Nora. Assim a Universidade de Aveiro passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.
Carlos Rodrigues desejou os maiores sucessos à futura organização do evento, reiterando a importância da prática desportiva como “promotora” de saúde física e mental, mas também de competências sociais e de cidadania. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo destacou, ainda, o trabalho que o IPVC tem feito para promover o desporto entre os estudantes e o envolvimento de várias instituições locais na organização deste evento, como o Município de Viana do Castelo, para que tudo corresse da melhor forma.
“A academia esteve mobilizada e a região também na organização deste evento. Estou certo de que foram umas grandes fases finais em Viana do Castelo. O Politécnico tem vindo a fazer um esforço para mobilizar os estudantes para a prática desportiva e penso que esta prova ajudou nesta tarefa” conclui.
Da Capital Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo, sucede, a Capital Portuguesa da Cultura 2024, Aveiro.
Terminada a competição em Viana do Castelo, destacam-se também os novos campeões nacionais de desporto universitário.
Associação Académica da Universidade do Minho: andebol feminino e masculino, basquetebol masculino; futsal masculino e voleibol feminino;
Associação Académica da Universidade de Aveiro: basquetebol feminino;
Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto: futebol masculino;
Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico: futsal feminino;
Universidade Nova de Lisboa: voleibol masculino.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.