As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, organizadas pela FADU - Federação Académica do Desporto Universitários e o IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o apoio do Município, juntaram cerca de 1.500 participantes, divididos por 70 equipas e quase 140 jogos em Viana do Castelo. O Presidente do IPVC, passou testemunho, numa cerimónia simbólica, para a UA - Universidade de Aveiro, que passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.
Após 12 intensos dias de jogos, sorrisos, vitórias e aprendizagens, numa iniciativa que mobilizou, dezenas de voluntários e transformou a cidade de Viana do Castelo na capital do desporto universitário, a cerimónia simbólica de passagem de testemunho entre o entre o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, decorreu no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
A passagem de testemunho, aconteceu no intervalo da final de basquetebol feminino, onde o reitor da UA recebeu a bandeira da FADU das mãos do presidente da mesma, Ricardo Nora. Assim a Universidade de Aveiro passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.
Carlos Rodrigues desejou os maiores sucessos à futura organização do evento, reiterando a importância da prática desportiva como “promotora” de saúde física e mental, mas também de competências sociais e de cidadania. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo destacou, ainda, o trabalho que o IPVC tem feito para promover o desporto entre os estudantes e o envolvimento de várias instituições locais na organização deste evento, como o Município de Viana do Castelo, para que tudo corresse da melhor forma.
“A academia esteve mobilizada e a região também na organização deste evento. Estou certo de que foram umas grandes fases finais em Viana do Castelo. O Politécnico tem vindo a fazer um esforço para mobilizar os estudantes para a prática desportiva e penso que esta prova ajudou nesta tarefa” conclui.
Da Capital Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo, sucede, a Capital Portuguesa da Cultura 2024, Aveiro.
Terminada a competição em Viana do Castelo, destacam-se também os novos campeões nacionais de desporto universitário.
Associação Académica da Universidade do Minho: andebol feminino e masculino, basquetebol masculino; futsal masculino e voleibol feminino;
Associação Académica da Universidade de Aveiro: basquetebol feminino;
Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto: futebol masculino;
Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico: futsal feminino;
Universidade Nova de Lisboa: voleibol masculino.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.