As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, organizadas pela FADU - Federação Académica do Desporto Universitários e o IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o apoio do Município, juntaram cerca de 1.500 participantes, divididos por 70 equipas e quase 140 jogos em Viana do Castelo. O Presidente do IPVC, passou testemunho, numa cerimónia simbólica, para a UA - Universidade de Aveiro, que passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.
Após 12 intensos dias de jogos, sorrisos, vitórias e aprendizagens, numa iniciativa que mobilizou, dezenas de voluntários e transformou a cidade de Viana do Castelo na capital do desporto universitário, a cerimónia simbólica de passagem de testemunho entre o entre o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, decorreu no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
A passagem de testemunho, aconteceu no intervalo da final de basquetebol feminino, onde o reitor da UA recebeu a bandeira da FADU das mãos do presidente da mesma, Ricardo Nora. Assim a Universidade de Aveiro passa a ser a entidade organizadora do evento em 2024.
Carlos Rodrigues desejou os maiores sucessos à futura organização do evento, reiterando a importância da prática desportiva como “promotora” de saúde física e mental, mas também de competências sociais e de cidadania. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo destacou, ainda, o trabalho que o IPVC tem feito para promover o desporto entre os estudantes e o envolvimento de várias instituições locais na organização deste evento, como o Município de Viana do Castelo, para que tudo corresse da melhor forma.
“A academia esteve mobilizada e a região também na organização deste evento. Estou certo de que foram umas grandes fases finais em Viana do Castelo. O Politécnico tem vindo a fazer um esforço para mobilizar os estudantes para a prática desportiva e penso que esta prova ajudou nesta tarefa” conclui.
Da Capital Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo, sucede, a Capital Portuguesa da Cultura 2024, Aveiro.
Terminada a competição em Viana do Castelo, destacam-se também os novos campeões nacionais de desporto universitário.
Associação Académica da Universidade do Minho: andebol feminino e masculino, basquetebol masculino; futsal masculino e voleibol feminino;
Associação Académica da Universidade de Aveiro: basquetebol feminino;
Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto: futebol masculino;
Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico: futsal feminino;
Universidade Nova de Lisboa: voleibol masculino.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.