Logo
Internacional

Politécnico de Viana do Castelo participa no kick-off da Universidade Europeia

14 Janeiro, 2025 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Uma comitiva do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está de viagem à Alemanha, para participar no lançamento oficial da SUNRISE, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade.

O kick-off oficial do projeto, que conta com um financiamento de 14,5 milhões de euros, acontece esta terça-feira na Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, reunindo representantes das nove instituições parceiras.

É dado oficialmente início à SUNRISE, uma rede estratégica transnacional, composta por instituições de ensino superior europeias focadas na inovação regional e na evolução sustentável. O kick-off acontece esta terça-feira, na Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, a universidade coordenadora do consórcio criado no âmbito das Universidades Europeias, e marca o arranque de um projeto inovador, que envolve nove instituições de ensino superior de oito países europeus, com o objetivo de promover a inovação e a sustentabilidade nas diversas regiões da Europa.

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é um dos membros da SUNRISE e está a ser representado neste encontro na Alemanha por uma comitiva composta por uma dezena de elementos, incluindo a vice-presidente do IPVC para a Cooperação Internacional, Ana Paula Vale, docentes, não docentes e investigadores, com o propósito de definir os próximos passos do consórcio.

No kick-off estarão representantes das nove instituições parceiras, num encontro que irá incidir sobre as áreas da educação, investigação e cooperação regional, fundamentais para o sucesso da aliança.

Este encontro na Alemanha surge na sequência de dezenas de reuniões preparatórias, fundamentais para a definição da estratégia a seguir, mas também das prioridades e das práticas a implementar.

A SUNRISE foi aprovada na totalidade e constituída no verão passado, no âmbito do programa Universidades Europeias da Comissão Europeia, tendo recebido um financiamento de quase 14,5 milhões de euros, a ser investido ao longo de quatro anos.

O consórcio integra universidades de menor dimensão, localizadas em áreas regionais (não metropolitanas) da Europa, incluindo o Politécnico de Viana do Castelo, e visa promover programas de graduação conjuntos, mobilidade académica, transferência de tecnologia e conhecimento, e o desenvolvimento de investigação aplicada.

Durante a cerimónia, será dada especial atenção à co-criação e aos projetos conjuntos que irão beneficiar as regiões envolvidas, bem como ao impacto da colaboração entre as diferentes instituições de ensino superior e entidades parceiras da aliança. As universidades participantes  – Technische Universität Ilmenau (Alemanha), Politécnico de Viana do Castelo, Libera Università di Bolzano (Itália), Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie (Polónia), Université de technologie de Compiègne  (França), European University Cyprus (Chipre), Mälardalens University (Suécia), Università Politecnica delle Marche  (Itália) e Univerzitet ‘Džemal Bijedić’ u Mostaru (Bósnia-Herzegovina) – irão partilhar as suas experiências e perspetivas sobre os desafios e as oportunidades que este consórcio oferece.

A SUNRISE permite criar uma plataforma de excelência regional que visa melhorar a competitividade e a atratividade das regiões envolvidas, estabelecendo novas parcerias e fortalecendo a ligação entre o mundo académico, a investigação e as necessidades da comunidade.

O evento poderá ser acompanhado, em direto, aqui:  https://youtube.com/live/1QLGL0PcSVo?feature=share

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 14 Fevereiro, 2026

Teatro do Noroeste lança projeto Capaciteatro para inclusão social no Alto Minho

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Alto Minho aposta em 52 novas PME com investimento de 10,5 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Conselho de Disciplina dá vitória ao Monção após infração disciplinar do Vilaverdense

O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Setor da pesca parado há semanas coloca profissionais do Alto Minho em situação crítica

A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Viana Motor Clube reabre Pista de Slot Cars e convida comunidade a participar

O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Santa Luzia joga hoje em Espinho para a Liga Feminina Placard de futsal

A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo celebra Dia dos Namorados

A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.