Uma comitiva do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está de viagem à Alemanha, para participar no lançamento oficial da SUNRISE, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade.
O kick-off oficial do projeto, que conta com um financiamento de 14,5 milhões de euros, acontece esta terça-feira na Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, reunindo representantes das nove instituições parceiras.
É dado oficialmente início à SUNRISE, uma rede estratégica transnacional, composta por instituições de ensino superior europeias focadas na inovação regional e na evolução sustentável. O kick-off acontece esta terça-feira, na Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, a universidade coordenadora do consórcio criado no âmbito das Universidades Europeias, e marca o arranque de um projeto inovador, que envolve nove instituições de ensino superior de oito países europeus, com o objetivo de promover a inovação e a sustentabilidade nas diversas regiões da Europa.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é um dos membros da SUNRISE e está a ser representado neste encontro na Alemanha por uma comitiva composta por uma dezena de elementos, incluindo a vice-presidente do IPVC para a Cooperação Internacional, Ana Paula Vale, docentes, não docentes e investigadores, com o propósito de definir os próximos passos do consórcio.
No kick-off estarão representantes das nove instituições parceiras, num encontro que irá incidir sobre as áreas da educação, investigação e cooperação regional, fundamentais para o sucesso da aliança.
Este encontro na Alemanha surge na sequência de dezenas de reuniões preparatórias, fundamentais para a definição da estratégia a seguir, mas também das prioridades e das práticas a implementar.
A SUNRISE foi aprovada na totalidade e constituída no verão passado, no âmbito do programa Universidades Europeias da Comissão Europeia, tendo recebido um financiamento de quase 14,5 milhões de euros, a ser investido ao longo de quatro anos.
O consórcio integra universidades de menor dimensão, localizadas em áreas regionais (não metropolitanas) da Europa, incluindo o Politécnico de Viana do Castelo, e visa promover programas de graduação conjuntos, mobilidade académica, transferência de tecnologia e conhecimento, e o desenvolvimento de investigação aplicada.
Durante a cerimónia, será dada especial atenção à co-criação e aos projetos conjuntos que irão beneficiar as regiões envolvidas, bem como ao impacto da colaboração entre as diferentes instituições de ensino superior e entidades parceiras da aliança. As universidades participantes – Technische Universität Ilmenau (Alemanha), Politécnico de Viana do Castelo, Libera Università di Bolzano (Itália), Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie (Polónia), Université de technologie de Compiègne (França), European University Cyprus (Chipre), Mälardalens University (Suécia), Università Politecnica delle Marche (Itália) e Univerzitet ‘Džemal Bijedić’ u Mostaru (Bósnia-Herzegovina) – irão partilhar as suas experiências e perspetivas sobre os desafios e as oportunidades que este consórcio oferece.
A SUNRISE permite criar uma plataforma de excelência regional que visa melhorar a competitividade e a atratividade das regiões envolvidas, estabelecendo novas parcerias e fortalecendo a ligação entre o mundo académico, a investigação e as necessidades da comunidade.
O evento poderá ser acompanhado, em direto, aqui: https://youtube.com/live/1QLGL0PcSVo?feature=share
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.
Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.