Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo organiza debate sobre a valorização dos resíduos

3 Julho, 2023 | 10:24
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

A iniciativa vai realizar-se no dia 5 de julho, quarta-feira, e irá contar com a presença de uma das mais conceituadas investigadoras nacionais na área da economia circular, Maria Lurdes Lopes, investigadora e professora catedrática do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Esta palestra acontece no âmbito do FiberRec – Valorização de materiais de construção em fim de vida: processamento de fibras numa perspetiva de economia circular. O projeto foi desenvolvido no seio da Unidade de Investigação do IPVC, ProMetheus e foi recentemente aprovado.

Financiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto FiberRec tem como objetivo desenvolver uma solução para a valorização de resíduos com amianto, através dos princípios da economia circular e da sustentabilidade com reintrodução dos resíduos na cadeia produtiva.

“Circularidade na Construção | A Relevância da Valorização dos Resíduos” terá início às 10h e irá ter lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo. A inscrição é obrigatória.

Maria Lurdes Lopes, especialista na área da economia circular, já participou em 40 projetos de investigação, orientou mais de uma centena de trabalhos científicos e é autora ou coautora de mais de 350 trabalhos científicos em livros, revistas e congressos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.

Desporto 13 Junho, 2024

Juventude Viana anuncia primeiro reforço para a próxima época

Depois de ter anunciado a renovação do treinador André Torres, a Juventude Viana acaba de apresentar o primeiro reforço para a próxima época. Trata-se do chileno Joaquin Alonso Fernandez.