O Politécnico de Viana do Castelo é uma das instituições de ensino superior nacionais em destaque no UI GreenMetric World University Ranking 2023, ao ocupar a terceira posição num ranking que avaliou a sustentabilidade ambiental de 1.183 instituições de ensino superior em todo o mundo.
A nível mundial, o Politécnico de Viana do Castelo ocupa a posição 219, destacando-se em parâmetros como educação e investigação, a utilização de recursos como a água, o tratamento de resíduos ou as acessibilidades. Estes resultados vêm comprovar a preocupação e o compromisso constantes e crescentes do Politécnico de Viana do Castelo em matéria de sustentabilidade ambiental.
O Presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se por voltar a ver os projetos do IPVC serem reconhecidos por uma das mais prestigiadas entidades internacionais em matéria de sustentabilidade ambiental: “Numa altura em que a temática do ambiente e da sustentabilidade ambiental são temas centrais, ver o Politécnico de Viana do Castelo reconhecido pelas práticas que implementa em matérias tão relevantes quanto fundamentais para a própria humanidade deixam-nos amplamente satisfeitos, mas com a consciência de que esta é uma missão de todos e que deve envolver toda a comunidade académica. Sermos uma instituição reconhecida pelas nossas práticas na semana em que decorreu a COP 28 – Cimeira do Clima é fator de redobrada satisfação”.
Refira-se que, em outubro, o Politécnico de Viana do Castelo foi palco da “5.ª Conferência Campus Sustentável | Capacitação para a Ação Climática: do Campus à Comunidade”, evento inserido na Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus IPVC e que é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal.
A 5.ª Conferência Campus Sustentável permitiu uma reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas quanto à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.