O Politécnico de Viana do Castelo aderiu a este programa de certificação mundial no final de 2020, tendo, desde então, mantido sempre a certificação, o que vem reconhecer o desempenho da instituição em matérias como o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de toda a comunidade académica.
O Politécnico de Viana do Castelo viu recentemente ser-lhe renovado o certificado de Platina, atribuído pela FISU – Federação Internacional de Desporto Universitário, no âmbito do programa “Healthy Campus” – Campus Saudável, que visa reconhecer as instituições que se destacam pela implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar, saúde e qualidade de vida das respetivas comunidades.
A renovação do certificado foi confirmada na sequência da auditoria realizada pela FISU ao IPVC nos dias 13 e 14 de junho. A auditoria pretendeu avaliar a continuidade do cumprimento dos parâmetros estabelecidos no projeto, relacionados com o desenvolvimento de programas em áreas como a Atividade Física e o Desporto, a Nutrição, a Prevenção de Doenças, a Saúde Mental e Social, a Prevenção dos Comportamentos de Risco, o Ambiente, a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social.
Mais informações sobre o projeto implementado no IPVC AQUI.
A atribuição da certificação levou em consideração vários parâmetros, dos quais de destacam o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e o Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. O mesmo aconteceu com a colocação em prática da Escola Inclusiva IPVC, com três vertentes de intervenção social: Programas Capacitação em Voluntariado; Aprendizagem em Serviço (Projetos curriculares com parceiros sociais locais) e Programa INPEC+ (promoção e comunidades salutogénicas, com Grupos Semente em cada Escola do IPVC).
Para a atribuição do certificado de Platina contribuíram, ainda, as ações desenvolvidas pelo Gabinete de Saúde e Bem-Estar e o Centro Desportivo do IPVC, destacando-se as sessões de musicoterapia. A iniciativa, promovida em parceria com o IPDJ através do programa Cuida-te+, dirigiu-se aos estudantes do 1.º ano dos cursos de licenciatura.
A partir do início deste ano, o Politécnico de Viana do Castelo colocou também ao dispor da comunidade académica o serviço de Psicologia de forma descentralizada, alargando, ainda, o horário de atendimento, que passou a estar disponível online entre as 19h e as 21h. O serviço, que acontecia até então apenas no gabinete central, no edifício dos Serviços de Ação Social do IPVC, em Viana do Castelo, passou a funcionar, de forma itinerante, em todas as Escolas Superiores do IPVC. Foram também desenvolvidas sessões de ginástica laboral, disponíveis através de vídeos acessíveis no canal de Youtube do IPVC.
O programa Campus Saudável da FISU, que inclui apenas 140 instituições em todo o mundo, é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar de toda a comunidade académica.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).