O Politécnico de Viana do Castelo aderiu a este programa de certificação mundial no final de 2020, tendo, desde então, mantido sempre a certificação, o que vem reconhecer o desempenho da instituição em matérias como o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de toda a comunidade académica.
O Politécnico de Viana do Castelo viu recentemente ser-lhe renovado o certificado de Platina, atribuído pela FISU – Federação Internacional de Desporto Universitário, no âmbito do programa “Healthy Campus” – Campus Saudável, que visa reconhecer as instituições que se destacam pela implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar, saúde e qualidade de vida das respetivas comunidades.
A renovação do certificado foi confirmada na sequência da auditoria realizada pela FISU ao IPVC nos dias 13 e 14 de junho. A auditoria pretendeu avaliar a continuidade do cumprimento dos parâmetros estabelecidos no projeto, relacionados com o desenvolvimento de programas em áreas como a Atividade Física e o Desporto, a Nutrição, a Prevenção de Doenças, a Saúde Mental e Social, a Prevenção dos Comportamentos de Risco, o Ambiente, a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social.
Mais informações sobre o projeto implementado no IPVC AQUI.
A atribuição da certificação levou em consideração vários parâmetros, dos quais de destacam o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e o Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. O mesmo aconteceu com a colocação em prática da Escola Inclusiva IPVC, com três vertentes de intervenção social: Programas Capacitação em Voluntariado; Aprendizagem em Serviço (Projetos curriculares com parceiros sociais locais) e Programa INPEC+ (promoção e comunidades salutogénicas, com Grupos Semente em cada Escola do IPVC).
Para a atribuição do certificado de Platina contribuíram, ainda, as ações desenvolvidas pelo Gabinete de Saúde e Bem-Estar e o Centro Desportivo do IPVC, destacando-se as sessões de musicoterapia. A iniciativa, promovida em parceria com o IPDJ através do programa Cuida-te+, dirigiu-se aos estudantes do 1.º ano dos cursos de licenciatura.
A partir do início deste ano, o Politécnico de Viana do Castelo colocou também ao dispor da comunidade académica o serviço de Psicologia de forma descentralizada, alargando, ainda, o horário de atendimento, que passou a estar disponível online entre as 19h e as 21h. O serviço, que acontecia até então apenas no gabinete central, no edifício dos Serviços de Ação Social do IPVC, em Viana do Castelo, passou a funcionar, de forma itinerante, em todas as Escolas Superiores do IPVC. Foram também desenvolvidas sessões de ginástica laboral, disponíveis através de vídeos acessíveis no canal de Youtube do IPVC.
O programa Campus Saudável da FISU, que inclui apenas 140 instituições em todo o mundo, é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar de toda a comunidade académica.
A Biblioteca Municipal de Valença convida famílias para mais uma edição do programa Histórias em Família, este sábado, 24 de janeiro, às 10h30. A iniciativa promete uma manhã de leitura, criatividade e partilha entre pais e filhos.
Viana do Castelo vai receber este sábado cerca de 1.500 pessoas para a cerimónia do Dia do Diplomado do Politécnico de Viana do Castelo. O evento decorre no Centro Cultural da cidade, a partir das 10h00, numa edição que se anuncia como uma das mais participadas de sempre.
Ponte da Barca prepara-se para três dias de muita música, animação e celebração da cultura local com a realização da Festa das Tradições, que decorre de 8 a 10 de maio na Praça Terras da Nóbrega.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta semana, a abertura de concurso público e a autorização da despesa para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque. O investimento previsto é de 2,061 milhões de euros, com um prazo de execução de 360 dias.
Marta Von Fridden, coordenadora da Iniciativa Liberal (IL) em Viana do Castelo, tomou posse esta quarta-feira, 21 de janeiro, como deputada na Assembleia da República, substituindo Carlos Guimarães Pinto, que suspendeu o mandato por um mês por “motivos pessoais”.
A Juventude Viana regressa amanhã ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, enfrentando o OC Barcelos B, em jogo da 14.ª jornada, marcada para as 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos.
A Câmara Municipal de Monção vai colocar em discussão pública um projeto de regulamento que prevê apoiar os bombeiros voluntários no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) da habitação própria e permanente.