O Politécnico de Viana do Castelo aderiu a este programa de certificação mundial no final de 2020, tendo, desde então, mantido sempre a certificação, o que vem reconhecer o desempenho da instituição em matérias como o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de toda a comunidade académica.
O Politécnico de Viana do Castelo viu recentemente ser-lhe renovado o certificado de Platina, atribuído pela FISU – Federação Internacional de Desporto Universitário, no âmbito do programa “Healthy Campus” – Campus Saudável, que visa reconhecer as instituições que se destacam pela implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar, saúde e qualidade de vida das respetivas comunidades.
A renovação do certificado foi confirmada na sequência da auditoria realizada pela FISU ao IPVC nos dias 13 e 14 de junho. A auditoria pretendeu avaliar a continuidade do cumprimento dos parâmetros estabelecidos no projeto, relacionados com o desenvolvimento de programas em áreas como a Atividade Física e o Desporto, a Nutrição, a Prevenção de Doenças, a Saúde Mental e Social, a Prevenção dos Comportamentos de Risco, o Ambiente, a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social.
Mais informações sobre o projeto implementado no IPVC AQUI.
A atribuição da certificação levou em consideração vários parâmetros, dos quais de destacam o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e o Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. O mesmo aconteceu com a colocação em prática da Escola Inclusiva IPVC, com três vertentes de intervenção social: Programas Capacitação em Voluntariado; Aprendizagem em Serviço (Projetos curriculares com parceiros sociais locais) e Programa INPEC+ (promoção e comunidades salutogénicas, com Grupos Semente em cada Escola do IPVC).
Para a atribuição do certificado de Platina contribuíram, ainda, as ações desenvolvidas pelo Gabinete de Saúde e Bem-Estar e o Centro Desportivo do IPVC, destacando-se as sessões de musicoterapia. A iniciativa, promovida em parceria com o IPDJ através do programa Cuida-te+, dirigiu-se aos estudantes do 1.º ano dos cursos de licenciatura.
A partir do início deste ano, o Politécnico de Viana do Castelo colocou também ao dispor da comunidade académica o serviço de Psicologia de forma descentralizada, alargando, ainda, o horário de atendimento, que passou a estar disponível online entre as 19h e as 21h. O serviço, que acontecia até então apenas no gabinete central, no edifício dos Serviços de Ação Social do IPVC, em Viana do Castelo, passou a funcionar, de forma itinerante, em todas as Escolas Superiores do IPVC. Foram também desenvolvidas sessões de ginástica laboral, disponíveis através de vídeos acessíveis no canal de Youtube do IPVC.
O programa Campus Saudável da FISU, que inclui apenas 140 instituições em todo o mundo, é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar de toda a comunidade académica.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.