O Politécnico de Viana do Castelo aderiu a este programa de certificação mundial no final de 2020, tendo, desde então, mantido sempre a certificação, o que vem reconhecer o desempenho da instituição em matérias como o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de toda a comunidade académica.
O Politécnico de Viana do Castelo viu recentemente ser-lhe renovado o certificado de Platina, atribuído pela FISU – Federação Internacional de Desporto Universitário, no âmbito do programa “Healthy Campus” – Campus Saudável, que visa reconhecer as instituições que se destacam pela implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar, saúde e qualidade de vida das respetivas comunidades.
A renovação do certificado foi confirmada na sequência da auditoria realizada pela FISU ao IPVC nos dias 13 e 14 de junho. A auditoria pretendeu avaliar a continuidade do cumprimento dos parâmetros estabelecidos no projeto, relacionados com o desenvolvimento de programas em áreas como a Atividade Física e o Desporto, a Nutrição, a Prevenção de Doenças, a Saúde Mental e Social, a Prevenção dos Comportamentos de Risco, o Ambiente, a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social.
Mais informações sobre o projeto implementado no IPVC AQUI.
A atribuição da certificação levou em consideração vários parâmetros, dos quais de destacam o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e o Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. O mesmo aconteceu com a colocação em prática da Escola Inclusiva IPVC, com três vertentes de intervenção social: Programas Capacitação em Voluntariado; Aprendizagem em Serviço (Projetos curriculares com parceiros sociais locais) e Programa INPEC+ (promoção e comunidades salutogénicas, com Grupos Semente em cada Escola do IPVC).
Para a atribuição do certificado de Platina contribuíram, ainda, as ações desenvolvidas pelo Gabinete de Saúde e Bem-Estar e o Centro Desportivo do IPVC, destacando-se as sessões de musicoterapia. A iniciativa, promovida em parceria com o IPDJ através do programa Cuida-te+, dirigiu-se aos estudantes do 1.º ano dos cursos de licenciatura.
A partir do início deste ano, o Politécnico de Viana do Castelo colocou também ao dispor da comunidade académica o serviço de Psicologia de forma descentralizada, alargando, ainda, o horário de atendimento, que passou a estar disponível online entre as 19h e as 21h. O serviço, que acontecia até então apenas no gabinete central, no edifício dos Serviços de Ação Social do IPVC, em Viana do Castelo, passou a funcionar, de forma itinerante, em todas as Escolas Superiores do IPVC. Foram também desenvolvidas sessões de ginástica laboral, disponíveis através de vídeos acessíveis no canal de Youtube do IPVC.
O programa Campus Saudável da FISU, que inclui apenas 140 instituições em todo o mundo, é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar de toda a comunidade académica.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.