O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve em destaque no Japão, marcando presença em dois grandes palcos mundiais: a Expo Osaka 2025 e a Conferência Internacional de Tecnologia Humanitária IEEE R10 HTC 2025. A instituição minhota levou à Ásia a investigação e a inovação feitas no Alto Minho, reforçando parcerias estratégicas e a projeção internacional de docentes, estudantes e antigos alunos.
Em Chiba, Sérgio Lopes, docente do IPVC e diretor-geral do CiTIN – Centro de Interface Tecnológico Industrial, foi orador principal na conferência científica, onde apresentou projetos ligados às tecnologias digitais e sustentabilidade. A agenda incluiu também visitas à Expo Osaka 2025 e ao “Manufacturing World 2025”, bem como a assinatura de protocolos com centros de investigação japoneses, entre os quais a Universidade de Hiroshima.
No pavilhão português da Expo Osaka, o IPVC apresentou o projeto OLYMPICS4ALL, que combina atividade física, nutrição e interação social, através da vice-presidente para a Internacionalização, Ana Paula Vale, e do diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer, Pedro Bezerra.
A ligação ao Japão contou ainda com a participação de antigos estudantes. O designer Carlos Mello, cofundador do ANA.VI Group, apresentou uma peça que cruza a cultura portuguesa e japonesa, construída com materiais reciclados e inspirada no oceano como elo comum entre os dois países.
“Mais do que uma presença institucional, o IPVC afirmou-se como agente ativo na construção de pontes entre educação, investigação e desenvolvimento sustentável a nível global”, sublinha Ana Paula Vale, destacando a importância de levar o nome do Alto Minho a um dos maiores palcos mundiais.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.