No âmbito da capacitação dos recursos humanos, o Politécnico de Viana do Castelo prepara-se para lançar um programa formativo direcionado não só às empresas que desejam integrar a cadeia de fornecimento do setor das energias renováveis oceânicas, mas também a jovens e profissionais seniores que ambicionam desenvolver uma carreira no setor.
O programa pretende também servir como “reskilling” para trabalhadores do setor do petróleo e do gás.
É nesta linha que surge o encontro desta quarta-feira, nos Serviços Centrais do IPVC, a partir das 14h. Trata-se de uma forma para debater as necessidades formativas do setor e apresentar os programas de formação, de curta e média duração, pensados pelo IPVC para responder às necessidades dos operadores no setor das energias e tecnologias oceânicas.
Objetivos do Programa IPVC OCEAN
Através do IPVC OCEAN, o Politécnico de Viana do Castelo pretende:
O IPVC pretende, desta forma, alinhar-se com as tendências de futuro e trabalhar em linha com um setor em franco crescimento, mas que ainda carece de pessoas qualificadas.
O projeto desenvolve-se no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.