O Politécnico de Viana do Castelo juntou dezenas de profissionais no seminário "SPRINT-ESDL Empowering", dedicado ao desporto e à saúde. A iniciativa contou com o apoio do IPDJ, atribuindo 1,4 créditos para a revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto.
Com o objetivo de capacitar e inspirar os profissionais das áreas do desporto e da saúde, o seminário “SPRINT-ESDL Empowering” reuniu, esta quarta-feira, dezenas de participantes na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
A iniciativa, promovida pela Unidade de Investigação do IPVC-SPRINT e pela Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), proporcionou uma experiência formativa enriquecedora, que contou com a participação de quatro investigadores internacionais de renome – Małgorzata Smoter e Adam Kawczyński, da Polónia, e Rosimeide Francisco dos Santos Legnani e Elto Legnani, do Brasil.
Os especialistas partilharam conhecimentos em áreas-chave, como treino desportivo, exercício físico e reabilitação física, permitindo uma partilha e uma atualização de conhecimento para os profissionais.
A participação no evento permitiu aos presentes obter 1,4 créditos, atribuídos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Os créditos poderão ser usados na revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto.
Alinhado com a missão do IPVC-SPRINT de promover a transferência de conhecimento para as comunidades práticas, o seminário reforçou a ligação entre a academia, o território e os profissionais, respondendo às crescentes necessidades formativas do setor.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.