O Politécnico de Viana do Castelo juntou dezenas de profissionais no seminário "SPRINT-ESDL Empowering", dedicado ao desporto e à saúde. A iniciativa contou com o apoio do IPDJ, atribuindo 1,4 créditos para a revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto.
Com o objetivo de capacitar e inspirar os profissionais das áreas do desporto e da saúde, o seminário “SPRINT-ESDL Empowering” reuniu, esta quarta-feira, dezenas de participantes na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
A iniciativa, promovida pela Unidade de Investigação do IPVC-SPRINT e pela Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), proporcionou uma experiência formativa enriquecedora, que contou com a participação de quatro investigadores internacionais de renome – Małgorzata Smoter e Adam Kawczyński, da Polónia, e Rosimeide Francisco dos Santos Legnani e Elto Legnani, do Brasil.
Os especialistas partilharam conhecimentos em áreas-chave, como treino desportivo, exercício físico e reabilitação física, permitindo uma partilha e uma atualização de conhecimento para os profissionais.
A participação no evento permitiu aos presentes obter 1,4 créditos, atribuídos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Os créditos poderão ser usados na revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto.
Alinhado com a missão do IPVC-SPRINT de promover a transferência de conhecimento para as comunidades práticas, o seminário reforçou a ligação entre a academia, o território e os profissionais, respondendo às crescentes necessidades formativas do setor.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.