O Politécnico de Viana do Castelo juntou dezenas de profissionais no seminário "SPRINT-ESDL Empowering", dedicado ao desporto e à saúde. A iniciativa contou com o apoio do IPDJ, atribuindo 1,4 créditos para a revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto.
Com o objetivo de capacitar e inspirar os profissionais das áreas do desporto e da saúde, o seminário “SPRINT-ESDL Empowering” reuniu, esta quarta-feira, dezenas de participantes na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
A iniciativa, promovida pela Unidade de Investigação do IPVC-SPRINT e pela Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), proporcionou uma experiência formativa enriquecedora, que contou com a participação de quatro investigadores internacionais de renome – Małgorzata Smoter e Adam Kawczyński, da Polónia, e Rosimeide Francisco dos Santos Legnani e Elto Legnani, do Brasil.
Os especialistas partilharam conhecimentos em áreas-chave, como treino desportivo, exercício físico e reabilitação física, permitindo uma partilha e uma atualização de conhecimento para os profissionais.
A participação no evento permitiu aos presentes obter 1,4 créditos, atribuídos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Os créditos poderão ser usados na revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto.
Alinhado com a missão do IPVC-SPRINT de promover a transferência de conhecimento para as comunidades práticas, o seminário reforçou a ligação entre a academia, o território e os profissionais, respondendo às crescentes necessidades formativas do setor.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.
A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.
O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.