O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove, esta quarta-feira, o 1.º workshop “TEXP@CT PPS#8 - Hands ON FIWARE”, um evento inserido na Agenda Mobilizadora TexP@ct, onde o IPVC participa em várias atividades e assume a liderança do PPS#8 - “Digital Twins Platform for Textile Manufacturing”, uma das 26 soluções digitais deste projeto inovador para o setor têxtil, que conta com coordenação científica do CITEVE.
Esta iniciativa representa uma oportunidade para empresas e profissionais do setor têxtil explorarem a transformação digital através dos Gémeos Digitais e do ecossistema FIWARE, uma plataforma aberta que facilita a integração de dados e tecnologias emergentes.
O workshop irá contar com a presença de investigadores e especialistas de renome, como é o caso de Francisco Melendez, engenheiro e investigador da FIWARE Foundation, que apresentará a sessão “FIWARE-based Digital Twins for Smart Manufacturing”. A programação técnica inclui também uma intervenção de Leopoldo Silva, do CCG/ZGDV – instituto de investigação aplicada e inovação tecnológica –, com a sessão “Designing Smart Data Models for FIWARE Orion LD”, focada no desenvolvimento de modelos de dados inteligentes.
Com início às 10h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), o workshop “TEXP@CT Hands ON FIWARE” irá explorar as vantagens do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais na indústria têxtil e do vestuário.
Estas aplicações pretendem explorar “as potencialidades do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais para a indústria têxtil e do vestuário. Os Gémeos Digitais são aplicações que permitem replicar o mundo físico em modelos digitais, alimentados com dados reais dos processos de manufatura, com o propósito de aumentar a eficiência e capacidade de tomada de decisão das empresas”, explica o coordenador do PPS 8 e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Ivan Lopes.
À tarde, os participantes poderão integrar uma sessão prática dedicada à partilha de experiências obtidas nos pilotos em desenvolvimento na Agenda TexP@ct.
O TEXP@CT – Pacto de Inovação para a Transição Digital do Sector Têxtil e do Vestuário (STV) tem como objetivo principal responder ao desafio da transição digital de um sector tão relevante para Portugal e para a Europa como é este.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.