O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove, esta quarta-feira, o 1.º workshop “TEXP@CT PPS#8 - Hands ON FIWARE”, um evento inserido na Agenda Mobilizadora TexP@ct, onde o IPVC participa em várias atividades e assume a liderança do PPS#8 - “Digital Twins Platform for Textile Manufacturing”, uma das 26 soluções digitais deste projeto inovador para o setor têxtil, que conta com coordenação científica do CITEVE.
Esta iniciativa representa uma oportunidade para empresas e profissionais do setor têxtil explorarem a transformação digital através dos Gémeos Digitais e do ecossistema FIWARE, uma plataforma aberta que facilita a integração de dados e tecnologias emergentes.
O workshop irá contar com a presença de investigadores e especialistas de renome, como é o caso de Francisco Melendez, engenheiro e investigador da FIWARE Foundation, que apresentará a sessão “FIWARE-based Digital Twins for Smart Manufacturing”. A programação técnica inclui também uma intervenção de Leopoldo Silva, do CCG/ZGDV – instituto de investigação aplicada e inovação tecnológica –, com a sessão “Designing Smart Data Models for FIWARE Orion LD”, focada no desenvolvimento de modelos de dados inteligentes.
Com início às 10h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), o workshop “TEXP@CT Hands ON FIWARE” irá explorar as vantagens do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais na indústria têxtil e do vestuário.
Estas aplicações pretendem explorar “as potencialidades do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais para a indústria têxtil e do vestuário. Os Gémeos Digitais são aplicações que permitem replicar o mundo físico em modelos digitais, alimentados com dados reais dos processos de manufatura, com o propósito de aumentar a eficiência e capacidade de tomada de decisão das empresas”, explica o coordenador do PPS 8 e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Ivan Lopes.
À tarde, os participantes poderão integrar uma sessão prática dedicada à partilha de experiências obtidas nos pilotos em desenvolvimento na Agenda TexP@ct.
O TEXP@CT – Pacto de Inovação para a Transição Digital do Sector Têxtil e do Vestuário (STV) tem como objetivo principal responder ao desafio da transição digital de um sector tão relevante para Portugal e para a Europa como é este.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.