O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove, esta quarta-feira, o 1.º workshop “TEXP@CT PPS#8 - Hands ON FIWARE”, um evento inserido na Agenda Mobilizadora TexP@ct, onde o IPVC participa em várias atividades e assume a liderança do PPS#8 - “Digital Twins Platform for Textile Manufacturing”, uma das 26 soluções digitais deste projeto inovador para o setor têxtil, que conta com coordenação científica do CITEVE.
Esta iniciativa representa uma oportunidade para empresas e profissionais do setor têxtil explorarem a transformação digital através dos Gémeos Digitais e do ecossistema FIWARE, uma plataforma aberta que facilita a integração de dados e tecnologias emergentes.
O workshop irá contar com a presença de investigadores e especialistas de renome, como é o caso de Francisco Melendez, engenheiro e investigador da FIWARE Foundation, que apresentará a sessão “FIWARE-based Digital Twins for Smart Manufacturing”. A programação técnica inclui também uma intervenção de Leopoldo Silva, do CCG/ZGDV – instituto de investigação aplicada e inovação tecnológica –, com a sessão “Designing Smart Data Models for FIWARE Orion LD”, focada no desenvolvimento de modelos de dados inteligentes.
Com início às 10h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), o workshop “TEXP@CT Hands ON FIWARE” irá explorar as vantagens do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais na indústria têxtil e do vestuário.
Estas aplicações pretendem explorar “as potencialidades do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais para a indústria têxtil e do vestuário. Os Gémeos Digitais são aplicações que permitem replicar o mundo físico em modelos digitais, alimentados com dados reais dos processos de manufatura, com o propósito de aumentar a eficiência e capacidade de tomada de decisão das empresas”, explica o coordenador do PPS 8 e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Ivan Lopes.
À tarde, os participantes poderão integrar uma sessão prática dedicada à partilha de experiências obtidas nos pilotos em desenvolvimento na Agenda TexP@ct.
O TEXP@CT – Pacto de Inovação para a Transição Digital do Sector Têxtil e do Vestuário (STV) tem como objetivo principal responder ao desafio da transição digital de um sector tão relevante para Portugal e para a Europa como é este.
Viana do Castelo volta a celebrar a Revolução dos Cravos. Na noite desta sexta-feira e durante o dia de amanhã, serão várias as iniciativas a decorrer na capital do Alto Minho.
A GNR realiza a partir de hoje e até 31 de outubro a operação "Bom Caminho 2025" que visa promover o patrulhamento de visibilidade na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela, em Espanha.
A tradicional abertura dos jardins da residência oficial do primeiro-ministro no 25 de Abril foi este ano adiada para o 1.º de maio devido ao luto nacional e "por respeito à morte do Papa Francisco".
A Juventude Viana recebe, esta quinta-feira às 21h00, no Pavilhão José Natário o SL Benfica, em jogo da 24ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense joga a primeira de três finais, com a esperança de se manter entre os grandes da modalidade.
A Câmara de Caminha colocou em consulta pública o projeto de regulamento de apoios sociais extraordinários aos bombeiros voluntários, que prevê a atribuição de prioridade na atribuição de habitação social, apoio ao arrendamento ou isenções de IMI.
O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, foi o escolhido para representar os municípios na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, aguardando validação da tutela, revelou o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre.
No intervalo da 'tour' europeia, depois da passagem por Madrid e Barcelona, e antes de retomarem os palcos de Amesterdão, Paris e Londres, os Capitão Fausto regressam a 'casa' com um concerto agendado para esta sexta-feira, 25 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura.