O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove, esta quarta-feira, o 1.º workshop “TEXP@CT PPS#8 - Hands ON FIWARE”, um evento inserido na Agenda Mobilizadora TexP@ct, onde o IPVC participa em várias atividades e assume a liderança do PPS#8 - “Digital Twins Platform for Textile Manufacturing”, uma das 26 soluções digitais deste projeto inovador para o setor têxtil, que conta com coordenação científica do CITEVE.
Esta iniciativa representa uma oportunidade para empresas e profissionais do setor têxtil explorarem a transformação digital através dos Gémeos Digitais e do ecossistema FIWARE, uma plataforma aberta que facilita a integração de dados e tecnologias emergentes.
O workshop irá contar com a presença de investigadores e especialistas de renome, como é o caso de Francisco Melendez, engenheiro e investigador da FIWARE Foundation, que apresentará a sessão “FIWARE-based Digital Twins for Smart Manufacturing”. A programação técnica inclui também uma intervenção de Leopoldo Silva, do CCG/ZGDV – instituto de investigação aplicada e inovação tecnológica –, com a sessão “Designing Smart Data Models for FIWARE Orion LD”, focada no desenvolvimento de modelos de dados inteligentes.
Com início às 10h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), o workshop “TEXP@CT Hands ON FIWARE” irá explorar as vantagens do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais na indústria têxtil e do vestuário.
Estas aplicações pretendem explorar “as potencialidades do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais para a indústria têxtil e do vestuário. Os Gémeos Digitais são aplicações que permitem replicar o mundo físico em modelos digitais, alimentados com dados reais dos processos de manufatura, com o propósito de aumentar a eficiência e capacidade de tomada de decisão das empresas”, explica o coordenador do PPS 8 e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Ivan Lopes.
À tarde, os participantes poderão integrar uma sessão prática dedicada à partilha de experiências obtidas nos pilotos em desenvolvimento na Agenda TexP@ct.
O TEXP@CT – Pacto de Inovação para a Transição Digital do Sector Têxtil e do Vestuário (STV) tem como objetivo principal responder ao desafio da transição digital de um sector tão relevante para Portugal e para a Europa como é este.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.