O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove, esta quarta-feira, o 1.º workshop “TEXP@CT PPS#8 - Hands ON FIWARE”, um evento inserido na Agenda Mobilizadora TexP@ct, onde o IPVC participa em várias atividades e assume a liderança do PPS#8 - “Digital Twins Platform for Textile Manufacturing”, uma das 26 soluções digitais deste projeto inovador para o setor têxtil, que conta com coordenação científica do CITEVE.
Esta iniciativa representa uma oportunidade para empresas e profissionais do setor têxtil explorarem a transformação digital através dos Gémeos Digitais e do ecossistema FIWARE, uma plataforma aberta que facilita a integração de dados e tecnologias emergentes.
O workshop irá contar com a presença de investigadores e especialistas de renome, como é o caso de Francisco Melendez, engenheiro e investigador da FIWARE Foundation, que apresentará a sessão “FIWARE-based Digital Twins for Smart Manufacturing”. A programação técnica inclui também uma intervenção de Leopoldo Silva, do CCG/ZGDV – instituto de investigação aplicada e inovação tecnológica –, com a sessão “Designing Smart Data Models for FIWARE Orion LD”, focada no desenvolvimento de modelos de dados inteligentes.
Com início às 10h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), o workshop “TEXP@CT Hands ON FIWARE” irá explorar as vantagens do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais na indústria têxtil e do vestuário.
Estas aplicações pretendem explorar “as potencialidades do ecossistema FIWARE para o desenvolvimento de Gémeos Digitais para a indústria têxtil e do vestuário. Os Gémeos Digitais são aplicações que permitem replicar o mundo físico em modelos digitais, alimentados com dados reais dos processos de manufatura, com o propósito de aumentar a eficiência e capacidade de tomada de decisão das empresas”, explica o coordenador do PPS 8 e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Ivan Lopes.
À tarde, os participantes poderão integrar uma sessão prática dedicada à partilha de experiências obtidas nos pilotos em desenvolvimento na Agenda TexP@ct.
O TEXP@CT – Pacto de Inovação para a Transição Digital do Sector Têxtil e do Vestuário (STV) tem como objetivo principal responder ao desafio da transição digital de um sector tão relevante para Portugal e para a Europa como é este.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.