O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é parceiro do GASTROTOUR – Unlock the Future of Wine and Cuisine Tourism, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ que visa modernizar e qualificar os setores do turismo vínico e gastronómico.
A iniciativa aposta na digitalização, inovação e sustentabilidade para capacitar estudantes, profissionais e empresas, promovendo uma atuação diferenciada no setor.
A participação do IPVC neste consórcio europeu representa uma oportunidade estratégica para desenvolver novas abordagens formativas, fortalecer a ligação entre o ensino e o mercado de trabalho e valorizar o património cultural e alimentar.
Com uma gastronomia rica e variada e um setor vitivinícola de referência, o Alto Minho assume-se como um território privilegiado para a inovação no turismo enogastronómico. O IPVC, com um papel ativo na promoção dos produtos endógenos e dos setores estratégicos da região, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e competitividade do setor ao integrar o GASTROTOUR.
O projeto reúne instituições de ensino superior, entidades turísticas e parceiros do setor vitivinícola e gastronómico de vários países europeus. Através da criação de conteúdos digitais, experiências formativas híbridas e iniciativas inovadoras, o GASTROTOUR pretende potenciar a identidade territorial dos destinos turísticos e preparar o setor para os desafios do futuro.
O Politécnico de Viana do Castelo esteve representado no Kick-off Meeting do GASTROTOUR, realizado em Tbilisi e Telavi, na Geórgia. Durante o encontro, foram definidas “as metas estratégicas, os pacotes de trabalho e as dinâmicas de colaboração entre os parceiros”, explicam os docentes do IPVC, Helena Santos-Rodrigues e Nuno Domingues.
No âmbito do projeto, o IPVC distingue-se pela sua “contribuição académica e pela experiência consolidada em projetos de turismo sustentável e valorização regional”, sublinham os docentes. E acrescentam: “Este projeto pretende reforçar a formação, inovação e internacionalização do turismo vínico e gastronómico, promovendo boas práticas, sustentabilidade e valorização do património cultural e alimentar.”
Com um horizonte temporal de três anos, o GASTROTOUR prevê o desenvolvimento de módulos de ensino inovadores, eventos internacionais e ações que integrem digitalização e sustentabilidade no setor.
A participação do IPVC nesta iniciativa reforça a ligação da instituição ao tecido empresarial e turístico da região, permitindo a implementação de soluções inovadoras que promovam a competitividade e a preservação do património cultural e alimentar do Alto Minho.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.