O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é parceiro do GASTROTOUR – Unlock the Future of Wine and Cuisine Tourism, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ que visa modernizar e qualificar os setores do turismo vínico e gastronómico.
A iniciativa aposta na digitalização, inovação e sustentabilidade para capacitar estudantes, profissionais e empresas, promovendo uma atuação diferenciada no setor.
A participação do IPVC neste consórcio europeu representa uma oportunidade estratégica para desenvolver novas abordagens formativas, fortalecer a ligação entre o ensino e o mercado de trabalho e valorizar o património cultural e alimentar.
Com uma gastronomia rica e variada e um setor vitivinícola de referência, o Alto Minho assume-se como um território privilegiado para a inovação no turismo enogastronómico. O IPVC, com um papel ativo na promoção dos produtos endógenos e dos setores estratégicos da região, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e competitividade do setor ao integrar o GASTROTOUR.
O projeto reúne instituições de ensino superior, entidades turísticas e parceiros do setor vitivinícola e gastronómico de vários países europeus. Através da criação de conteúdos digitais, experiências formativas híbridas e iniciativas inovadoras, o GASTROTOUR pretende potenciar a identidade territorial dos destinos turísticos e preparar o setor para os desafios do futuro.
O Politécnico de Viana do Castelo esteve representado no Kick-off Meeting do GASTROTOUR, realizado em Tbilisi e Telavi, na Geórgia. Durante o encontro, foram definidas “as metas estratégicas, os pacotes de trabalho e as dinâmicas de colaboração entre os parceiros”, explicam os docentes do IPVC, Helena Santos-Rodrigues e Nuno Domingues.
No âmbito do projeto, o IPVC distingue-se pela sua “contribuição académica e pela experiência consolidada em projetos de turismo sustentável e valorização regional”, sublinham os docentes. E acrescentam: “Este projeto pretende reforçar a formação, inovação e internacionalização do turismo vínico e gastronómico, promovendo boas práticas, sustentabilidade e valorização do património cultural e alimentar.”
Com um horizonte temporal de três anos, o GASTROTOUR prevê o desenvolvimento de módulos de ensino inovadores, eventos internacionais e ações que integrem digitalização e sustentabilidade no setor.
A participação do IPVC nesta iniciativa reforça a ligação da instituição ao tecido empresarial e turístico da região, permitindo a implementação de soluções inovadoras que promovam a competitividade e a preservação do património cultural e alimentar do Alto Minho.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.