O Politécnico de Viana do Castelo realiza, no próximo sábado, a cerimónia de entrega das Cartas de Curso, assinalando a conclusão de um ciclo académico para mais de um milhar de estudantes.
No próximo sábado, o Politécnico de Viana do Castelo celebra mais um momento de grande emoção e conquistas com a cerimónia de entrega das Cartas de Curso aos graduados do ano letivo 2023/2024. A cerimónia, que irá reunir centenas de diplomados, familiares e amigos, acontece no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do Politécnico de Viana do Castelo, a partir das 10h00.
Esta cerimónia representa um marco na vida de mais de um milhar de estudantes, que concluiu os seus cursos superiores numa das seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, entre CTeSP, cursos de licenciatura, pós-graduações e mestrados.
Sábado, será um dia de alegria e, certamente, também de muita emoção. Um dia de celebração do esforço individual de cada graduado, mas também de todos quantos os acompanharam na jornada pelo ensino superior.
Mas o Dia do Diplomado será também o momento escolhido para a presentação oficial do Portal Alumni do IPVC, uma plataforma dedicada a manter os diplomados ligados à comunidade do Politécnico de Viana do Castelo, promovendo o networking, o apoio à carreira e o acompanhamento ao longo da trajetória profissional. Com o Portal Alumni, o Politécnico de Viana do Castelo pretende criar uma rede dinâmica de antigos estudantes, promovendo iniciativas que valorizem o percurso académico e profissional dos seus diplomados, enquanto fomenta a partilha de experiências e oportunidades. Uma forma de reforçar a ligação contínua entre a instituição e os seus antigos estudantes, proporcionando um espaço de partilha de conhecimentos, oportunidades e recursos.
A cerimónia contará também com momentos musicais, como a atuação dos Rapazes da Fronteira, estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), que irão abrir a sessão. Este grupo traz ao evento a energia jovem e inovadora da comunidade IPVC, reforçando o espírito de celebração e união que caracteriza a cerimónia. A encerrar, sobe ao palco a Hinoportuna – Tuna Académica do IPVC.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.