Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo e Universidade de Santo Tomé e Príncipe assinam protocolo

28 Dezembro, 2023 | 12:00
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo continua a estabelecer uma série de acordos de cooperação e parcerias estratégias, dando cumprimento à política de internacionalização da Instituição. Em Santo Tomé e Príncipe, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale, assinaram uma série de protocolos com a Universidade de Santo Tomé e Príncipe e os municípios da região. Os acordos assumem-se como um compromisso mútuo em promover a educação, a investigação e o desenvolvimento.

Inserido na sua política de internacionalização, o Politécnico de Viana do Castelo assinou um protocolo de cooperação com a Universidade de Santo Tomé e Príncipe. Trata-se de mais um momento significativo na procura pela excelência educacional e no fortalecimento dos laços entre Portugal e este país africano. Esta parceria não apenas simboliza a colaboração entre duas instituições de ensino superior, mas também representa um compromisso mútuo em promover a educação, a investigação e o desenvolvimento, através de atividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum.

A importância desse protocolo transcende fronteiras geográficas, atingindo diretamente a comunidade académica das duas instituições. O Politécnico de Viana do Castelo, conhecido pela sua qualidade académica e diversidade de cursos, oferecerá uma contribuição valiosa para o crescimento educacional em Santo Tomé e Príncipe. A troca de conhecimento, metodologias e experiências pedagógicas dará também contributos para enriquecer o ambiente de aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma formação mais abrangente e internacional.

Na Universidade de Santo Tomé e Príncipe, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale, foram recebidos pela reitora, Eurídice Helga Aguiar.

O intercâmbio de estudantes e docentes entre o IPVC e a Universidade de Santo Tomé e Príncipe irá também abrir novas perspetivas culturais e sociais, e a diversidade de experiências vividas no contexto académico irá promover a compreensão intercultural e o respeito pela diversidade, preparando os estudantes para enfrentar os desafios globais com uma mentalidade aberta e colaborativa.

A promoção da educação superior é um motor fundamental para o desenvolvimento sustentável, e a união de esforços entre o IPVC e a Universidade de Santo Tomé e Príncipe representa um passo significativo na promoção do acesso à educação de qualidade.

Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, “a cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo e a única universidade pública de Santo Tomé e Príncipe é um compromisso conjunto com a educação, a investigação e o desenvolvimento, assente em seis pilares fundamentais: investigação, formação e docência; cooperação técnica, nomeadamente em matéria de execução de estudos e projetos científicos, pedagógicos, técnicos e/ou culturais nos domínios da sua especificidade projetos conjuntos; intercâmbio de pessoal docente e de estudantes de graduação e pós-graduação e, por fim, o intercâmbio de documentação e informação”.

Em Santo Tomé e Príncipe, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale reuniram também com os representantes políticos locais, nomeadamente os presidentes das Câmaras de Mé-Zóchi, de Cantagalo, de Lembá e de Lobata, com vista à assinatura de protocolos de colaboração que possam facilitar e apoiar os jovens estudantes na formalização de candidaturas entre os municípios de Santo Tomé e Príncipe e os concelhos do distrito de Viana do Castelo.

A ronda intensa de trabalhos naquele país africano contou, ainda, com visitas ao Instituto Superior de Ciências da Saúde Vítor Sá Machado, ao Instituto Superior de Educação e Comunicação e à Faculdade de Ciências e Tecnologias.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.