Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo e Universidade de Santo Tomé e Príncipe assinam protocolo

28 Dezembro, 2023 | 12:00
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo continua a estabelecer uma série de acordos de cooperação e parcerias estratégias, dando cumprimento à política de internacionalização da Instituição. Em Santo Tomé e Príncipe, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale, assinaram uma série de protocolos com a Universidade de Santo Tomé e Príncipe e os municípios da região. Os acordos assumem-se como um compromisso mútuo em promover a educação, a investigação e o desenvolvimento.

Inserido na sua política de internacionalização, o Politécnico de Viana do Castelo assinou um protocolo de cooperação com a Universidade de Santo Tomé e Príncipe. Trata-se de mais um momento significativo na procura pela excelência educacional e no fortalecimento dos laços entre Portugal e este país africano. Esta parceria não apenas simboliza a colaboração entre duas instituições de ensino superior, mas também representa um compromisso mútuo em promover a educação, a investigação e o desenvolvimento, através de atividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum.

A importância desse protocolo transcende fronteiras geográficas, atingindo diretamente a comunidade académica das duas instituições. O Politécnico de Viana do Castelo, conhecido pela sua qualidade académica e diversidade de cursos, oferecerá uma contribuição valiosa para o crescimento educacional em Santo Tomé e Príncipe. A troca de conhecimento, metodologias e experiências pedagógicas dará também contributos para enriquecer o ambiente de aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma formação mais abrangente e internacional.

Na Universidade de Santo Tomé e Príncipe, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale, foram recebidos pela reitora, Eurídice Helga Aguiar.

O intercâmbio de estudantes e docentes entre o IPVC e a Universidade de Santo Tomé e Príncipe irá também abrir novas perspetivas culturais e sociais, e a diversidade de experiências vividas no contexto académico irá promover a compreensão intercultural e o respeito pela diversidade, preparando os estudantes para enfrentar os desafios globais com uma mentalidade aberta e colaborativa.

A promoção da educação superior é um motor fundamental para o desenvolvimento sustentável, e a união de esforços entre o IPVC e a Universidade de Santo Tomé e Príncipe representa um passo significativo na promoção do acesso à educação de qualidade.

Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, “a cooperação entre o Politécnico de Viana do Castelo e a única universidade pública de Santo Tomé e Príncipe é um compromisso conjunto com a educação, a investigação e o desenvolvimento, assente em seis pilares fundamentais: investigação, formação e docência; cooperação técnica, nomeadamente em matéria de execução de estudos e projetos científicos, pedagógicos, técnicos e/ou culturais nos domínios da sua especificidade projetos conjuntos; intercâmbio de pessoal docente e de estudantes de graduação e pós-graduação e, por fim, o intercâmbio de documentação e informação”.

Em Santo Tomé e Príncipe, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale reuniram também com os representantes políticos locais, nomeadamente os presidentes das Câmaras de Mé-Zóchi, de Cantagalo, de Lembá e de Lobata, com vista à assinatura de protocolos de colaboração que possam facilitar e apoiar os jovens estudantes na formalização de candidaturas entre os municípios de Santo Tomé e Príncipe e os concelhos do distrito de Viana do Castelo.

A ronda intensa de trabalhos naquele país africano contou, ainda, com visitas ao Instituto Superior de Ciências da Saúde Vítor Sá Machado, ao Instituto Superior de Educação e Comunicação e à Faculdade de Ciências e Tecnologias.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo promove Curso de Suporte Básico de Vida com DAE

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.

Nacional 9 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo lança apelo desesperado por ajuda médica nas Redes Sociais

Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara orçamento recorde de 236 milhões para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.