O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) concluiu a segunda edição do programa de capacitação com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que decorreu ao longo das últimas duas semanas.
Esta ação de formação foi pensada para reforçar o intercâmbio de metodologias e práticas funcionais, sendo um reflexo do compromisso de ambas as instituições com a internacionalização e a troca de boas-práticas entre serviços.
Na sessão de encerramento, os colaboradores do IFRJ destacaram a experiência positiva vivida no IPVC. Entre os pontos mais valorizados, foi sublinhada a hospitalidade e a cordialidade com que foram recebidos pelos profissionais do Politécnico de Viana do Castelo, bem como o ambiente de colaboração que permeou as visitas a todas as unidades orgânicas da instituição.
Destacaram ainda a qualidade da educação e da formação oferecida, o foco no desenvolvimento pessoal e profissional e a forte ligação do IPVC com a comunidade externa e a região.
A vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, enfatizou a importância da continuidade no programa de capacitação e de partilha de boas-práticas entre serviços, sublinhando que a troca de experiências “fortalece os laços entre as duas instituições, além de contribuir para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da investigação.”

Durante a visita, a equipa do IFRJ teve a oportunidade de participar em reuniões, sessões de trabalho e visitas técnicas a diversas áreas, como gestão académica, inovação pedagógica e estratégias de comunicação, ajustadas aos seus perfis e expectativas.
Os objetivos da sessão de encerramento foram claros: promover a reflexão sobre as boas-práticas compartilhadas ao longo das duas últimas semanas, fortalecer os vínculos de colaboração e discutir novas oportunidades de parceria entre as duas instituições.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.