O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) concluiu a segunda edição do programa de capacitação com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que decorreu ao longo das últimas duas semanas.
Esta ação de formação foi pensada para reforçar o intercâmbio de metodologias e práticas funcionais, sendo um reflexo do compromisso de ambas as instituições com a internacionalização e a troca de boas-práticas entre serviços.
Na sessão de encerramento, os colaboradores do IFRJ destacaram a experiência positiva vivida no IPVC. Entre os pontos mais valorizados, foi sublinhada a hospitalidade e a cordialidade com que foram recebidos pelos profissionais do Politécnico de Viana do Castelo, bem como o ambiente de colaboração que permeou as visitas a todas as unidades orgânicas da instituição.
Destacaram ainda a qualidade da educação e da formação oferecida, o foco no desenvolvimento pessoal e profissional e a forte ligação do IPVC com a comunidade externa e a região.
A vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, enfatizou a importância da continuidade no programa de capacitação e de partilha de boas-práticas entre serviços, sublinhando que a troca de experiências “fortalece os laços entre as duas instituições, além de contribuir para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da investigação.”

Durante a visita, a equipa do IFRJ teve a oportunidade de participar em reuniões, sessões de trabalho e visitas técnicas a diversas áreas, como gestão académica, inovação pedagógica e estratégias de comunicação, ajustadas aos seus perfis e expectativas.
Os objetivos da sessão de encerramento foram claros: promover a reflexão sobre as boas-práticas compartilhadas ao longo das duas últimas semanas, fortalecer os vínculos de colaboração e discutir novas oportunidades de parceria entre as duas instituições.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.