O Politécnico de Viana do Castelo acolhe uma nova edição do programa de capacitação com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, recebendo, durante duas semanas, uma equipa de colaboradores brasileiros interessados nas metodologias e práticas que distinguem o IPVC.
Esta continuidade reforça o compromisso das duas instituições com a partilha de conhecimento e o intercâmbio de experiências no ensino superior.
Na sequência do sucesso da primeira edição do programa de capacitação, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe até ao próximo dia 22 de novembro, uma nova equipa de colaboradores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), reforçando o compromisso de cooperação internacional entre as duas instituições.
Esta edição permite aos visitantes, de diferentes departamentos, conhecer em detalhe as metodologias e os projetos que destacam o Politécnico de Viana do Castelo no panorama da educação superior em Portugal.
“A continuidade deste programa é reflexo do impacto positivo da primeira edição e da aposta estratégica do Politécnico de Viana do Castelo na partilha de conhecimento”, destaca a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale.
Ação de formação personalizada e crescimento através da internacionalização
Durante a visita, os colaboradores do IFRJ terão oportunidade de participar em workshops, sessões de trabalho e visitas técnicas a todas as Escolas Superiores do IPVC, que irão abranger áreas como gestão académica, inovação pedagógica e estratégias de comunicação. A diferença está nos perfis dos participantes, que trazem novos desafios e expectativas, proporcionando um programa ajustado às suas áreas de especialização.
“O crescimento através da internacionalização também se faz pela partilha de experiências e de boas-práticas. E é isso que estamos a fazer. Esta ação de capacitação não só fortalece os laços entre as duas instituições, mas também contribui para a melhoria contínua da qualidade do ensino, da forma de funcionamento e da investigação praticada”, acrescenta, ainda, Ana Paula Vale.
O IPVC reafirma, desta forma, o seu compromisso com a internacionalização e com a criação de uma rede de partilha de boas-práticas. Durante as duas semanas de formação, o IPVC abre as suas portas para uma imersão completa, com uma agenda que culmina numa sessão de encerramento, onde serão partilhadas as experiências adquiridas e debatidas as oportunidades de colaboração futura entre as duas instituições.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.