O Politécnico de Viana do Castelo acolhe uma nova edição do programa de capacitação com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, recebendo, durante duas semanas, uma equipa de colaboradores brasileiros interessados nas metodologias e práticas que distinguem o IPVC.
Esta continuidade reforça o compromisso das duas instituições com a partilha de conhecimento e o intercâmbio de experiências no ensino superior.
Na sequência do sucesso da primeira edição do programa de capacitação, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe até ao próximo dia 22 de novembro, uma nova equipa de colaboradores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), reforçando o compromisso de cooperação internacional entre as duas instituições.
Esta edição permite aos visitantes, de diferentes departamentos, conhecer em detalhe as metodologias e os projetos que destacam o Politécnico de Viana do Castelo no panorama da educação superior em Portugal.
“A continuidade deste programa é reflexo do impacto positivo da primeira edição e da aposta estratégica do Politécnico de Viana do Castelo na partilha de conhecimento”, destaca a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale.
Ação de formação personalizada e crescimento através da internacionalização
Durante a visita, os colaboradores do IFRJ terão oportunidade de participar em workshops, sessões de trabalho e visitas técnicas a todas as Escolas Superiores do IPVC, que irão abranger áreas como gestão académica, inovação pedagógica e estratégias de comunicação. A diferença está nos perfis dos participantes, que trazem novos desafios e expectativas, proporcionando um programa ajustado às suas áreas de especialização.
“O crescimento através da internacionalização também se faz pela partilha de experiências e de boas-práticas. E é isso que estamos a fazer. Esta ação de capacitação não só fortalece os laços entre as duas instituições, mas também contribui para a melhoria contínua da qualidade do ensino, da forma de funcionamento e da investigação praticada”, acrescenta, ainda, Ana Paula Vale.
O IPVC reafirma, desta forma, o seu compromisso com a internacionalização e com a criação de uma rede de partilha de boas-práticas. Durante as duas semanas de formação, o IPVC abre as suas portas para uma imersão completa, com uma agenda que culmina numa sessão de encerramento, onde serão partilhadas as experiências adquiridas e debatidas as oportunidades de colaboração futura entre as duas instituições.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.