O Politécnico de Viana do Castelo acolhe uma nova edição do programa de capacitação com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, recebendo, durante duas semanas, uma equipa de colaboradores brasileiros interessados nas metodologias e práticas que distinguem o IPVC.
Esta continuidade reforça o compromisso das duas instituições com a partilha de conhecimento e o intercâmbio de experiências no ensino superior.
Na sequência do sucesso da primeira edição do programa de capacitação, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe até ao próximo dia 22 de novembro, uma nova equipa de colaboradores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), reforçando o compromisso de cooperação internacional entre as duas instituições.
Esta edição permite aos visitantes, de diferentes departamentos, conhecer em detalhe as metodologias e os projetos que destacam o Politécnico de Viana do Castelo no panorama da educação superior em Portugal.
“A continuidade deste programa é reflexo do impacto positivo da primeira edição e da aposta estratégica do Politécnico de Viana do Castelo na partilha de conhecimento”, destaca a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale.
Ação de formação personalizada e crescimento através da internacionalização
Durante a visita, os colaboradores do IFRJ terão oportunidade de participar em workshops, sessões de trabalho e visitas técnicas a todas as Escolas Superiores do IPVC, que irão abranger áreas como gestão académica, inovação pedagógica e estratégias de comunicação. A diferença está nos perfis dos participantes, que trazem novos desafios e expectativas, proporcionando um programa ajustado às suas áreas de especialização.
“O crescimento através da internacionalização também se faz pela partilha de experiências e de boas-práticas. E é isso que estamos a fazer. Esta ação de capacitação não só fortalece os laços entre as duas instituições, mas também contribui para a melhoria contínua da qualidade do ensino, da forma de funcionamento e da investigação praticada”, acrescenta, ainda, Ana Paula Vale.
O IPVC reafirma, desta forma, o seu compromisso com a internacionalização e com a criação de uma rede de partilha de boas-práticas. Durante as duas semanas de formação, o IPVC abre as suas portas para uma imersão completa, com uma agenda que culmina numa sessão de encerramento, onde serão partilhadas as experiências adquiridas e debatidas as oportunidades de colaboração futura entre as duas instituições.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.