Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza novas bolsas e apoios a estudantes

5 Setembro, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

Como o objetivo de apoiar os estudantes com mais dificuldades económicas e premiar e promover o sucesso académico, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o leque de bolsas e apoios a atribuir aos seus estudantes.

Para o ano letivo 2024/25, o IPVC acrescenta a bolsa de apoio à aquisição de materiais pedagógicos, no âmbito do projeto Com.Sigo+, cofinanciada pelo PRR, e são também reforçadas as bolsas por mérito.

Apoiar os estudantes com mais dificuldades económicas e, simultaneamente, promover e premiar o sucesso académico. São estas as razões fundamentais por detrás das novas bolsas que o Politécnico de Viana do Castelo coloca à disposição dos seus estudantes no próximo ano letivo.

A bolsa de apoio à aquisição de materiais pedagógicos, que se insere no projeto do IPVC Com.Sigo+ Impulso Jovem – Programa de Promoção do Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, cofinanciado no âmbito do PRR, e a bolsa por mérito, paga diretamente pela DGES, juntam-se ao leque de apoios que o Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza aos seus estudantes, numa política centrada na promoção do ensino e no combate ao abandono e ao insucesso escolar.

A primeira bolsa destina-se a estudantes do IPVC matriculados no primeiro e pela primeira vez num CTeSP ou num curso de licenciatura.

São legíveis para esta bolsas, os estudantes que, tendo feito candidatura à bolsa de estudo da DGES, não tenham adquirido o estatuto de aluno bolseiro.

Quanto à bolsa por mérito, cujas regras técnicas foram alteradas, podem apresentar candidatura os estudantes de um CTeSP, de um curso de licenciatura ou de um curso de mestrado. O valor corresponde a cinco vezes o valor do Salário Mínimo Nacional em vigor no início do ano letivo.

Mas estes não são os únicos apoios destinados aos estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. À semelhança do que vem acontecendo, o IPVC volta a ter à disposição dos estudantes, para o ano letivo 2024/25, as Bolsas de Incentivo PRR-Baits.

Bolsa da Igualdade

De forma a promover a igualdade de género nas escolhas vocacionais, o Politécnico de Viana do Castelo criou as Bolsas de Igualdade, a atribuir, no primeiro ano letivo, às estudantes que optem por um curso de licenciatura em Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrónica, Engenharia Civil e do Ambiente e Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores. Ou ao estudante que opte por um curso de licenciatura em Educação Básica ou Enfermagem.

Bolsa Melhor PAP nas TIC

Para quem acaba de terminar o ensino secundário também há uma bolsa a atribuir ao estudante com a melhor PAP na área das TIC, proveniente de uma escola do Alto Minho e do ensino profissional.

Bolsas Estudantes Internacionais

Ainda no âmbito do PRR-Baits, o Politécnico de Viana do Castelo tem também ao dispor do estudante internacional uma bolsa de instalação, com a duração de três. O objetivo é auxiliar o aluno nas despesas relacionadas com o alojamento e alimentação.

Bolsas de Deslocação para Estágio

Por fim, a bolsa para deslocação para estágio destina-se a estudantes a frequentar um CTeSP ou um curso de licenciatura com menor capacidade económica e não beneficiários de bolsa de estudo da DGES que se encontrem a estagiar fora do local onde está instalada a Instituição de Ensino Superior que frequenta e a mais de 10 km de distância da residência.

Outros Apoios e Bolsas IPVC

A Bolsa de Apoio Social complementa outros apoios sociais que tenham sido disponibilizados direta ou indiretamente aos estudantes. Estas bolsas estão disponíveis para todos os alunos inscritos no IPVC.

Para beneficiar deste apoio, o aluno pode candidatar-se através da plataforma SASocial – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ipvc.pt) e referir a sua disponibilidade para colaborar nos serviços do IPVC. Em troca dos serviços prestados, os estudantes recebem um apoio financeiro. Trata-se de uma bolsa que tem de ser conciliada com a disponibilidade de horário do aluno.

Bolsas Fundação José Neves

Bolsas reembolsáveis para estudantes de CTeSP, mestrados e pós-graduações. O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement) e tem como objetivo apoiar os alunos no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina.

A Fundação José Neves paga diretamente à instituição de ensino e esse investimento só é reembolsado se e quando o aluno atingir as condições para o fazer de forma sustentada.

Estas informações não dispensam a consulta dos respetivos regulamentos, disponíveis em https://www.ipvc.pt/sas/.

No âmbito do projeto Com.Sigo+ Impulso Jovem, cofinanciado pelo PRR, o Politécnico de Viana do Castelo coloca em ação outras iniciativas de promoção do sucesso académico e de combate ao abandono escolar, através de mentorias, tutorias ou mediação para o sucesso.

Entretanto, todos os estudantes deverão também estar atentos às redes sociais dos Municípios de onde são naturais/residentes, uma vez que há cada vez mais autarquias a atribuir bolsas de estudo a estudantes que ingressem no ensino superior. A título de exemplo, o Município de Viana do Castelo costuma atribuir bolsas de estudo: o ano passado foram 20, sendo que 25% foram destinadas a estudantes que ingressaram no IPVC.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Novembro, 2025

Viana do Castelo abre inscrições para Mercado de Natal

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.

Internacional 15 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo reforça parceria estratégica com Instituto Federal do Paraná

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.

Regional 15 Novembro, 2025

Monção lança 5.ª edição do programa “Cuidar de Quem Cuida”

A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.

Regional 15 Novembro, 2025

Ministro desafia CCDR-N em Ponte da Barca a encontrar soluções contra incêndios florestais

O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.

Cultura 15 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo reforça aposta na acessibilidade e inclusão

De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.

Desporto 15 Novembro, 2025

Juventude Viana defronta Sobreira em busca da sétima vitória consecutiva

A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.

Regional 15 Novembro, 2025

Rádio Valdevez sofre interrupção temporária na emissão devido ao mau tempo

A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.