O e-MARC pretende capacitar técnicos desportivos de ferramentas que lhes permitam uma melhor atuação em campos tão diversos como estatística no desporto e análise de rendimento, desporto adaptado a públicos infantojuvenis ou pedagogia no desporto. A plataforma está acessível online e de forma gratuita.
A especialização e a capacitação de técnicos desportivos em áreas tão diversas como estatística no desporto e análise do rendimento, avaliação e controlo do treino ou desporto para as populações infantojuvenis agora é possível à distância, de forma simples e gratuita.
O projeto e-MARC, coordenado por Filipe Clemente, docente do Politécnico de Viana do Castelo, comporta dez cursos online e funciona de forma assíncrona, podendo o formando fazer o seu curso ao próprio ritmo e de acordo com a disponibilidade que tiver. Os cursos estão disponíveis gratuitamente em https://learning.e-marc.eu/.
Filipe Clemente fala de um projeto que pretende “capacitar os técnicos desportivos para áreas diversas e cruciais”, que vão desde a estatística no desporto e a análise do rendimento, à biomecânica no treino desportivo, passando pela avaliação e o controlo do treino, a monitorização do bem-estar, o desporto para públicos infantojuvenis, a pedagogia no desporto e o exercício e saúde.
“Cada curso apresenta conteúdos teóricos e teórico-práticos, pretendendo-se fornecer as melhores bases técnico-científicas aos treinadores que se pretendam especializar ao seu ritmo e em qualquer local”, acrescenta o docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC).
O projeto conta com a Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores, a Universidade de Brasov (Roménia) e a Escuela Municipal de Deportes de Villanueva del Arzobispo (Espanha) como entidade parceiras.
O e-MARC – Electronic monitoring and assessment resources for coaching: digital empowerment of sport coaches – assume-se como um projeto que visa aumentar as competências digitais dos treinadores, fomentando, simultaneamente, a utilização de novas tecnologias com vista à recolha, armazenamento e tratamento dos dados associados ao desempenho desportivo, potenciando, ainda, a partilha de experiência entre pares.
O projeto combina, ainda, as melhores abordagens práticas com a melhor evidência científica, potenciando a conversão de conhecimento dos treinadores em práticas regulares que favoreçam uma prescrição do exercício do treino adequado e ajustado.
Através da plataforma e-MARC analytics lab (https://lab.e-marc.eu/), os técnicos poderão organizar os dados recolhidos em contexto de treino e jogo e gerir as respostas dos atletas.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.