Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens a descobrir e documentar o Caminho de Santiago

14 Junho, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.

Totalmente gratuito, o PEGADAS combina formação online, divida em quatro módulos dedicados à Digitalização, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Pensamento Crítico, com expedições de cinco dias no Caminho de Santiago, lado a lado com outros jovens da Galiza e de Portugal.

Durante cada expedição, os participantes têm acesso gratuito a alojamento, transporte, equipamento, atividades culturais e formação prática no terreno. Ao longo do percurso, são ainda desafiados a documentar a sua experiência e aprendizagens através da produção de curtas-metragens, promovendo a partilha de vivências e a valorização do Caminho enquanto motor de desenvolvimento socioeconómico e cultural.

O objetivo do projeto passa por desenvolver competências pessoais e profissionais que potenciem a empregabilidade dos jovens num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. No terreno, o PEGADAS irá envolver 120 jovens, distribuídos por 12 expedições, a decorrer até setembro.

O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e resulta de uma parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo, a CIM do Alto Minho, a Universidade de Santiago de Compostela e o Politécnico do Porto, assim como do Clúster da Comunicación de Galicia e a Femxa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 31 Julho, 2025

TGV liga Porto a Lisboa a partir de 2032

A Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, formalizaram na terça-feira o contrato de concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade que ligará o Porto (Campanhã) a Oiã.

Regional 31 Julho, 2025

Quatro aldeias de Ponte da Barca foram evacuadas

Cerca de 150 habitantes de quatro aldeias de Ponte da Barca foram retiradas das suas habitações, por razões de segurança, face à proximidade das chamas do incêndio que deflagra, desde sábado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Regional 31 Julho, 2025

Grupo Etnográfico de Castelo de Neiva representa Portugal em festival na Alemanha

O Grupo Etnográfico de Castelo de Neiva foi convidado a participar na XXXII edição do Europäisches Folklore Festival, em Hamburgo, Alemanha. O festival decorre até 2 de agosto, na cidade de Neustadt.

Regional 30 Julho, 2025

O Legado de Pina Bausch em Viana do Castelo

Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.

Regional 30 Julho, 2025

Jovens de Vila Nova de Cerveira participam no Jubileu dos Jovens em Roma

Dois grupos de jovens do concelho de Vila Nova de Cerveira – 'Amici Christi' de Campos, Cornes, Nogueira e Sapardos e 'Luz e Vida' de Candemil, Covas, Gondar e Mentrestido - já se encontram em Roma para participar no Jubileu dos Jovens, um dos maiores encontros internacionais da juventude católica.

Nacional 30 Julho, 2025

Associação Portuguesa de Fertilidade preocupada com “diminuição do peso e da importância” da educação sexual

A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".

Regional 30 Julho, 2025

Revista “A Falar de Viana” recorda reabertura da Ponte Eiffel em 1925

A edição de 2025 da revista “A Falar de Viana” destaca, entre outros temas, a reabertura da  Ponte Eiffel em 1925, após três anos de encerramento ao trânsito para obras de reparação. O  momento coincidiu com os dias que antecederam as Festas de Nossa Senhora d’Agonia, e foi  celebrado com entusiasmo pela população, tanto na ponte como no rio.