O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.
Totalmente gratuito, o PEGADAS combina formação online, divida em quatro módulos dedicados à Digitalização, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Pensamento Crítico, com expedições de cinco dias no Caminho de Santiago, lado a lado com outros jovens da Galiza e de Portugal.
Durante cada expedição, os participantes têm acesso gratuito a alojamento, transporte, equipamento, atividades culturais e formação prática no terreno. Ao longo do percurso, são ainda desafiados a documentar a sua experiência e aprendizagens através da produção de curtas-metragens, promovendo a partilha de vivências e a valorização do Caminho enquanto motor de desenvolvimento socioeconómico e cultural.
O objetivo do projeto passa por desenvolver competências pessoais e profissionais que potenciem a empregabilidade dos jovens num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. No terreno, o PEGADAS irá envolver 120 jovens, distribuídos por 12 expedições, a decorrer até setembro.
O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e resulta de uma parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo, a CIM do Alto Minho, a Universidade de Santiago de Compostela e o Politécnico do Porto, assim como do Clúster da Comunicación de Galicia e a Femxa.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, formalizaram na terça-feira o contrato de concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade que ligará o Porto (Campanhã) a Oiã.
Cerca de 150 habitantes de quatro aldeias de Ponte da Barca foram retiradas das suas habitações, por razões de segurança, face à proximidade das chamas do incêndio que deflagra, desde sábado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O Grupo Etnográfico de Castelo de Neiva foi convidado a participar na XXXII edição do Europäisches Folklore Festival, em Hamburgo, Alemanha. O festival decorre até 2 de agosto, na cidade de Neustadt.
Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.
Dois grupos de jovens do concelho de Vila Nova de Cerveira – 'Amici Christi' de Campos, Cornes, Nogueira e Sapardos e 'Luz e Vida' de Candemil, Covas, Gondar e Mentrestido - já se encontram em Roma para participar no Jubileu dos Jovens, um dos maiores encontros internacionais da juventude católica.
A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".
A edição de 2025 da revista “A Falar de Viana” destaca, entre outros temas, a reabertura da Ponte Eiffel em 1925, após três anos de encerramento ao trânsito para obras de reparação. O momento coincidiu com os dias que antecederam as Festas de Nossa Senhora d’Agonia, e foi celebrado com entusiasmo pela população, tanto na ponte como no rio.