O IPVC continua a ganhar destaque a nível global ao subir no prestigiado Times Higher Education World University Rankings 2025, que avalia mais de duas mil Instituições de Ensino Superior em todo o mundo. A excelência, o impacto e o volume da investigação produzida e a forte internacionalização da instituição foram os fatores-chave que contribuíram para esta melhoria.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) continua a marcar presença entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo, ao subir no prestigiado Times Higher Education World University Rankings 2025. Este ranking, que classifica mais de duas mil Instituições de Ensino Superior a nível global, realça a excelência e o impacto da investigação, o volume de pesquisas realizados, bem como a forte internacionalização do IPVC como os principais fatores de crescimento.
Reconhecido como um dos mais conceituados rankings do Ensino Superior, o THE World University Rankings avalia as instituições com base em 18 indicadores de desempenho, distribuídos por cinco áreas-chave:
Na edição de 2025, o IPVC destacou-se particularmente nos indicadores de qualidade da investigação, que registou um crescimento notável, subindo de 35,4 pontos em 2023 para 41,7. O volume de investigação também apresentou uma evolução significativa, passando de 9,6 para 15,4 pontos. A internacionalização mantém-se como um dos pilares fundamentais, com uma pontuação estável de 44,0, comparada aos 44,1 do ano anterior.
Nos outros indicadores, o IPVC continua a progredir: na relação com a indústria subiu de 18,7 para 19,3 pontos, e na qualidade do ensino, passou de 13,0 para 13,1 pontos, demonstrando o compromisso da instituição em melhorar continuamente a formação dos seus estudantes.
Apenas 18 instituições portuguesas no ranking
Em Portugal, apenas 18 Instituições de Ensino Superior integram o ranking THE WUR 2025, distribuídas por 14 universidades, três politécnicos e uma Escola Superior de Enfermagem.
O Politécnico de Viana do Castelo reafirma o seu compromisso com a qualidade, apostando fortemente na investigação, na inovação e no fortalecimento das suas redes internacionais.
Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, sublinha que a estratégia da instituição passa por continuar “a fortalecer e expandir as redes internacionais, impulsionar projetos de investigação e inovação, e reforçar a posição do IPVC no Espaço Europeu de Ensino Superior.” Este posicionamento é complementado pela aposta na Inovação Pedagógica, que inclui a flexibilidade curricular, os estágios curriculares, o contacto direto com a investigação e a implementação de novas abordagens pedagógicas.

O IPVC, que tem um dos menores números de estudantes entre as instituições portuguesas no ranking, reforça a sua posição como um dos exemplos nacionais em que a relação qualidade/quantidade é amplamente reconhecida e valorizada a nível internacional.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.