O IPVC continua a ganhar destaque a nível global ao subir no prestigiado Times Higher Education World University Rankings 2025, que avalia mais de duas mil Instituições de Ensino Superior em todo o mundo. A excelência, o impacto e o volume da investigação produzida e a forte internacionalização da instituição foram os fatores-chave que contribuíram para esta melhoria.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) continua a marcar presença entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo, ao subir no prestigiado Times Higher Education World University Rankings 2025. Este ranking, que classifica mais de duas mil Instituições de Ensino Superior a nível global, realça a excelência e o impacto da investigação, o volume de pesquisas realizados, bem como a forte internacionalização do IPVC como os principais fatores de crescimento.
Reconhecido como um dos mais conceituados rankings do Ensino Superior, o THE World University Rankings avalia as instituições com base em 18 indicadores de desempenho, distribuídos por cinco áreas-chave:
Na edição de 2025, o IPVC destacou-se particularmente nos indicadores de qualidade da investigação, que registou um crescimento notável, subindo de 35,4 pontos em 2023 para 41,7. O volume de investigação também apresentou uma evolução significativa, passando de 9,6 para 15,4 pontos. A internacionalização mantém-se como um dos pilares fundamentais, com uma pontuação estável de 44,0, comparada aos 44,1 do ano anterior.
Nos outros indicadores, o IPVC continua a progredir: na relação com a indústria subiu de 18,7 para 19,3 pontos, e na qualidade do ensino, passou de 13,0 para 13,1 pontos, demonstrando o compromisso da instituição em melhorar continuamente a formação dos seus estudantes.
Apenas 18 instituições portuguesas no ranking
Em Portugal, apenas 18 Instituições de Ensino Superior integram o ranking THE WUR 2025, distribuídas por 14 universidades, três politécnicos e uma Escola Superior de Enfermagem.
O Politécnico de Viana do Castelo reafirma o seu compromisso com a qualidade, apostando fortemente na investigação, na inovação e no fortalecimento das suas redes internacionais.
Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, sublinha que a estratégia da instituição passa por continuar “a fortalecer e expandir as redes internacionais, impulsionar projetos de investigação e inovação, e reforçar a posição do IPVC no Espaço Europeu de Ensino Superior.” Este posicionamento é complementado pela aposta na Inovação Pedagógica, que inclui a flexibilidade curricular, os estágios curriculares, o contacto direto com a investigação e a implementação de novas abordagens pedagógicas.

O IPVC, que tem um dos menores números de estudantes entre as instituições portuguesas no ranking, reforça a sua posição como um dos exemplos nacionais em que a relação qualidade/quantidade é amplamente reconhecida e valorizada a nível internacional.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.