O Politécnico de Viana do Castelo conquistou o terceiro lugar no Festival Nacional de Robótica, naquela que foi a sua primeira participação no evento e que mobilizou estudantes dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática em Engenharia Mecatrónica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
Com o objetivo de promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as diferentes aplicações na área da robótica, o Politécnico de Viana do Castelo apresentou-se em competição com a equipa do Núcleo de Robótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), criada em conjunto com a Unidade de Investigação ADiT-Lab.
O grupo ESTG-IPVC| ADiT-Lab participou na prova Robot@Factory Lite. Tratou-se de “uma competição que pretendia simular um robot autónomo, capaz de transportar diversos contentores entre armazéns e máquinas de processamento, o mais rapidamente possível e com o menor número de erros”, explicou Pedro Miguel Moreira, docente dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia.
Com o terceiro lugar conquistado, Pedro Miguel Moreira faz um balanço “extremamente positivo”. Mas não foi apenas o resultado que esteve em destaque. O docente do Politécnico de Viana do Castelo destaca também todo o processo preparativo, incluindo a construção e a programação do robot, o que originou uma partilha positiva de conhecimentos e de experiências entre toda a equipa. “A competição foi muito disputada e permitiu conhecer abordagens diferentes, implementar melhorias e robustecer o desempenho para cada prova disputada”, acrescenta Pedro Miguel Moreira.
A equipa do Politécnico de Viana do Castelo é constituída pelos estudantes João Martinho Ramos, Gonçalo Caselhas e Filipe Ferreira (do curso de Licenciatura em Engenharia Informática) e Napame Sá de Pina (do curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica), coordenados pelos docentes Pedro Castro e Pedro Miguel Moreira.
O Festival Nacional de Robótica decorreu no início deste mês, em Paredes de Coura e foi promovida pela EPRAMI e pela Sociedade Portuguesa de Robótica, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e da Câmara Municipal de Paredes de Coura.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.