O Politécnico de Viana do Castelo conquistou o terceiro lugar no Festival Nacional de Robótica, naquela que foi a sua primeira participação no evento e que mobilizou estudantes dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática em Engenharia Mecatrónica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
Com o objetivo de promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as diferentes aplicações na área da robótica, o Politécnico de Viana do Castelo apresentou-se em competição com a equipa do Núcleo de Robótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), criada em conjunto com a Unidade de Investigação ADiT-Lab.
O grupo ESTG-IPVC| ADiT-Lab participou na prova Robot@Factory Lite. Tratou-se de “uma competição que pretendia simular um robot autónomo, capaz de transportar diversos contentores entre armazéns e máquinas de processamento, o mais rapidamente possível e com o menor número de erros”, explicou Pedro Miguel Moreira, docente dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia.
Com o terceiro lugar conquistado, Pedro Miguel Moreira faz um balanço “extremamente positivo”. Mas não foi apenas o resultado que esteve em destaque. O docente do Politécnico de Viana do Castelo destaca também todo o processo preparativo, incluindo a construção e a programação do robot, o que originou uma partilha positiva de conhecimentos e de experiências entre toda a equipa. “A competição foi muito disputada e permitiu conhecer abordagens diferentes, implementar melhorias e robustecer o desempenho para cada prova disputada”, acrescenta Pedro Miguel Moreira.
A equipa do Politécnico de Viana do Castelo é constituída pelos estudantes João Martinho Ramos, Gonçalo Caselhas e Filipe Ferreira (do curso de Licenciatura em Engenharia Informática) e Napame Sá de Pina (do curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica), coordenados pelos docentes Pedro Castro e Pedro Miguel Moreira.
O Festival Nacional de Robótica decorreu no início deste mês, em Paredes de Coura e foi promovida pela EPRAMI e pela Sociedade Portuguesa de Robótica, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e da Câmara Municipal de Paredes de Coura.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.