O Politécnico de Viana do Castelo conquistou o terceiro lugar no Festival Nacional de Robótica, naquela que foi a sua primeira participação no evento e que mobilizou estudantes dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática em Engenharia Mecatrónica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
Com o objetivo de promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as diferentes aplicações na área da robótica, o Politécnico de Viana do Castelo apresentou-se em competição com a equipa do Núcleo de Robótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), criada em conjunto com a Unidade de Investigação ADiT-Lab.
O grupo ESTG-IPVC| ADiT-Lab participou na prova Robot@Factory Lite. Tratou-se de “uma competição que pretendia simular um robot autónomo, capaz de transportar diversos contentores entre armazéns e máquinas de processamento, o mais rapidamente possível e com o menor número de erros”, explicou Pedro Miguel Moreira, docente dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia.
Com o terceiro lugar conquistado, Pedro Miguel Moreira faz um balanço “extremamente positivo”. Mas não foi apenas o resultado que esteve em destaque. O docente do Politécnico de Viana do Castelo destaca também todo o processo preparativo, incluindo a construção e a programação do robot, o que originou uma partilha positiva de conhecimentos e de experiências entre toda a equipa. “A competição foi muito disputada e permitiu conhecer abordagens diferentes, implementar melhorias e robustecer o desempenho para cada prova disputada”, acrescenta Pedro Miguel Moreira.
A equipa do Politécnico de Viana do Castelo é constituída pelos estudantes João Martinho Ramos, Gonçalo Caselhas e Filipe Ferreira (do curso de Licenciatura em Engenharia Informática) e Napame Sá de Pina (do curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica), coordenados pelos docentes Pedro Castro e Pedro Miguel Moreira.
O Festival Nacional de Robótica decorreu no início deste mês, em Paredes de Coura e foi promovida pela EPRAMI e pela Sociedade Portuguesa de Robótica, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e da Câmara Municipal de Paredes de Coura.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.