O Politécnico de Viana do Castelo tem abertas, até 28 de fevereiro, as candidaturas para a pós-graduação em Tecnologia e Inovação em Vidro. Esta formação, ministrada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, destina-se a profissionais e licenciados que queiram aprofundar conhecimentos sobre processos, design e inovação na indústria vidreira.
O setor do vidro está em constante evolução, exigindo profissionais qualificados para responder aos desafios da inovação e da sustentabilidade. Foi a pensar nisso que o Politécnico de Viana do Castelo criou a pós-graduação de Tecnologia e Inovação em Vidro, uma formação diferenciadora que alia conhecimento técnico, design e desenvolvimento sustentável.
A pós-graduação tem a duração de um semestre e irá funcionar em regime pós-laboral e b-learning, combinando aulas online e presenciais, o que irá permitir a conciliação com a atividade profissional.
Esta formação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) surge em parceria com a empresa COVIPOR – Companhia Vidreira do Porto, LDA., e tem como objetivos principais formar e/ou reforçar conhecimentos de profissionais da indústria vidreira, respondendo aos novos desafios do setor, nomeadamente em:
As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro em https://candidaturas.ipvc.pt. A formação irá decorrer entre os meses de março e julho.
Mais informações na página do curso, possível de aceder em https://www.ipvc.pt/cursos/tecnologia-e-inovacao-em-vidro/.
Com esta nova aposta formativa, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de competências especializadas no setor vidreiro.
A pós-graduação de Tecnologia e Inovação em Vidro decorre no âmbito do PRR-BDA.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.