O Politécnico de Viana do Castelo tem abertas, até 28 de fevereiro, as candidaturas para a pós-graduação em Tecnologia e Inovação em Vidro. Esta formação, ministrada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, destina-se a profissionais e licenciados que queiram aprofundar conhecimentos sobre processos, design e inovação na indústria vidreira.
O setor do vidro está em constante evolução, exigindo profissionais qualificados para responder aos desafios da inovação e da sustentabilidade. Foi a pensar nisso que o Politécnico de Viana do Castelo criou a pós-graduação de Tecnologia e Inovação em Vidro, uma formação diferenciadora que alia conhecimento técnico, design e desenvolvimento sustentável.
A pós-graduação tem a duração de um semestre e irá funcionar em regime pós-laboral e b-learning, combinando aulas online e presenciais, o que irá permitir a conciliação com a atividade profissional.
Esta formação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) surge em parceria com a empresa COVIPOR – Companhia Vidreira do Porto, LDA., e tem como objetivos principais formar e/ou reforçar conhecimentos de profissionais da indústria vidreira, respondendo aos novos desafios do setor, nomeadamente em:
As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro em https://candidaturas.ipvc.pt. A formação irá decorrer entre os meses de março e julho.
Mais informações na página do curso, possível de aceder em https://www.ipvc.pt/cursos/tecnologia-e-inovacao-em-vidro/.
Com esta nova aposta formativa, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de competências especializadas no setor vidreiro.
A pós-graduação de Tecnologia e Inovação em Vidro decorre no âmbito do PRR-BDA.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.
O Centro de Saúde de Melgaço está a passar por obras de reabilitação e ampliação, numa intervenção que visa modernizar as instalações e melhorar a capacidade de atendimento à população do concelho.
Viana do Castelo vai viver um fim de semana dedicado à dança com o Festival de Dança de Viana do Castelo, que decorre entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda, no Centro Cultural de Viana do Castelo (nos dias de espetáculo) e na plataforma bol.pt.
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.
O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.