O Politécnico de Viana do Castelo tem abertas, até 28 de fevereiro, as candidaturas para a pós-graduação em Tecnologia e Inovação em Vidro. Esta formação, ministrada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, destina-se a profissionais e licenciados que queiram aprofundar conhecimentos sobre processos, design e inovação na indústria vidreira.
O setor do vidro está em constante evolução, exigindo profissionais qualificados para responder aos desafios da inovação e da sustentabilidade. Foi a pensar nisso que o Politécnico de Viana do Castelo criou a pós-graduação de Tecnologia e Inovação em Vidro, uma formação diferenciadora que alia conhecimento técnico, design e desenvolvimento sustentável.
A pós-graduação tem a duração de um semestre e irá funcionar em regime pós-laboral e b-learning, combinando aulas online e presenciais, o que irá permitir a conciliação com a atividade profissional.
Esta formação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) surge em parceria com a empresa COVIPOR – Companhia Vidreira do Porto, LDA., e tem como objetivos principais formar e/ou reforçar conhecimentos de profissionais da indústria vidreira, respondendo aos novos desafios do setor, nomeadamente em:
As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro em https://candidaturas.ipvc.pt. A formação irá decorrer entre os meses de março e julho.
Mais informações na página do curso, possível de aceder em https://www.ipvc.pt/cursos/tecnologia-e-inovacao-em-vidro/.
Com esta nova aposta formativa, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de competências especializadas no setor vidreiro.
A pós-graduação de Tecnologia e Inovação em Vidro decorre no âmbito do PRR-BDA.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.