Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo celebra 39 Anos com visão clara e raízes no território

16 Maio, 2025 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
5 min. leitura

A celebração dos 39 anos do Politécnico de Viana do Castelo fez do presente uma afirmação clara de mudança e do futuro um compromisso partilhado. Na sessão solene desta quinta-feira, marcada por intervenções que cruzaram ambição, responsabilidade e visão estratégica, a instituição reforçou o papel transformador que quer continuar a assumir no território e no ensino superior.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, destacou a “transformação profunda” e o caminho sólido que a instituição tem vivido nos últimos anos, apontando o olhar para o futuro com confiança, compromisso e ambição. “Celebramos 39 anos de um percurso que honra o passado, transforma o presente e prepara o futuro com responsabilidade. Vivemos uma mudança estrutural e cultural que não se mede apenas em números, mas sim na forma como ensinamos, investigamos e nos relacionamos com a sociedade”, afirmou Carlos Rodrigues na sessão comemorativa, que decorreu no Auditório Professor Lima de Carvalho, no Serviços Centrais e de Apoio à Presidência do IPVC.

Num discurso centrado em resultados e visão estratégica, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo sublinhou a aposta na qualidade pedagógica, na investigação aplicada, na internacionalização e na sustentabilidade. Deu como exemplo a criação da SUNRISE, universidade europeia na qual o IPVC está integrado, a criação do centro EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, a aposta nas novas tecnologias em ambiente académico e os mais de 450 artigos científicos publicados só em 2024. “Somos hoje um Politécnico mais digital, mais sustentável e mais global. Mas o mais importante é que somos uma instituição mais humana, centrada nas pessoas. É nas pessoas que está a força do que fazemos”, frisou Carlos Rodrigues.

Também a ligação ao território mereceu destaque no discurso do presidente do IPVC, que aproveitou o momento de celebração do 39.º aniversário da instituição para fazer um balanço do atual meio mandato já cumprido. Carlos Rodrigues reafirmou o compromisso do IPVC com o Alto Minho e as suas comunidades, garantindo que a missão do Politécnico de Viana do Castelo continuará a ser servir a região com conhecimento, inovação e inclusão.

“Um ativo com voz, visão e propostas” | afirma a presidente do Conselho Geral do IPVC, Rosário Barros

Na abertura da cerimónia, Rosário Barros, presidente do Conselho Geral, aproveitou a sua última intervenção no cargo para elogiar a evolução da instituição e o seu impacto transformador: “Este é um espaço de conhecimento e liberdade, mas também de construção coletiva. Temos a responsabilidade de continuar a ser um ativo com voz, com visão e com propostas.”

Apelou ainda ao reforço do envolvimento da comunidade académica nas decisões estratégicas e sublinhou o papel do Politécnico na promoção da coesão territorial e do progresso social. “Os valores que sustentam esta casa permanecem: a integridade, a qualidade, a inclusão, a responsabilidade social, a proximidade com o território e o compromisso com o futuro.” Rosário Barros encerrou dizendo que o IPVC continua a ser “um motor de justiça social, de mobilidade, de reconhecimento e de democracia.”

“O maior contributo do IPVC é o impacto gerado em cada aluno e nas suas famílias” | destaca o vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino

Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, deixou palavras de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo IPVC ao longo de quase quatro décadas: “Nestes momentos de celebração reconhecemos o lastro feito e perspetivamos o que pretendemos para o futuro. O IPVC mantém um compromisso com a educação de qualidade, atento aos desafios do mercado de trabalho, da comunidade, da região, do país e do mundo. A aposta na inovação, na investigação nas diferentes áreas do conhecimento é um desiderato importante. É urgente continuar a acrescentar valor no território e o Politécnico tem sido um motor de desenvolvimento para toda a região.

Destacando a “relação de confiança” entre o município e a instituição, Manuel Vitorino reforçou o papel do IPVC como agente ativo na inovação regional. “O maior contributo do IPVC é o impacto gerado em cada aluno, nas suas famílias, nos contributos tangíveis e intangíveis para o projeto pessoal de vida de cada estudante que tem passado pelo IPVC, naturalmente aumentando as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e a profissões mais qualificadas e, por isso, mais bem remuneradas.”

“O IPVC é um espaço de crescimento e cidadania” | realça o presidente da Federação Académica do IPVC, Henrique Maciel

Henrique Maciel, presidente da Federação Académica do IPVC, usou da palavra para representar os estudantes, descrevendo o Politécnico de Viana do Castelo como um espaço onde crescem competências e valores: “Aqui aprendemos, criamos laços e formamos a nossa visão do mundo. É um espaço de crescimento, mas também de cidadania.” Apelando à valorização da voz dos estudantes nos processos decisivos, agradeceu o esforço coletivo da comunidade educativa. “Sabemos que o futuro do ensino superior exige diálogo, visão estratégica e trabalho colaborativo. E é por isso que a Federação Académica reforça a sua total disponibilidade para continuar a ser parte ativa deste percurso com espírito crítico, mas sempre construtivo, com ambição, mas com responsabilidade.”

Prémio de Melhor Classificação de Ingresso, Prémios de Mérito a Estudantes e Prémios de Reconhecimento de Carreira

A cerimónia de aniversário encerrou com a atribuição dos Prémios de Inovação Pedagógica, Bolsas de Mérito, Bolas de Incentivo PRR Baits  sub-representação de género, Prémio da Melhor Classificação de Ingresso, Prémios de Mérito a Estudantes da Instituição – Prémio Axis Viana Business & Spa, Prémio DomusVi Villa Carolina, Prémio Pingo Doce, Prémio Royal Canin, Prémio Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Prémio Ordem dos Engenheiros Técnicos, Prémio BorgWarner, Prémio AGEPOR, Prémio Cadem e Prémio Corticeira Amorim. Foram também entregues Prémios de Reconhecimento de Carreira a pessoal docente e não docente com 15, 25 e 35 anos de serviço, assim como aos aposentados.

O dia ficou preenchido com a atuação da Hinoportuna, a Tuna Académica do IPVC, e do Coro Académico, que é maioritariamente constituído por elementos da Academia Sénior do IPVC, que cantou os parabéns à instituição.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 5 Julho, 2025

Centenas de pessoas acompanharam funeral de Diogo Jota e André Silva

Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.

Regional 5 Julho, 2025

Caminha: Contentores do Mercado provisório ganham nova vida ao serviço de associações do concelho

A Câmara Municipal de Caminha vai dar uma nova utilidade aos contentores que serviram como mercado provisório durante a construção do novo Mercado Municipal.

Nacional 5 Julho, 2025

Polícia de Segurança Pública celebrou 158.º Aniversário

No passado dia 2 de julho, foram celebrados 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses. A História da Polícia de Segurança Pública remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.

Regional 5 Julho, 2025

‘Murmúrio’: Espetáculo comunitário para assistir em Paredes de Coura

A partir de uma criação e texto de Gonçalo Fonseca nasce o espetáculo comunitário 'Murmúrio', que vai ser apresentado ao final da tarde deste sábado e domingo, 5 e 6 de junho, pelas 18h00, no Monte de São Silvestre, em Paredes de Coura, com a participação de pessoas da comunidade, o coro Couração e com entrada livre.

Regional 5 Julho, 2025

CIM Alto Minho promove sessão pública sobre oportunidades de financiamento do Programa Mar 2030

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, na próxima terça-feira 8 de julho, pelas 16h00, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, uma sessão pública de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito da 3.ª Prioridade do Programa Mar 2030, com especial destaque para os avisos lançados pelo Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Litoral Norte.

Regional 5 Julho, 2025

Mural de 16 metros criado por estudantes do IPVC inspira o imaginário de dezenas de crianças

Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.

Regional 5 Julho, 2025

Jovem detido na A3 por conduzir em contramão e com taxa de álcool de 1,59

Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).