O Politécnico de Viana do Castelo celebra, esta quarta-feira, 38 anos de dedicação à formação superior de qualidade, reforçando o seu papel crucial no desenvolvimento regional e nacional.
Com uma trajetória marcada pela excelência académica, o Politécnico de Viana do Castelo continua a investir no crescimento e na inovação, respondendo às principais necessidades dos seus estudantes e do tecido empresarial da região em que está inserido.
Desde a sua fundação, em 1986, o Politécnico de Viana do Castelo tem-se destacado por uma oferta formativa de elevada qualidade, alinhada com as exigências do mercado de trabalho. Dos CTeSP às licenciaturas e dos mestrados às pós-graduações, sem esquecer um conjunto considerável de ações de curta duração, o IPVC celebra um passado pautado pelo rigor, pelo amadurecimento e pela excelência da sua formação, com os olhos postos no futuro e nos desafios que o ensino superior atravessa, nomeadamente com uma aposta feita na inovação pedagógica, com a integração de novas tecnologias e metodologias de ensino, capazes de potenciar uma aprendizagem ativa e alinhada com o conceito de aprendizagem ao longo da vida, e com uma política centrada no combate ao insucesso e ao abandono académico.
E é a pensar em dar resposta a uma comunidade académica com necessidades e anseios, mas também posicionando-se na linha da frente em diversas matérias, o Politécnico de Viana do Castelo deu, recentemente, passos fundamentais na resposta à melhoria efetiva das condições oferecidas à comunidade académica, com a criação de residências para os seus estudantes. Em Valença, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o Politécnico lançou a primeira pedra para a criação da primeira residência e, na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), inaugurou, ainda este mês, um espaço com capacidade para 21 camas. Brevemente, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) irão começar as obras para a criação de uma residência com 400 camas, assim como a renovação da residência no Centro Académico.
Prémio de Melhor Classificação de Ingresso, Prémios de Mérito a Estudantes e Prémios de Reconhecimento de Carreira
A cerimónia do 38.º aniversário começa às 15h, com um momento musical, protagonizado pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, seguindo-se as intervenções da presidente do Conselho Geral, Rosário Barros, do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do presidente da Federação Académica do IPVC, Henrique Maciel.
Ainda no âmbito das comemorações do 38.º aniversário do IPVC, serão entregues Prémios de Inovação Pedagógica, Bolsas de Mérito, Bolas de Incentivo PRR Baits sub-representação de género, Prémio de Melhor Classificação de Ingresso, Prémios de Mérito a Estudantes da Instituição – Prémio Axis Viana Business & Spa, Prémio DomusVi Villa Carolina, Prémio Pingo Doce, Prémio Royal Canin, Prémio Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Prémio Ordem dos Engenheiros Técnicos, Prémio BorgWarner, Prémio AGEPOR e Prémio Cadem.
O programa contempla, ainda, a entrega de Prémios de Reconhecimento de Carreira a pessoal docente e não docente com 15, 25 e 35 anos de serviço.
As cerimónias encerram com a atuação da Hinoportuna, a Tuna Académica do IPVC, e a atuação do Coro Académico.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.