A comunidade académica do Politécnico de Viana do Castelo reuniu-se, na quarta-feira, para assinalar o seu 38.º aniversário. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, aproveitou a cerimónia para anunciar três novos cursos de licenciatura que a Instituição abrirá em breve: Fisioterapia, Lazer e Animação Desportiva e Negócios Internacionais.
O dia ficou, ainda, marcado por distinções, homenagens e desafios para o futuro.
“Temos de olhar para as necessidades do mercado e ser proativos. Já fizemos o diagnóstico das profissões de futuro e temos de trabalhar nelas”, afirmou o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.
O presidente do IPVC aproveitou também a cerimónia para fazer uma análise ao caminho percorrido pela Instituição e centrar atenções naqueles que serão os desafios e as oportunidades de futuro para o Politécnico de Viana do Castelo: “No campo das oportunidades, temos de olhar para os programas de financiamento, como o PRR, o Portugal 2030 ou o Norte 2030, e encará-los como projetos absolutamente necessários e que nos ajudarão a ultrapassar desafios”.
Com o objetivo de dar resposta a uma comunidade académica com necessidades e anseios, Carlos Rodrigues recordou também as melhorias ao nível das infraestruturas que a Instituição está a levar a cabo. Em Valença, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o Politécnico lançou a primeira pedra para a criação da primeira residência e, na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), inaugurou, ainda este mês, um espaço com capacidade para 21 camas. Brevemente, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) irão começar as obras para a criação de uma residência com 400 camas, residência que será também equipada com refeitório e centro desportivo. Este espaço deverá começar a ser construído ainda este ano. Renovada será também a residência principal no Centro Académico.
Mas a atuação do Politécnico de Viana do Castelo faz-se a vários níveis. O presidente do IPVC não esqueceu as três Unidades que Investigação que a Instituição já comporta: CISAS, ProMetheus (ambas acreditadas pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e ADiT-Lab (cuja acreditação foi já submetida). São “unidades fundamentais” para o futuro, nomeadamente, afirmou Carlos Rodrigues, para a outorga de doutoramento e a designação do IPVC como Universidade Politécnica.
Por sua vez, a presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo, Rosário Barros, deu os parabéns “a toda a equipa do IPVC pelo seu profissionalismo, motivação, empenho e dedicação” e destacou a importância que “a responsabilidade social baseada na gestão dos impactos, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Um processo de construção coletiva de um campus inclusivo, diverso, seguro, saudável e ambientalmente responsável”.
“O IPVC é um agente de transformação do Alto Minho”
Já o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, caraterizou o Politécnico de Viana do Castelo como “um agente de transformação do Alto Minho”, que “traz vida à cidade e ao distrito”.
Em dia de aniversário, Luís Nobre fez uma viagem pelo percurso de uma Instituição que “marca de forma absolutamente positiva o território”, contribuindo, de forma inequívoca, para a fixação de pessoas e empresas na região.
A encerrar a parte protocolar, o presidente da Federação Académica do IPVC, Henrique Maciel, destacou o papel preponderante do Politécnico que se assume já como “um polo de referência, talento e dedicação”. “O IPVC – continuou – é um farol de oportunidades e desenvolvimento social”.
Perante um auditório composto por docentes, investigadores, estudantes, empresários, comunidade autárquica do Alto Minho, todos os membros do Conselho Coordenadores dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISSP) e demais convidados, a sessão contou, também, com a atuação da Escola Profissional Artística do Alto Minho.
Prémio de Melhor Classificação de Ingresso, Prémios de Mérito a Estudantes e Prémios de Reconhecimento de Carreira
A cerimónia de aniversário encerrou com a atribuição dos Prémios de Inovação Pedagógica, Bolsas de Mérito, Bolas de Incentivo PRR Baits sub-representação de género, Prémio da Melhor Classificação de Ingresso, Prémios de Mérito a Estudantes da Instituição – Prémio Axis Viana Business & Spa, Prémio DomusVi Villa Carolina, Prémio Pingo Doce, Prémio Royal Canin, Prémio Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Prémio Ordem dos Engenheiros Técnicos, Prémio BorgWarner, Prémio AGEPOR e Prémio Cadem. Foram também entregues Prémios de Reconhecimento de Carreira a pessoal docente e não docente com 15, 25 e 35 anos de serviço.
O dia ficou preenchido com a atuação da Hinoportuna, a Tuna Académica do IPVC, e do Coro Académico, que é maioritariamente constituído por elementos da Academia Sénior do IPVC, que cantou os parabéns à Instituição.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será palco de uma noite memorável com o regresso de uma das duplas mais acarinhadas do humor nacional: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. O espetáculo está marcado para sábado, dia 15 de novembro, às 21h30, prometendo muitas gargalhadas e momentos inesquecíveis.
O Cine Teatro João Verde recebe, no próximo dia 24 de outubro, pelas 21h30, mais uma sessão do espetáculo “Conta-me Histórias”, que desta vez terá como convidada especial a reconhecida cantora portuguesa Marisa Liz.
A proposta, de Johnny dos Passos, um designer de Viana do Castelo, para a construção de uma piscina artificial com água salgada na praia Norte está a ganhar cada vez mais atenção e apoio da comunidade, tornando-se um verdadeiro fenómeno nas redes sociais.
A GNR recuperou artigos em ouro avaliados em 6.500 euros, furtados de uma residência em Celeirós, Braga, tendo constituído arguida uma mulher de 42 anos, residente em Ponte de Lima.
A freguesia de Ganfei, em Valença, prepara-se para receber mais uma edição da Noite Branca do Santo, este sábado, 13 de setembro, numa celebração que promete música, dança, arte e sabores tradicionais, num ambiente totalmente vestido de branco.