O Politécnico de Viana do Castelo apresenta o inovador mestrado em Desporto Natureza, uma oferta formativa internacional e pioneira, que proporciona uma experiência académica imersiva em cinco países.
Este curso destaca-se pela sua abordagem global e prática, permitindo aos estudantes desenvolver competências em ambientes naturais diversificados e em contextos culturais distintos.
Com um plano curricular focado na gestão do desporto de aventura e no turismo de natureza, este mestrado da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) prepara os formandos para uma carreira de excelência num setor em crescimento.
Os alunos terão a oportunidade de aprender com especialistas em desporto e natureza, enquanto exploram destinos que oferecem uma vasta diversidade de paisagens e desafios. O curso de mestrado inclui projetos práticos, promovendo uma formação abrangente e aplicada.
O mestrado em Desporto Natureza irá funcionar em formato inovador, dividindo-se entre as instalações da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço, e vários países da Europa, com saídas de campo previstas para Espanha, França, Itália e Áustria, permitindo o contacto direto com “case studies” de referência.
O curso será ministrado em regime b-learning, com aulas presenciais concentradas em períodos específicos, proporcionando uma maior flexibilidade aos estudantes.
Além da componente internacional, o mestrado em Desporto Natureza destina-se a todos aqueles que procuram não apenas uma qualificação académica distintiva e de qualidade, mas também uma experiência de vida enriquecedora, onde o desporto, a sustentabilidade e o contacto com a natureza ocupam lugar central.
Lecionado em colaboração com dezenas de instituições parceiras na Europa, o curso oferece uma rede de contactos internacional e abre portas a oportunidades profissionais em diferentes mercados.
As candidaturas, exclusivamente ONLINE, estão abertas até 20 de outubro. Mais informações na PÁGINA DO CURSO.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.