O Politécnico de Viana do Castelo apresenta o inovador mestrado em Desporto Natureza, uma oferta formativa internacional e pioneira, que proporciona uma experiência académica imersiva em cinco países.
Este curso destaca-se pela sua abordagem global e prática, permitindo aos estudantes desenvolver competências em ambientes naturais diversificados e em contextos culturais distintos.
Com um plano curricular focado na gestão do desporto de aventura e no turismo de natureza, este mestrado da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) prepara os formandos para uma carreira de excelência num setor em crescimento.
Os alunos terão a oportunidade de aprender com especialistas em desporto e natureza, enquanto exploram destinos que oferecem uma vasta diversidade de paisagens e desafios. O curso de mestrado inclui projetos práticos, promovendo uma formação abrangente e aplicada.
O mestrado em Desporto Natureza irá funcionar em formato inovador, dividindo-se entre as instalações da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço, e vários países da Europa, com saídas de campo previstas para Espanha, França, Itália e Áustria, permitindo o contacto direto com “case studies” de referência.
O curso será ministrado em regime b-learning, com aulas presenciais concentradas em períodos específicos, proporcionando uma maior flexibilidade aos estudantes.
Além da componente internacional, o mestrado em Desporto Natureza destina-se a todos aqueles que procuram não apenas uma qualificação académica distintiva e de qualidade, mas também uma experiência de vida enriquecedora, onde o desporto, a sustentabilidade e o contacto com a natureza ocupam lugar central.
Lecionado em colaboração com dezenas de instituições parceiras na Europa, o curso oferece uma rede de contactos internacional e abre portas a oportunidades profissionais em diferentes mercados.
As candidaturas, exclusivamente ONLINE, estão abertas até 20 de outubro. Mais informações na PÁGINA DO CURSO.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.