O Politécnico de Viana do Castelo vai dar início a uma série de ações de formação contínua microcredenciadas nas áreas das Smart Cities, da Sustentabilidade e da Análise de Dados.
As primeiras três formações (todas de nível inicial) irão decorrer em setembro e outubro, em regime online, de forma a facilitar a integração dos formandos no ativo sendo que os que concluírem com sucesso o curso e dentro do calendário definido, terão direito a uma bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Estas ações de formação inovadoras, associadas ao cluster das energias e das tecnologias oceânicas, serão desenvolvidas no âmbito do IPVC OCEAN – Estratégias de Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas”, programa desenvolvido pelo Politécnico de Viana do Castelo que tem como objetivo trabalhar em três áreas fundamentais: Formação, Investigação Aplicada e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das empresas.
As formações têm essencialmente dois públicos-alvo: jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho e trabalhadores e/ou empresários a quem é necessária a reconversão de competências (upskiling e reskiling).
As candidaturas irão decorrer ONLINE até 30 de agosto:
Smart Cities: Princípios Fundamentais em Cidades Inteligentes; Sustentabilidade: Conceitos de Sustentabilidade e Análise de Dados: Fundamentos de Análise de Dados. São estas as três ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial a arrancar já em setembro.
Os formandos poderão, depois, dar seguimento às ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial, ao frequentarem mais duas ações por cada temática: nível intermédio e nível avançado. Para estas, as candidaturas também já se encontram a decorrer.
Nível Intermédio | aulas em outubro
Smart Cities: Gestão Urbana Inteligente
Sustentabilidade: Prática Sustentável
Análise de Dados: Proficiência em Análise de Dados
Nível Avançado | aulas em novembro e em dezembro
Smart Cities: Estratégias para Territórios Inteligentes
Sustentabilidade: Liderança Sustentável
Análise de Dados: Especialização em Dados
Estas ações irão decorrer inseridas no programa IPVC OCEAN, desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.