O Politécnico de Viana do Castelo vai dar início a uma série de ações de formação contínua microcredenciadas nas áreas das Smart Cities, da Sustentabilidade e da Análise de Dados.
As primeiras três formações (todas de nível inicial) irão decorrer em setembro e outubro, em regime online, de forma a facilitar a integração dos formandos no ativo sendo que os que concluírem com sucesso o curso e dentro do calendário definido, terão direito a uma bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Estas ações de formação inovadoras, associadas ao cluster das energias e das tecnologias oceânicas, serão desenvolvidas no âmbito do IPVC OCEAN – Estratégias de Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas”, programa desenvolvido pelo Politécnico de Viana do Castelo que tem como objetivo trabalhar em três áreas fundamentais: Formação, Investigação Aplicada e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das empresas.
As formações têm essencialmente dois públicos-alvo: jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho e trabalhadores e/ou empresários a quem é necessária a reconversão de competências (upskiling e reskiling).
As candidaturas irão decorrer ONLINE até 30 de agosto:
Smart Cities: Princípios Fundamentais em Cidades Inteligentes; Sustentabilidade: Conceitos de Sustentabilidade e Análise de Dados: Fundamentos de Análise de Dados. São estas as três ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial a arrancar já em setembro.
Os formandos poderão, depois, dar seguimento às ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial, ao frequentarem mais duas ações por cada temática: nível intermédio e nível avançado. Para estas, as candidaturas também já se encontram a decorrer.
Nível Intermédio | aulas em outubro
Smart Cities: Gestão Urbana Inteligente
Sustentabilidade: Prática Sustentável
Análise de Dados: Proficiência em Análise de Dados
Nível Avançado | aulas em novembro e em dezembro
Smart Cities: Estratégias para Territórios Inteligentes
Sustentabilidade: Liderança Sustentável
Análise de Dados: Especialização em Dados
Estas ações irão decorrer inseridas no programa IPVC OCEAN, desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.