O Politécnico de Viana do Castelo vai dar início a uma série de ações de formação contínua microcredenciadas nas áreas das Smart Cities, da Sustentabilidade e da Análise de Dados.
As primeiras três formações (todas de nível inicial) irão decorrer em setembro e outubro, em regime online, de forma a facilitar a integração dos formandos no ativo sendo que os que concluírem com sucesso o curso e dentro do calendário definido, terão direito a uma bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Estas ações de formação inovadoras, associadas ao cluster das energias e das tecnologias oceânicas, serão desenvolvidas no âmbito do IPVC OCEAN – Estratégias de Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas”, programa desenvolvido pelo Politécnico de Viana do Castelo que tem como objetivo trabalhar em três áreas fundamentais: Formação, Investigação Aplicada e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das empresas.
As formações têm essencialmente dois públicos-alvo: jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho e trabalhadores e/ou empresários a quem é necessária a reconversão de competências (upskiling e reskiling).
As candidaturas irão decorrer ONLINE até 30 de agosto:
Smart Cities: Princípios Fundamentais em Cidades Inteligentes; Sustentabilidade: Conceitos de Sustentabilidade e Análise de Dados: Fundamentos de Análise de Dados. São estas as três ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial a arrancar já em setembro.
Os formandos poderão, depois, dar seguimento às ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial, ao frequentarem mais duas ações por cada temática: nível intermédio e nível avançado. Para estas, as candidaturas também já se encontram a decorrer.
Nível Intermédio | aulas em outubro
Smart Cities: Gestão Urbana Inteligente
Sustentabilidade: Prática Sustentável
Análise de Dados: Proficiência em Análise de Dados
Nível Avançado | aulas em novembro e em dezembro
Smart Cities: Estratégias para Territórios Inteligentes
Sustentabilidade: Liderança Sustentável
Análise de Dados: Especialização em Dados
Estas ações irão decorrer inseridas no programa IPVC OCEAN, desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.