O Politécnico de Viana do Castelo vai dar início a uma série de ações de formação contínua microcredenciadas nas áreas das Smart Cities, da Sustentabilidade e da Análise de Dados.
As primeiras três formações (todas de nível inicial) irão decorrer em setembro e outubro, em regime online, de forma a facilitar a integração dos formandos no ativo sendo que os que concluírem com sucesso o curso e dentro do calendário definido, terão direito a uma bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Estas ações de formação inovadoras, associadas ao cluster das energias e das tecnologias oceânicas, serão desenvolvidas no âmbito do IPVC OCEAN – Estratégias de Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas”, programa desenvolvido pelo Politécnico de Viana do Castelo que tem como objetivo trabalhar em três áreas fundamentais: Formação, Investigação Aplicada e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das empresas.
As formações têm essencialmente dois públicos-alvo: jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho e trabalhadores e/ou empresários a quem é necessária a reconversão de competências (upskiling e reskiling).
As candidaturas irão decorrer ONLINE até 30 de agosto:
Smart Cities: Princípios Fundamentais em Cidades Inteligentes; Sustentabilidade: Conceitos de Sustentabilidade e Análise de Dados: Fundamentos de Análise de Dados. São estas as três ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial a arrancar já em setembro.
Os formandos poderão, depois, dar seguimento às ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial, ao frequentarem mais duas ações por cada temática: nível intermédio e nível avançado. Para estas, as candidaturas também já se encontram a decorrer.
Nível Intermédio | aulas em outubro
Smart Cities: Gestão Urbana Inteligente
Sustentabilidade: Prática Sustentável
Análise de Dados: Proficiência em Análise de Dados
Nível Avançado | aulas em novembro e em dezembro
Smart Cities: Estratégias para Territórios Inteligentes
Sustentabilidade: Liderança Sustentável
Análise de Dados: Especialização em Dados
Estas ações irão decorrer inseridas no programa IPVC OCEAN, desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.