O Politécnico de Viana do Castelo vai dar início a uma série de ações de formação contínua microcredenciadas nas áreas das Smart Cities, da Sustentabilidade e da Análise de Dados.
As primeiras três formações (todas de nível inicial) irão decorrer em setembro e outubro, em regime online, de forma a facilitar a integração dos formandos no ativo sendo que os que concluírem com sucesso o curso e dentro do calendário definido, terão direito a uma bolsa correspondente à totalidade do valor da propina.
Estas ações de formação inovadoras, associadas ao cluster das energias e das tecnologias oceânicas, serão desenvolvidas no âmbito do IPVC OCEAN – Estratégias de Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas”, programa desenvolvido pelo Politécnico de Viana do Castelo que tem como objetivo trabalhar em três áreas fundamentais: Formação, Investigação Aplicada e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das empresas.
As formações têm essencialmente dois públicos-alvo: jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho e trabalhadores e/ou empresários a quem é necessária a reconversão de competências (upskiling e reskiling).
As candidaturas irão decorrer ONLINE até 30 de agosto:
Smart Cities: Princípios Fundamentais em Cidades Inteligentes; Sustentabilidade: Conceitos de Sustentabilidade e Análise de Dados: Fundamentos de Análise de Dados. São estas as três ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial a arrancar já em setembro.
Os formandos poderão, depois, dar seguimento às ações de formação contínua microcredenciadas de nível inicial, ao frequentarem mais duas ações por cada temática: nível intermédio e nível avançado. Para estas, as candidaturas também já se encontram a decorrer.
Nível Intermédio | aulas em outubro
Smart Cities: Gestão Urbana Inteligente
Sustentabilidade: Prática Sustentável
Análise de Dados: Proficiência em Análise de Dados
Nível Avançado | aulas em novembro e em dezembro
Smart Cities: Estratégias para Territórios Inteligentes
Sustentabilidade: Liderança Sustentável
Análise de Dados: Especialização em Dados
Estas ações irão decorrer inseridas no programa IPVC OCEAN, desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.