Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo assina protocolo com Câmara e alarga Janelas ConVIDA

9 Maio, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Janelas ConVIDA foi um projeto desenvolvido em tempo de pandemia por estudantes do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, que é, agora, alargado a mais instituições através do protocolo a ser assinado com o Município de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa.

Começou como um projeto de sala de aula, mas rapidamente ultrapassou as paredes da escola. Hoje, é considerado um caso de sucesso, replicado já em várias localidades. O Janelas ConVIDA, projeto desenvolvido em plena pandemia pela COVID-19 por estudantes do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), com o objetivo de combater a solidão e o isolamento social da pessoa mais idosa, continua a crescer e a despertar atenções.

O Politécnico de Viana do Castelo prepara-se agora para assinar, conjuntamente com o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa, um protocolo de colaboração e cooperação com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o propósito de estender o Janelas ConVIDA a mais pessoas e a mais instituições. “Vamos dar mais corpo a um projeto que começou no curso de licenciatura em Educação Social e Gerontologia e que agora está efetivamente na rua, em prática”, explica Raquel Gonçalves, coordenadora do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.

Numa fase inicial, as pessoas mais idosas foram sinalizadas, com ajuda da Cruz Vermelha, e, com a colaboração do Município de Viana do Castelo, foi dada formação aos 18 estudantes envolvidos.

O protocolo a ser agora assinado irá colocar em prática o “Programa de Voluntariado Académico Janelas ConVIDA”, que tem como “objetivo geral contribuir para o envelhecimento bem-sucedido de pessoas mais velhas residentes no concelho de Viana do Castelo”. Este eixo do voluntariado, acrescenta Raquel Gonçalves, está já em prática na freguesia de Montaria, aqui em Viana do Castelo, com a participação de 12 idosos, e pretende-se que chega a mais pessoas.

Janelas ConVIDA cada vez mais abrangente

Mas o projeto de combate à solidão, ao isolamento social, à insegurança e à exclusão social dos idosos está longe de se esgotar numa conversa à janela entre um estudante e um idoso. Em vigor e já com sucesso reconhecido está o “Letras com Afeto”, projeto que, tal como o anterior, também envolve estudantes e pessoas mais velhas. Através da troca de correspondência, os intervenientes “fazem conversa”, contam histórias e partilham memórias.

“Surfando Gerações”: uma ação intergeracional de combate ao idadismo

O combate ao idadismo assume várias feições e modos de atuação. Se o Janelas ConVIDA nasceu no âmbito de uma Unidade Curricular, o “Surfando Gerações”, projeto que também atua com vista ao envelhecimento ativo, surgiu no âmbito do estágio curricular da mesma licenciatura, Educação Social Gerontológica, da ESE-IPVC, com contributos do Olimpics4All, projeto desenvolvido pela Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), a Câmara de Viana do Castelo e o Surf Clube de Viana. A atividade, que aconteceu no final de abril e que pretendeu assinalar o Dia do Gerontólogo, levou até ao mar dezenas de idosos para momentos diferentes e uma partilha de experiências que terão certamente ficado gravadas na memória de todos os intervenientes, fossem eles mais ou menos novos.

“Esta atividade não foi apenas sobre surf, mas sim sobre construir laços e combater estereótipos negativos associados à idade. Foi uma oportunidade para desafiar cada um dos participantes, promover o contacto e aproximar gerações, trocar histórias e celebrar a vida. São projetos que, tal como os anteriores, começam em ambiente de sala de aula e que ganham expressão e extravasam para a comunidade”, remata a docente Raquel Gonçalves.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).