A visita a Israel visa possíveis parceiras com as Unidades de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS e proMetheus, congéneres israelitas, assim como acolher informação sobre Centro de Investigação dedicado à Economia Azul, servindo de inspiração e exemplo para o novo Centro que o IPVC irá construir.

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, assinou um memorando de entendimento com o Centro Tecnológico “ARO – Agricultural Research Organization of Israel – The Volcani Center”.
Trata-se do principal organismo público, em Israel, a desenvolver investigação no domínio da agricultura e das ciências ambientais, composto por seis institutos especializados nas áreas das Ciências Vegetais, Ciências Animais, Proteção das Plantas, Ciências do Solo, da Água e do Ambiente, Engenharia Agrícola e Ciências da Pós-colheita e da Alimentação.
O “Volcani Center” coordena também dois outros centros de investigação, com infraestruturas que permitem testar a qualidade das sementes agrícolas. É ainda, detentor de um banco de genes para as culturas agrícolas de Israel.
O memorando agora assinado visa a promoção da cooperação científica e tecnológica entre o Politécnico de Viana do Castelo e o ARO, nos domínios da agricultura, qualidade e segurança alimentar, floresta e desenvolvimento rural.
“De forma particular, sublinha-se o interesse específico na colaboração em áreas relacionadas com a horticultura, viticultura, tecnologias pós-colheita, agricultura digital e de precisão, desenvolvimento rural e aquacultura, com o desenvolvimento, nos próximos anos, de projetos comuns”, especifica Carlos Rodrigues relativamente à assinatura do memorando que contou também com a presença de do presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista.
Em Israel, Carlos Rodrigues e Manoel Batista visitaram a Universidade de Telavive, dedicada à tecnologia agrícola e à segurança alimentar onde reuniram com o respetivo diretor, Amir Sharon.
Foi discutida a possível participação conjunta das Unidades de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade) e proMetheus (Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade), em projetos de investigação com as unidades congéneres da Universidade de Telavive, nas áreas da biologia molecular e da ecologia de comunidades vegetais, com foco nas alterações climáticas.
Na área do vinho e da vinha, foram estabelecidos contactos com a Universidade de Ariel e Eastern R&D CENTER, por intermédio do investigador Yishai Netzer, com foco nas questões relacionadas com a irrigação, gestão de recursos hídricos e conservação da água e dos solos.
Para o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, foram contactos que “irão revelar-se de elevado valor no âmbito da criação do Centro de Tecnologia e Inovação do Agroambiental e Alimentação do Alto Minho, que o IPVC pretender ver o mais rapidamente possível concretizado”.
Israel “deverá servir de inspiração para o IPVC e para as empresas da região, no processo em curso de criação do Centro de Tecnologia e Inovação na área de Economia Azul” diz Carlos Rodrigues
No contexto da deslocação a Israel, foram ainda encetadas relações com o Centro Nacional de Israel de Economia Azul e Inovação, especializado no domínio das tecnologias avançadas da indústria marítima, com foco na inovação sustentável em mercados emergentes.
O Centro Tecnológico, sedeado em Haifa é o principal organismo público israelita na implementação de uma estratégia relacionada com a Economia Azul, desde 2018, reforçada pela cooperação com a União Europeia, visando a gestão sustentável dos
recursos marinhos.
Foi ainda o ponto de partida para a criação de um polo de tecnologia e inovação na região de Haifa, envolvendo as universidades, as unidades de investigação, a indústria, os portos e os organismos ambientais e comunitários, com a criação de um “cluster” para atividades empreendedoras tecnológicas no campo marítimo, que atua como incubadora para “startup´s” inovadoras no domínio das tecnologias oceânicas.
Segundo Carlos Rodrigues, este é um exemplo a ser seguido pelo Politécnico de Viana do Castelo e empresas da região.
Viana do Castelo volta a marcar presença na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre entre 27 de junho e 5 de julho, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, reforçando a promoção turística, cultural e artesanal do concelho naquele que é considerado o maior certame de artesanato da Península Ibérica e o segundo maior da Europa.
A Águas do Alto Minho está a investir cerca de 730 mil euros na modernização de infraestruturas de saneamento nos concelhos de Caminha e Valença, numa intervenção que visa aumentar a eficiência operacional dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais e reforçar a qualidade do serviço prestado às populações.
Terminou esta terça-feira a tradicional marcação dos cavalos Garranos na Serra de Santa Luzia, uma operação anual que envolveu criadores, técnicos e colaboradores da Associação de Criadores de Garranos e Barrosã de Santa Luzia, com sede em Outeiro, no concelho de Viana do Castelo.
O Fórum Cultural das Neves, em Vila de Punhe, acolheu no passado dia 20 de junho uma mesa-redonda dedicada ao tema “Territórios UNESCO – O desafio do Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
A Câmara Municipal de Valença vai transferir cerca de 1,4 milhões de euros para as 11 juntas de freguesia do concelho ao longo de 2026, no âmbito do Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias, recentemente formalizado entre o município e os autarcas locais.
Vila Nova de Cerveira recebe, entre os dias 24 e 28 de junho, a 22.ª edição do Festival Dancerveira, iniciativa promovida pela ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibérico Atlântico, com o apoio do Município cerveirense. O evento volta a afirmar-se como uma das principais referências da dança na região, reunindo participantes de Portugal, Espanha e Brasil num programa que alia formação, espetáculo e intercâmbio cultural.
A Seleção Nacional conquistou esta terça-feira a primeira vitória no Campeonato do Mundo de 2026, ao derrotar o Uzbequistão por expressivos 5-0, em encontro da segunda jornada do Grupo K disputado em Houston, nos Estados Unidos.