A visita a Israel visa possíveis parceiras com as Unidades de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS e proMetheus, congéneres israelitas, assim como acolher informação sobre Centro de Investigação dedicado à Economia Azul, servindo de inspiração e exemplo para o novo Centro que o IPVC irá construir.

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, assinou um memorando de entendimento com o Centro Tecnológico “ARO – Agricultural Research Organization of Israel – The Volcani Center”.
Trata-se do principal organismo público, em Israel, a desenvolver investigação no domínio da agricultura e das ciências ambientais, composto por seis institutos especializados nas áreas das Ciências Vegetais, Ciências Animais, Proteção das Plantas, Ciências do Solo, da Água e do Ambiente, Engenharia Agrícola e Ciências da Pós-colheita e da Alimentação.
O “Volcani Center” coordena também dois outros centros de investigação, com infraestruturas que permitem testar a qualidade das sementes agrícolas. É ainda, detentor de um banco de genes para as culturas agrícolas de Israel.
O memorando agora assinado visa a promoção da cooperação científica e tecnológica entre o Politécnico de Viana do Castelo e o ARO, nos domínios da agricultura, qualidade e segurança alimentar, floresta e desenvolvimento rural.
“De forma particular, sublinha-se o interesse específico na colaboração em áreas relacionadas com a horticultura, viticultura, tecnologias pós-colheita, agricultura digital e de precisão, desenvolvimento rural e aquacultura, com o desenvolvimento, nos próximos anos, de projetos comuns”, especifica Carlos Rodrigues relativamente à assinatura do memorando que contou também com a presença de do presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista.
Em Israel, Carlos Rodrigues e Manoel Batista visitaram a Universidade de Telavive, dedicada à tecnologia agrícola e à segurança alimentar onde reuniram com o respetivo diretor, Amir Sharon.
Foi discutida a possível participação conjunta das Unidades de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade) e proMetheus (Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade), em projetos de investigação com as unidades congéneres da Universidade de Telavive, nas áreas da biologia molecular e da ecologia de comunidades vegetais, com foco nas alterações climáticas.
Na área do vinho e da vinha, foram estabelecidos contactos com a Universidade de Ariel e Eastern R&D CENTER, por intermédio do investigador Yishai Netzer, com foco nas questões relacionadas com a irrigação, gestão de recursos hídricos e conservação da água e dos solos.
Para o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, foram contactos que “irão revelar-se de elevado valor no âmbito da criação do Centro de Tecnologia e Inovação do Agroambiental e Alimentação do Alto Minho, que o IPVC pretender ver o mais rapidamente possível concretizado”.
Israel “deverá servir de inspiração para o IPVC e para as empresas da região, no processo em curso de criação do Centro de Tecnologia e Inovação na área de Economia Azul” diz Carlos Rodrigues
No contexto da deslocação a Israel, foram ainda encetadas relações com o Centro Nacional de Israel de Economia Azul e Inovação, especializado no domínio das tecnologias avançadas da indústria marítima, com foco na inovação sustentável em mercados emergentes.
O Centro Tecnológico, sedeado em Haifa é o principal organismo público israelita na implementação de uma estratégia relacionada com a Economia Azul, desde 2018, reforçada pela cooperação com a União Europeia, visando a gestão sustentável dos
recursos marinhos.
Foi ainda o ponto de partida para a criação de um polo de tecnologia e inovação na região de Haifa, envolvendo as universidades, as unidades de investigação, a indústria, os portos e os organismos ambientais e comunitários, com a criação de um “cluster” para atividades empreendedoras tecnológicas no campo marítimo, que atua como incubadora para “startup´s” inovadoras no domínio das tecnologias oceânicas.
Segundo Carlos Rodrigues, este é um exemplo a ser seguido pelo Politécnico de Viana do Castelo e empresas da região.
A 12.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras arrancou esta semana em Viana do Castelo, reunindo 20 participantes de cinco países e assinalando um novo recorde de procura, com mais de uma centena de candidaturas recebidas provenientes de 11 países e 14 nacionalidades.
Luís Nobre foi eleito presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, ao obter 92,5% dos votos nas eleições internas realizadas no passado dia 19 de junho.
Um cavalo da raça Garrana foi morto num ataque atribuído ao lobo ibérico na freguesia de Outeiro, em Viana do Castelo, no passado dia 21 de junho. O caso foi divulgado pela UPGALL – União dos Produtores de Gado Lesados pelos Lobos, que considera tratar-se de mais um episódio preocupante numa sucessão de ataques registados nos últimos meses no Norte do país.
O concelho de Monção viveu um momento marcante para o desenvolvimento desportivo local, com a inauguração oficial do Complexo Desportivo Municipal de Santo António, em Longos Vales, uma nova infraestrutura que representa o arranque de um projeto mais amplo de valorização do desporto no município.
A nova creche de Deocriste entrou esta terça-feira em funcionamento, recebendo os primeiros utentes numa infraestrutura criada através da reconversão da antiga Escola Básica e Jardim de Infância da freguesia. O equipamento dispõe de capacidade para 42 crianças e representa um investimento de 1,587 milhões de euros.
O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber esta terça-feira, 23 de junho, mais uma sessão da Fan Zone do Mundial 2026, iniciativa que convida os adeptos a acompanhar os jogos da Seleção Nacional num ambiente de convívio, animação e apoio à equipa das quinas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da autarquia, numa atualização que introduz melhorias nas condições laborais e reforça direitos dos funcionários municipais.