Logo
Regional

Instituto Politécnico de Viana do Castelo assina memorando com centro tecnológico de Israel

23 Junho, 2023 | 12:36
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A visita a Israel visa possíveis parceiras com as Unidades de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS e proMetheus, congéneres israelitas, assim como acolher informação sobre Centro de Investigação dedicado à Economia Azul, servindo de inspiração e exemplo para o novo Centro que o IPVC irá construir.

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, assinou um memorando de entendimento com o Centro Tecnológico “ARO – Agricultural Research Organization of Israel – The Volcani Center”.

Trata-se do principal organismo público, em Israel, a desenvolver investigação no domínio da agricultura e das ciências ambientais, composto por seis institutos especializados nas áreas das Ciências Vegetais, Ciências Animais, Proteção das Plantas, Ciências do Solo, da Água e do Ambiente, Engenharia Agrícola e Ciências da Pós-colheita e da Alimentação.

O “Volcani Center” coordena também dois outros centros de investigação, com infraestruturas que permitem testar a qualidade das sementes agrícolas. É ainda, detentor de um banco de genes para as culturas agrícolas de Israel.

O memorando agora assinado visa a promoção da cooperação científica e tecnológica entre o Politécnico de Viana do Castelo e o ARO, nos domínios da agricultura, qualidade e segurança alimentar, floresta e desenvolvimento rural.

“De forma particular, sublinha-se o interesse específico na colaboração em áreas relacionadas com a horticultura, viticultura, tecnologias pós-colheita, agricultura digital e de precisão, desenvolvimento rural e aquacultura, com o desenvolvimento, nos próximos anos, de projetos comuns”, especifica Carlos Rodrigues relativamente à assinatura do memorando que contou também com a presença de do presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista.

Em Israel, Carlos Rodrigues e Manoel Batista visitaram a Universidade de Telavive, dedicada à tecnologia agrícola e à segurança alimentar onde reuniram com o respetivo diretor, Amir Sharon.

Foi discutida a possível participação conjunta das Unidades de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade) e proMetheus (Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade), em projetos de investigação com as unidades congéneres da Universidade de Telavive, nas áreas da biologia molecular e da ecologia de comunidades vegetais, com foco nas alterações climáticas.

Na área do vinho e da vinha, foram estabelecidos contactos com a Universidade de Ariel e Eastern R&D CENTER, por intermédio do investigador Yishai Netzer, com foco nas questões relacionadas com a irrigação, gestão de recursos hídricos e conservação da água e dos solos.

Para o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, foram contactos que “irão revelar-se de elevado valor no âmbito da criação do Centro de Tecnologia e Inovação do Agroambiental e Alimentação do Alto Minho, que o IPVC pretender ver o mais rapidamente possível concretizado”.

Israel “deverá servir de inspiração para o IPVC e para as empresas da região, no processo em curso de criação do Centro de Tecnologia e Inovação na área de Economia Azul” diz Carlos Rodrigues

No contexto da deslocação a Israel, foram ainda encetadas relações com o Centro Nacional de Israel de Economia Azul e Inovação, especializado no domínio das tecnologias avançadas da indústria marítima, com foco na inovação sustentável em mercados emergentes.

O Centro Tecnológico, sedeado em Haifa é o principal organismo público israelita na implementação de uma estratégia relacionada com a Economia Azul, desde 2018, reforçada pela cooperação com a União Europeia, visando a gestão sustentável dos
recursos marinhos.

Foi ainda o ponto de partida para a criação de um polo de tecnologia e inovação na região de Haifa, envolvendo as universidades, as unidades de investigação, a indústria, os portos e os organismos ambientais e comunitários, com a criação de um “cluster” para atividades empreendedoras tecnológicas no campo marítimo, que atua como incubadora para “startup´s” inovadoras no domínio das tecnologias oceânicas.

Segundo Carlos Rodrigues, este é um exemplo a ser seguido pelo Politécnico de Viana do Castelo e empresas da região.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.