O Politécnico de Viana do Castelo reúne, esta quarta-feira, especialistas e empresários para juntos refletir sobre o próximo passo a dar quando o tema são energias e tecnologias oceânicas. Em particular, este evento centra-se nos desafios e necessidades de capacitação e de formação de recursos humanos associados ao cluster das energias oceânicas.
É objetivo do IPVC trabalhar lado a lado com as empresas que pretendam fazer parte da cadeia de fornecimento do setor das energias e tecnologias oceânicas, por forma a estarem preparadas para responder às oportunidades que poderão surgir nacional e internacionalmente como resultado do lançamento de leilões para a instalação de parques eólicos Offshore flutuantes.
Sendo o IPVC OCEAN, uma iniciativa abrangente que cobre as áreas da Formação, da Investigação Aplicada e do Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, para além de estar a desenvolver conteúdos e programas de ensino e formação inovadores, de curta e média duração, orientados às necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho, o IPVC, juntamente com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o INESC, está ainda a trabalhar na criação do Centro de Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas em Viana do Castelo, uma unidade estratégica de inteligência azul, com ambições internacionais, que tem como objetivo trabalhar com o setor empresarial e projetar Viana do Castelo como uma região líder na economia azul sustentável, potenciando o investimento local, a criação de emprego e a exportação de serviços de conhecimento.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.
A circulação de pessoas e veículos nas margens do rio Minho, em Lanhelas, a partir do Bar do Rio, encontra-se interdita devido ao elevado risco de cheia e à possibilidade de queda de árvores. A interdição abrange tanto a via rodoviária como a Ecopista.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo (aUGGp) esteve representado no stand conjunto dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses durante a XXVIII Feira da Caça e Turismo, que decorreu recentemente em Macedo de Cavaleiros, no Geoparque Terras de Cavaleiros.
O repositório digital Memória de Ponte de Lima, lançado há cerca de um mês, já conta com mais de 1.500 registos, incluindo fotografias, vídeos e áudios que documentam a história, as tradições e o quotidiano da vila.
Uma derrocada ocorrida na Estrada Municipal 523 (EM523) está a impedir a circulação rodoviária no acesso à freguesia de Miranda, na zona do Castelo, informou a Junta da União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada.