O Podcast Com.Sigo + IPVC dá voz a estudantes e alumni que enfrentaram desafios financeiros, sociais e familiares, mas escolheram continuar a sua jornada académica.
Cada episódio traz relatos autênticos sobre a conciliação de estudos, trabalho e vida familiar, o impacto do associativismo e os apoios disponíveis para garantir o sucesso académico e combater o abandono escolar. O projeto surge no âmbito do programa Com.Sigo + IPVC, que tem como missão a promoção do sucesso académico e o combate ao abandono escolar.
Fazer as malas e partir para estudar longe de casa. Enfrentar desafios financeiros, sociais ou familiares. Lidar com a parentalidade, o trabalho e a vida académica. Criar laços que moldam percursos de vida. O Podcast Com.Sigo + IPVC dá voz a quem viveu estas experiências e escolheu continuar a acreditar no seu futuro.
Uma estudante que, na primeira semana de aulas, pensou em desistir. O quarto da residência era o refúgio até criar um núcleo na academia.
Uma mãe que, ao ser colocada numa licenciatura no Politécnico de Viana do Castelo, deixou o marido emigrado para regressar ao Minho com os filhos e estudar. Para trás, ficou o marido. Desistir? Claro que lhe passou pela cabeça.
Conheceram-se nas aulas e dividiram projetos académicos, mas foram as iniciativas associativas que mais contribuíram para os laços que hoje mantêm. Pelo meio, o estigma de estudar num politécnico, e não numa universidade, e o drama de ver os pais e a irmã mais nova serem forçados a emigrar por questões financeiras.
Um grupo de alumni que transformou os laços criados na academia num projeto empresarial sólido e que hoje dá emprego a dezenas de pessoas.
Uma estudante que sofreu bullying, desistiu, recomeçou no IPVC e hoje participa em projetos associativos.
Cada episódio traz relatos autênticos, sem filtros, sobre os altos e baixos da vida académica. Além dos testemunhos, o administrador dos Serviços de Ação Social (SAS-IPVC) apresenta os apoios disponíveis – bolsas, consultas de Psicologia, Enfermagem ou Nutrição – e o presidente da Federação Académica aborda a importância da envolvência universitária e das redes de apoio.
São testemunhos que fazem a diferença. Que demonstram que é possível superar desafios financeiros, sociais e familiares, que conciliar a vida académica com a parentalidade e o trabalho é uma realidade e que o associativismo a e envolvência na academia são cruciais.
É esta a matriz do Podcast Com.Sigo + IPVC, um projeto inovador cujos dois primeiros episódios foram já para o ar – pode ser assistido em youtube.com/@IPVCTV, que relata, numa conversa aberta e franca, testemunhos sobre as vivências na academia, as dificuldades sentidas, os momentos de solidão, as lágrimas, mas também as conquistas e os momentos de superação.
Esta iniciativa dá voz a estudantes, alumni e dirigentes, com o objetivo de promover o apoio à comunidade académica e demonstrar, em cada episódio, que a vida académica vai muito além das salas de aula e que as ligações criadas nesta fase podem marcar um percurso de sucesso.
O Podcast Com.Sigo + IPVC surge no âmbito do Com.Sigo + IPVC, projeto financiado pelo PRR, que tem como propósito a promoção do sucesso académico e do combate ao abandono escolar.
O Com.Sigo + IPVC conta, ainda, com programas de mentorias e tutorias, mediação e uma série de podcasts, o projeto visa garantir que nenhum estudante enfrenta sozinho os desafios da vida académica.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.