Foi apresentada, esta quarta-feira, a licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
“Queremos construir para manter as tradições, que enaltecem o que somos como povo, acrescentando inovação, qualidade e profissionalismo. Estamos a contribuir para marcar a diferença na melhoria significativa da qualidade dos serviços e na preservação do património gastronómico, paisagístico e cultural”. Foi desta forma que a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, apresentou o novo curso de licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Turismo de Portugal.
A apresentação do novo curso decorreu esta quarta-feira, no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, com a presença de dezenas de empresários do ramo turístico e gastronómico, assim como com a presença de várias confrarias, num sinal inequívoco do apoio e da confiança que o tecido empresarial e turístico tem no ensino superior público ministrado no Politécnico de Viana do Castelo.
Nova licenciatura entra em funcionamento no ano letivo 2023/24
A nova licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias do IPVC, a única a norte do país e a segunda em todo o território nacional, entra em funcionamento já no próximo ano letivo. Refira-se que o período de candidaturas ao Ensino Superior está já a decorrer e prolonga-se até 7 de agosto.
Com a nova licenciatura, juntamente com a que também irá avançar no ano letivo 2023/24 na Escola Superior de Educação, em Artes e Cinema Digital, o Politécnico de Viana do Castelo passa a somar 26 licenciaturas acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. e é isso que esta licenciatura traz”
“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. E é isto que este curso em Gastronomia e Artes Culinárias pretende fazer, qualificar e capacitar pessoas para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente na cozinha, serviços em ambientes gastronómicos, críticos ou organizadores de eventos gastronómicos, mas também na consultoria de gestão e na consultoria de inovação e comunicação em gastronomia, bem como no desempenho de funções no setor do turismo gastronómico”, destaca Ana Paula Vale.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.