Foi apresentada, esta quarta-feira, a licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
“Queremos construir para manter as tradições, que enaltecem o que somos como povo, acrescentando inovação, qualidade e profissionalismo. Estamos a contribuir para marcar a diferença na melhoria significativa da qualidade dos serviços e na preservação do património gastronómico, paisagístico e cultural”. Foi desta forma que a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, apresentou o novo curso de licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Turismo de Portugal.
A apresentação do novo curso decorreu esta quarta-feira, no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, com a presença de dezenas de empresários do ramo turístico e gastronómico, assim como com a presença de várias confrarias, num sinal inequívoco do apoio e da confiança que o tecido empresarial e turístico tem no ensino superior público ministrado no Politécnico de Viana do Castelo.
Nova licenciatura entra em funcionamento no ano letivo 2023/24
A nova licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias do IPVC, a única a norte do país e a segunda em todo o território nacional, entra em funcionamento já no próximo ano letivo. Refira-se que o período de candidaturas ao Ensino Superior está já a decorrer e prolonga-se até 7 de agosto.
Com a nova licenciatura, juntamente com a que também irá avançar no ano letivo 2023/24 na Escola Superior de Educação, em Artes e Cinema Digital, o Politécnico de Viana do Castelo passa a somar 26 licenciaturas acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. e é isso que esta licenciatura traz”
“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. E é isto que este curso em Gastronomia e Artes Culinárias pretende fazer, qualificar e capacitar pessoas para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente na cozinha, serviços em ambientes gastronómicos, críticos ou organizadores de eventos gastronómicos, mas também na consultoria de gestão e na consultoria de inovação e comunicação em gastronomia, bem como no desempenho de funções no setor do turismo gastronómico”, destaca Ana Paula Vale.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.