Foi apresentada, esta quarta-feira, a licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
“Queremos construir para manter as tradições, que enaltecem o que somos como povo, acrescentando inovação, qualidade e profissionalismo. Estamos a contribuir para marcar a diferença na melhoria significativa da qualidade dos serviços e na preservação do património gastronómico, paisagístico e cultural”. Foi desta forma que a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, apresentou o novo curso de licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Turismo de Portugal.
A apresentação do novo curso decorreu esta quarta-feira, no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, com a presença de dezenas de empresários do ramo turístico e gastronómico, assim como com a presença de várias confrarias, num sinal inequívoco do apoio e da confiança que o tecido empresarial e turístico tem no ensino superior público ministrado no Politécnico de Viana do Castelo.
Nova licenciatura entra em funcionamento no ano letivo 2023/24
A nova licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias do IPVC, a única a norte do país e a segunda em todo o território nacional, entra em funcionamento já no próximo ano letivo. Refira-se que o período de candidaturas ao Ensino Superior está já a decorrer e prolonga-se até 7 de agosto.
Com a nova licenciatura, juntamente com a que também irá avançar no ano letivo 2023/24 na Escola Superior de Educação, em Artes e Cinema Digital, o Politécnico de Viana do Castelo passa a somar 26 licenciaturas acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. e é isso que esta licenciatura traz”
“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. E é isto que este curso em Gastronomia e Artes Culinárias pretende fazer, qualificar e capacitar pessoas para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente na cozinha, serviços em ambientes gastronómicos, críticos ou organizadores de eventos gastronómicos, mas também na consultoria de gestão e na consultoria de inovação e comunicação em gastronomia, bem como no desempenho de funções no setor do turismo gastronómico”, destaca Ana Paula Vale.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.