Foi apresentada, esta quarta-feira, a licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
“Queremos construir para manter as tradições, que enaltecem o que somos como povo, acrescentando inovação, qualidade e profissionalismo. Estamos a contribuir para marcar a diferença na melhoria significativa da qualidade dos serviços e na preservação do património gastronómico, paisagístico e cultural”. Foi desta forma que a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, apresentou o novo curso de licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que irá funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Turismo de Portugal.
A apresentação do novo curso decorreu esta quarta-feira, no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, com a presença de dezenas de empresários do ramo turístico e gastronómico, assim como com a presença de várias confrarias, num sinal inequívoco do apoio e da confiança que o tecido empresarial e turístico tem no ensino superior público ministrado no Politécnico de Viana do Castelo.
Nova licenciatura entra em funcionamento no ano letivo 2023/24
A nova licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias do IPVC, a única a norte do país e a segunda em todo o território nacional, entra em funcionamento já no próximo ano letivo. Refira-se que o período de candidaturas ao Ensino Superior está já a decorrer e prolonga-se até 7 de agosto.
Com a nova licenciatura, juntamente com a que também irá avançar no ano letivo 2023/24 na Escola Superior de Educação, em Artes e Cinema Digital, o Politécnico de Viana do Castelo passa a somar 26 licenciaturas acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. e é isso que esta licenciatura traz”
“Precisamos de ter recursos humanos qualificados, capazes de perceber a cultura gastronómica e de a transmitir aos turistas e ao público em geral. E é isto que este curso em Gastronomia e Artes Culinárias pretende fazer, qualificar e capacitar pessoas para atuarem em diferentes campos profissionais, nomeadamente na cozinha, serviços em ambientes gastronómicos, críticos ou organizadores de eventos gastronómicos, mas também na consultoria de gestão e na consultoria de inovação e comunicação em gastronomia, bem como no desempenho de funções no setor do turismo gastronómico”, destaca Ana Paula Vale.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.