O Politécnico de Viana do Castelo faz agora parte da IDG Portugal Education Network, uma rede que reúne Instituições de Ensino Superior em Portugal, que aposta no desenvolvimento e na promoção de competências internas, e diferenciadoras, fundamentais ao desenvolvimento de profissionais capacitados, não só com competências técnicas e académicas, mas também em competências orientadas para o pensamento crítico, a empatia ou a inclusão.
Com esta adesão, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso na capacitação dos seus estudantes e da comunidade IPVC, preparando-os para responder de forma inovadora e colaborativa aos desafios sociais e ambientais do dia a dia.
Os Inner Development Goals (IDG) – ou Objetivos de Desenvolvimento Interno – centram-se no desenvolvimento pessoal e coletivo através de cinco dimensões essenciais: Ser, Pensar, Relacionar-se, Colaborar e Agir. Estas dimensões integram um conjunto de 23 competências fundamentais, como autoconsciência, pensamento crítico, humildade, mentalidade inclusiva e intercultural, criatividade, perseverança, competência de mobilização, empatia e compaixão, autoconsciência ou orientação e visão a longo prazo, que são fundamentais para a formação de profissionais capazes de atuar e impulsionar a mudança no mundo empresarial, social e económico.
Numa sociedade cada vez mais complexa e globalizada, o mercado de trabalho procura profissionais que, além de competências técnicas, possuam capacidades transversais que os tornem mais adaptáveis, inovadores e preparados para desafios multidisciplinares. O pensamento crítico, uma das 23 competências a serem trabalhadas no âmbito desta rede, permite aos futuros profissionais avaliar informações de forma rigorosa e tomar decisões estratégicas baseadas em análise e reflexão.
A criatividade, outras das competências referidas, é essencial para a resolução de problemas de forma inovadora, enquanto a empatia e a mentalidade inclusiva são determinantes para trabalhar eficazmente em equipas diversificadas e promover ambientes colaborativos mais equitativos e respeitadores das diferenças. Estas e outras competências definem-se como essenciais num mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o trabalho em rede e a cocriação de soluções sustentáveis.
Estas competências não só valorizam, como diferenciam positivamente os diplomados do IPVC, capacitando-os, de igual forma, para assumirem um papel ativo na construção de sociedades mais resilientes, inovadoras e justas.
A participação na IDG Portugal Education Network permite ao Politécnico de Viana do Castelo beneficiar da partilha de boas práticas, da criação de parcerias estratégicas e do desenvolvimento de projetos conjuntos que promovem a inovação pedagógica e a responsabilidade social. Além disso, o IPVC terá acesso a programas de capacitação que visam integrar estas competências transversais nos seus currículos e atividades académicas.
Em Portugal, a rede é dinamizada pelo Relational Lab e pela Fórum Estudante, no âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade e do Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (ORSIES), organismo que o IPVC já integra.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reforçou o seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população, através da aquisição de uma nova viatura para o transporte de doentes, entregue recentemente aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Um golo de Diana Gomes, em cima do final do jogo, permitiu à seleção portuguesa feminina de futebol empatar 1-1 diante da Itália, na segunda jornada do Grupo B do Campeonato da Europa.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.