O Politécnico de Viana do Castelo faz agora parte da IDG Portugal Education Network, uma rede que reúne Instituições de Ensino Superior em Portugal, que aposta no desenvolvimento e na promoção de competências internas, e diferenciadoras, fundamentais ao desenvolvimento de profissionais capacitados, não só com competências técnicas e académicas, mas também em competências orientadas para o pensamento crítico, a empatia ou a inclusão.
Com esta adesão, o Politécnico de Viana do Castelo reforça o seu compromisso na capacitação dos seus estudantes e da comunidade IPVC, preparando-os para responder de forma inovadora e colaborativa aos desafios sociais e ambientais do dia a dia.
Os Inner Development Goals (IDG) – ou Objetivos de Desenvolvimento Interno – centram-se no desenvolvimento pessoal e coletivo através de cinco dimensões essenciais: Ser, Pensar, Relacionar-se, Colaborar e Agir. Estas dimensões integram um conjunto de 23 competências fundamentais, como autoconsciência, pensamento crítico, humildade, mentalidade inclusiva e intercultural, criatividade, perseverança, competência de mobilização, empatia e compaixão, autoconsciência ou orientação e visão a longo prazo, que são fundamentais para a formação de profissionais capazes de atuar e impulsionar a mudança no mundo empresarial, social e económico.
Numa sociedade cada vez mais complexa e globalizada, o mercado de trabalho procura profissionais que, além de competências técnicas, possuam capacidades transversais que os tornem mais adaptáveis, inovadores e preparados para desafios multidisciplinares. O pensamento crítico, uma das 23 competências a serem trabalhadas no âmbito desta rede, permite aos futuros profissionais avaliar informações de forma rigorosa e tomar decisões estratégicas baseadas em análise e reflexão.
A criatividade, outras das competências referidas, é essencial para a resolução de problemas de forma inovadora, enquanto a empatia e a mentalidade inclusiva são determinantes para trabalhar eficazmente em equipas diversificadas e promover ambientes colaborativos mais equitativos e respeitadores das diferenças. Estas e outras competências definem-se como essenciais num mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o trabalho em rede e a cocriação de soluções sustentáveis.
Estas competências não só valorizam, como diferenciam positivamente os diplomados do IPVC, capacitando-os, de igual forma, para assumirem um papel ativo na construção de sociedades mais resilientes, inovadoras e justas.
A participação na IDG Portugal Education Network permite ao Politécnico de Viana do Castelo beneficiar da partilha de boas práticas, da criação de parcerias estratégicas e do desenvolvimento de projetos conjuntos que promovem a inovação pedagógica e a responsabilidade social. Além disso, o IPVC terá acesso a programas de capacitação que visam integrar estas competências transversais nos seus currículos e atividades académicas.
Em Portugal, a rede é dinamizada pelo Relational Lab e pela Fórum Estudante, no âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade e do Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (ORSIES), organismo que o IPVC já integra.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.