A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco do VII Encontro Internacional de História da Enfermagem, um evento bienal organizado pela Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem. Este ano, o encontro decorre nos dias 7 e 8 de março e será dedicado ao tema “Guardiões de Higeia: Legado Histórico da Enfermagem Comunitária”, sublinhando a importância histórica e atual dos enfermeiros na promoção da saúde pública.
Trata-se de um evento que procura aproximar as temáticas da saúde e da enfermagem em particular da sociedade em geral e dos municípios, entidades fundamentais na implementação de políticas de saúde comunitária.
A escolha da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) e da cidade de Viana do Castelo como anfitriãs do evento reflete “o reconhecimento do papel pioneiro da ESS-IPVC e do município no reforço e implementação das práticas de enfermagem comunitária. Viana do Castelo integra, desde a primeira hora, a Rede Nacional e Internacional de Cidades Saudáveis e tem sido um exemplo de apoio às práticas de intervenção comunitária na área da saúde”, começa por defender Carlos Louzada Subtil, membro da comissão organizadora do evento e antigo diretor e docente da Escola Superior de Saúde do IPVC.
Carlos Louzada Subtil destaca ainda a relevância do tema escolhido para este ano, afirmando que a enfermagem de saúde comunitária tem sido “um pilar fundamental nos cuidados de saúde”, garantindo proximidade, prevenção e resposta eficaz às necessidades das populações. “Com este evento, queremos reforçar o papel dos enfermeiros como verdadeiros guardiões da saúde, inspirados na figura mitológica de Higeia, filha de Esculápio e símbolo da medicina preventiva.”
O encontro ganha ainda um simbolismo especial ao decorrer nos dias 7 e 8 de março, uma vez que o dia 8 assinala duas datas emblemáticas: o Dia Internacional da Mulher, destacando a predominância feminina na profissão de enfermagem, e o dia de São João de Deus, patrono dos Hospitais, Docentes e Enfermeiros. A conjugação destas efemérides torna o encontro “uma oportunidade única para refletir sobre o papel histórico e atual da enfermagem na sociedade.”
O evento começa às 14h do dia 7 e conta com um programa vasto e diversificado. Entre as participações estará Bandeira Correia, professora jubilada e ex-diretora da ESS-IPVC, mas também docentes e investigadores nacionais, espanhóis e brasileiros. A conferência inaugural será da responsabilidade de Luís Graça, professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública.
Com a realização deste evento na Escola Superior de Saúde do IPVC, é reforçado o compromisso da Escola e do Politécnico de Viana do Castelo com a valorização da enfermagem comunitária, a investigação histórica e a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios da saúde pública.
Informações detalhadas sobre horários, programa e atividades AQUI
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.