A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco do VII Encontro Internacional de História da Enfermagem, um evento bienal organizado pela Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem. Este ano, o encontro decorre nos dias 7 e 8 de março e será dedicado ao tema “Guardiões de Higeia: Legado Histórico da Enfermagem Comunitária”, sublinhando a importância histórica e atual dos enfermeiros na promoção da saúde pública.
Trata-se de um evento que procura aproximar as temáticas da saúde e da enfermagem em particular da sociedade em geral e dos municípios, entidades fundamentais na implementação de políticas de saúde comunitária.
A escolha da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) e da cidade de Viana do Castelo como anfitriãs do evento reflete “o reconhecimento do papel pioneiro da ESS-IPVC e do município no reforço e implementação das práticas de enfermagem comunitária. Viana do Castelo integra, desde a primeira hora, a Rede Nacional e Internacional de Cidades Saudáveis e tem sido um exemplo de apoio às práticas de intervenção comunitária na área da saúde”, começa por defender Carlos Louzada Subtil, membro da comissão organizadora do evento e antigo diretor e docente da Escola Superior de Saúde do IPVC.
Carlos Louzada Subtil destaca ainda a relevância do tema escolhido para este ano, afirmando que a enfermagem de saúde comunitária tem sido “um pilar fundamental nos cuidados de saúde”, garantindo proximidade, prevenção e resposta eficaz às necessidades das populações. “Com este evento, queremos reforçar o papel dos enfermeiros como verdadeiros guardiões da saúde, inspirados na figura mitológica de Higeia, filha de Esculápio e símbolo da medicina preventiva.”
O encontro ganha ainda um simbolismo especial ao decorrer nos dias 7 e 8 de março, uma vez que o dia 8 assinala duas datas emblemáticas: o Dia Internacional da Mulher, destacando a predominância feminina na profissão de enfermagem, e o dia de São João de Deus, patrono dos Hospitais, Docentes e Enfermeiros. A conjugação destas efemérides torna o encontro “uma oportunidade única para refletir sobre o papel histórico e atual da enfermagem na sociedade.”
O evento começa às 14h do dia 7 e conta com um programa vasto e diversificado. Entre as participações estará Bandeira Correia, professora jubilada e ex-diretora da ESS-IPVC, mas também docentes e investigadores nacionais, espanhóis e brasileiros. A conferência inaugural será da responsabilidade de Luís Graça, professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública.
Com a realização deste evento na Escola Superior de Saúde do IPVC, é reforçado o compromisso da Escola e do Politécnico de Viana do Castelo com a valorização da enfermagem comunitária, a investigação histórica e a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios da saúde pública.
Informações detalhadas sobre horários, programa e atividades AQUI
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.