A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco do VII Encontro Internacional de História da Enfermagem, um evento bienal organizado pela Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem. Este ano, o encontro decorre nos dias 7 e 8 de março e será dedicado ao tema “Guardiões de Higeia: Legado Histórico da Enfermagem Comunitária”, sublinhando a importância histórica e atual dos enfermeiros na promoção da saúde pública.
Trata-se de um evento que procura aproximar as temáticas da saúde e da enfermagem em particular da sociedade em geral e dos municípios, entidades fundamentais na implementação de políticas de saúde comunitária.
A escolha da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) e da cidade de Viana do Castelo como anfitriãs do evento reflete “o reconhecimento do papel pioneiro da ESS-IPVC e do município no reforço e implementação das práticas de enfermagem comunitária. Viana do Castelo integra, desde a primeira hora, a Rede Nacional e Internacional de Cidades Saudáveis e tem sido um exemplo de apoio às práticas de intervenção comunitária na área da saúde”, começa por defender Carlos Louzada Subtil, membro da comissão organizadora do evento e antigo diretor e docente da Escola Superior de Saúde do IPVC.
Carlos Louzada Subtil destaca ainda a relevância do tema escolhido para este ano, afirmando que a enfermagem de saúde comunitária tem sido “um pilar fundamental nos cuidados de saúde”, garantindo proximidade, prevenção e resposta eficaz às necessidades das populações. “Com este evento, queremos reforçar o papel dos enfermeiros como verdadeiros guardiões da saúde, inspirados na figura mitológica de Higeia, filha de Esculápio e símbolo da medicina preventiva.”
O encontro ganha ainda um simbolismo especial ao decorrer nos dias 7 e 8 de março, uma vez que o dia 8 assinala duas datas emblemáticas: o Dia Internacional da Mulher, destacando a predominância feminina na profissão de enfermagem, e o dia de São João de Deus, patrono dos Hospitais, Docentes e Enfermeiros. A conjugação destas efemérides torna o encontro “uma oportunidade única para refletir sobre o papel histórico e atual da enfermagem na sociedade.”
O evento começa às 14h do dia 7 e conta com um programa vasto e diversificado. Entre as participações estará Bandeira Correia, professora jubilada e ex-diretora da ESS-IPVC, mas também docentes e investigadores nacionais, espanhóis e brasileiros. A conferência inaugural será da responsabilidade de Luís Graça, professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública.
Com a realização deste evento na Escola Superior de Saúde do IPVC, é reforçado o compromisso da Escola e do Politécnico de Viana do Castelo com a valorização da enfermagem comunitária, a investigação histórica e a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios da saúde pública.
Informações detalhadas sobre horários, programa e atividades AQUI
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.