A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco do VII Encontro Internacional de História da Enfermagem, um evento bienal organizado pela Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem. Este ano, o encontro decorre nos dias 7 e 8 de março e será dedicado ao tema “Guardiões de Higeia: Legado Histórico da Enfermagem Comunitária”, sublinhando a importância histórica e atual dos enfermeiros na promoção da saúde pública.
Trata-se de um evento que procura aproximar as temáticas da saúde e da enfermagem em particular da sociedade em geral e dos municípios, entidades fundamentais na implementação de políticas de saúde comunitária.
A escolha da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) e da cidade de Viana do Castelo como anfitriãs do evento reflete “o reconhecimento do papel pioneiro da ESS-IPVC e do município no reforço e implementação das práticas de enfermagem comunitária. Viana do Castelo integra, desde a primeira hora, a Rede Nacional e Internacional de Cidades Saudáveis e tem sido um exemplo de apoio às práticas de intervenção comunitária na área da saúde”, começa por defender Carlos Louzada Subtil, membro da comissão organizadora do evento e antigo diretor e docente da Escola Superior de Saúde do IPVC.
Carlos Louzada Subtil destaca ainda a relevância do tema escolhido para este ano, afirmando que a enfermagem de saúde comunitária tem sido “um pilar fundamental nos cuidados de saúde”, garantindo proximidade, prevenção e resposta eficaz às necessidades das populações. “Com este evento, queremos reforçar o papel dos enfermeiros como verdadeiros guardiões da saúde, inspirados na figura mitológica de Higeia, filha de Esculápio e símbolo da medicina preventiva.”
O encontro ganha ainda um simbolismo especial ao decorrer nos dias 7 e 8 de março, uma vez que o dia 8 assinala duas datas emblemáticas: o Dia Internacional da Mulher, destacando a predominância feminina na profissão de enfermagem, e o dia de São João de Deus, patrono dos Hospitais, Docentes e Enfermeiros. A conjugação destas efemérides torna o encontro “uma oportunidade única para refletir sobre o papel histórico e atual da enfermagem na sociedade.”
O evento começa às 14h do dia 7 e conta com um programa vasto e diversificado. Entre as participações estará Bandeira Correia, professora jubilada e ex-diretora da ESS-IPVC, mas também docentes e investigadores nacionais, espanhóis e brasileiros. A conferência inaugural será da responsabilidade de Luís Graça, professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública.
Com a realização deste evento na Escola Superior de Saúde do IPVC, é reforçado o compromisso da Escola e do Politécnico de Viana do Castelo com a valorização da enfermagem comunitária, a investigação histórica e a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios da saúde pública.
Informações detalhadas sobre horários, programa e atividades AQUI
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.