O mundo tem-se vindo a confrontar com problemas de saúde cada vez mais complexos, passíveis de serem incluídos na perspetiva da Uma Só Saúde, One Health.
O crescimento da população mundial, associado à emergente urbanização, alterações climáticas, desflorestação, fragmentação de habitats/perda de biodiversidade com impacto na saúde do solo e das águas, pode aumentar exponencialmente o risco de emergência de zoonoses – doenças transmissíveis entre animais e seres humanos –, como é o caso da pandemia que vivemos.
E foi a pensar neste contexto que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu a pós-graduação Uma Só Saúde | One Health, destinada a profissionais das áreas das Ciências da Saúde Humana, Animal e Ambiental e das Ciências Sociais, Comportamentais e Humanas.
A pós-graduação, que se desenrola no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), irá funcionar entre os meses de março e julho de 2023. As aulas serão lecionadas em regime pós-laboral, às quintas e sextas-feiras, entre as 17h e as 21h. Pontualmente, poderão existir aulas às quartas-feiras e aos sábados (as aulas presenciais irão acontecer tendencialmente aos sábados.
A esmagadora maioria das aulas serão lecionadas por docentes convidados, com um vasto currículo e experiência. A pós-graduação irá contar com contributos de profissionais da Direção Geral de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, do Centro Hospitalar do S. João (Porto), das Universidades do Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Trás-os-Montes e Évora, da Universidade Católica do Porto, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Lisboa e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
As aulas serão lecionadas em regime b-learning, sendo que apenas 25% serão em regime presencial. As candidaturas decorrem até 6 de fevereiro, sendo os resultados publicados no dia 10 de fevereiro. As aulas deverão começar a 6 de março.
A pandemia pela Covid-19 mostrou que a globalização, com deslocações de pessoas, animais e bens (nomeadamente alimentares) à escala global e num curto espaço de tempo, facilita a disseminação de potenciais doenças. Perante a evidência de que as saúdes – ambiental, animal e humana – estão intimamente relacionadas, é urgente olhá-la na perspetiva integrada de Uma Só Saúde.
Candidaturas em https://candidaturas.ipvc.pt até 6 de fevereiro.
Mais informações em https://www.ipvc.pt/cursos/one-health/.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.