Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo abre Licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha

30 Março, 2023 | 11:59
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo é a segunda instituição de ensino superior a ministrar a licenciatura em Gastronomia e Artes daCozinha. O novo curso vai entrar em funcionamento já no próximo ano letivo (2023/24), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Viana do Castelo, em articulação com a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A par de Gastronomia e Artes da Cozinha, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre também licenciatura em Artes e Cinema Digital, que irá funcionar na Escola Superior de Educação, e dois CTeSP: um em Turismo da Gastronomia e Vinhos (na Escola Superior de Tecnologia e Gestão) e em Artes e Fabricação Digital (na Escola Superior de Educação).

O Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, preocupação em oferecer oferta formativa diversificada, inovadora, profissionalizante e permanentemente ajustada às necessidades do mercado, aos seus ofícios e ao desenvolvimento da comunidade. O curso de licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha apresenta-se como um curso com diferentes saídas profissionais e em áreas de elevada empregabilidade.

A licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha visa formar profissionais capazes de atuar em campos que vão muito além das quatro paredes de uma cozinha, entrando no mundo da crítica gastronómica e da organização de eventos gastronómicos, da comercialização, identificação e desenvolvimento de técnicas e sistemas de produção e elaboração culinária. A par da verificação e certificação de controlo e qualidade, a nova licenciatura irá também capacitar profissionais para atuarem nas áreas da consultadoria, animação turística (enoturismo e turismo gastronómico) e desenvolvimento de propostas comerciais inovadoras no campo da culinária e da gastronomia.

De cariz fortemente prático, a formação irá capacitar para a autonomia, a criatividade e a autoaprendizagem, incentivando, ainda, ao empreendedorismo, à mobilidade e à empregabilidade.

CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos

A par da licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha, o Politécnico de Viana do Castelo conta também com um CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos, a funcionar principalmente na sub-região dos Vinhos Verdes de Monção e Melgaço. O CTeSP conta com contributos de vários agentes do setor público e privado, entre os quais, representantes de empresas turísticas, quintas produtoras de vinho e municípios.

Pretende-se que os formandos obtenham competências para compreender o processo de produção e comercialização do vinho e que desenvolvam e implementem, de forma sustentável, propostas diversificadas e inovadoras no campo da gastronomia e vinhos, assentes em valores culturais com atratividade turística. Os estudantes serão também capazes de conhecer as tendências da procura do turismo cultural, touring e enogastronomia.

Politécnico de Viana do Castelo avança também com licenciatura em Artes e Cinema Digital, com o propósito de dar resposta aos anseios dos futuros estudantes do ensino superior, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo avança também com uma licenciatura em Artes e Cinema Digital no próximo ano letivo, que irá funcionar na Escola Superior de Educação, em Viana do
Castelo, e afigura-se como um curso com diferentes saídas profissionais, em áreas de elevada empregabilidade. Conta com um ciclo de estudos que alia as artes visuais e plásticas ao cinema e ao audiovisual, num contacto próximo com instituições e profissionais das artes e do cinema, através de várias parcerias locais e nacionais.

A licenciatura em Artes e Cinema Digital pretende formar criadores e profissionais qualificados, capazes de propor soluções inovadoras e de dar respostas ajustadas às solicitações do mercado, envolvendo a comunidade e participando ativamente no espaço social e cultural através do desenvolvimento de projetos a nível local, nacional ou internacional.

Entre as saídas profissionais, destacam-se técnicos de nível intermédio das atividades culturais artísticas; técnicos de
audiovisual; criadores de Motion Graphics; assistentes de produção; criadores de conteúdos para comunicação audiovisual; gestores de projetos audiovisual; produtores e programadores.

Novo CTeSP em Artes e Fabricação Digital

Na Escola Superior de Educação vai também funcionar um novo CTeSP, em Artes e Fabricação Digital, curso que assenta numa proposta transversal e inovadora, ao cruzar a experimentação, as técnicas e os modos de fazer da arte, com a criação e a fabricação digital.

Muitas das tecnologias tradicionais da criação artística (serigrafia, gravura, escultura, cerâmica, entre outras) podem incluir nos seus modos de operação as artes digitais e os processos de fabricação computacionais. Esta ligação pode ser feita tanto ao nível da
criação e da conceção (arte generativa, variação paramétrica, criatividade digital), como em termos da sua concretização (CNC, laser cutters, impressão 3d, eletrónica, etc.). Ou seja, existe um enorme potencial de inovação no cruzamento destas áreas que ainda não está suficientemente explorado e que, através desta nova formação, os novos alunos poderão conhecer.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Novembro, 2025

Piscina de Barroselas dá primeiro mergulho inclusivo com nova cadeira aquática

A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.

Desporto 8 Novembro, 2025

Governo reforça investimento no desporto em 2026 com aumento de 8,1 milhões de euros

O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Regional 8 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026 já disponível

Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.

Regional 8 Novembro, 2025

Bênção do Caloiro em Viana do Castelo destaca união e espírito comunitário

Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Cultura 8 Novembro, 2025

“Vira do Minho” conquista dois prémios no Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival 2025

O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.

Música 8 Novembro, 2025

Monção recebe espetáculo inédito de música pimba reinterpretada

O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.

Regional 8 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe Feira de Troca de Sementes para promover biodiversidade

Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.