O Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinou, esta segunda-feira dia 25 de março, um contrato de financiamento que visa a contratação por tempo indeterminado de doutorados para a carreira de investigação científica.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior criou um mecanismo de financiamento para apoiar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, com uma verba de 20 milhões de euros, quantia superior às dotações orçamentais já atribuídas às Instituições de Ensino Superior, destinada ao apoio da contratação por tempo indeterminado de doutorados exclusivamente para a carreira de investigação científica.
Assim, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi uma das instituições a rubricar este contrato de forma a garantir este financiamento, que vai assegurar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica.
Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, realça a importância desta linha de financiamento “uma vez que vai possibilitar ao IPVC iniciar a contratação de doutorados para a carreira de pessoal investigador”, reiterando que, “ao garantir condições e recursos necessários para os investigadores, vamos certamente ter uma maior qualidade na investigação que é produzida nas IES”.
O montante atribuído a cada IES “será proporcional ao número de investigadores contratados por estas”, sendo “elegíveis para financiamento todos os concursos para a carreira de investigador cujos procedimentos — através da publicação dos respetivos editais — se tenham iniciado a partir de 31 de julho de 2023 e até ao final do primeiro semestre de 2024. No caso dos contratos iniciados antes de 1 de janeiro de 2024, o financiamento apenas se verificará a partir desta data”.
A cerimónia decorreu, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra e contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.