O Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinou, esta segunda-feira dia 25 de março, um contrato de financiamento que visa a contratação por tempo indeterminado de doutorados para a carreira de investigação científica.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior criou um mecanismo de financiamento para apoiar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, com uma verba de 20 milhões de euros, quantia superior às dotações orçamentais já atribuídas às Instituições de Ensino Superior, destinada ao apoio da contratação por tempo indeterminado de doutorados exclusivamente para a carreira de investigação científica.
Assim, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi uma das instituições a rubricar este contrato de forma a garantir este financiamento, que vai assegurar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica.
Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, realça a importância desta linha de financiamento “uma vez que vai possibilitar ao IPVC iniciar a contratação de doutorados para a carreira de pessoal investigador”, reiterando que, “ao garantir condições e recursos necessários para os investigadores, vamos certamente ter uma maior qualidade na investigação que é produzida nas IES”.
O montante atribuído a cada IES “será proporcional ao número de investigadores contratados por estas”, sendo “elegíveis para financiamento todos os concursos para a carreira de investigador cujos procedimentos — através da publicação dos respetivos editais — se tenham iniciado a partir de 31 de julho de 2023 e até ao final do primeiro semestre de 2024. No caso dos contratos iniciados antes de 1 de janeiro de 2024, o financiamento apenas se verificará a partir desta data”.
A cerimónia decorreu, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra e contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.