O Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinou, esta segunda-feira dia 25 de março, um contrato de financiamento que visa a contratação por tempo indeterminado de doutorados para a carreira de investigação científica.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior criou um mecanismo de financiamento para apoiar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, com uma verba de 20 milhões de euros, quantia superior às dotações orçamentais já atribuídas às Instituições de Ensino Superior, destinada ao apoio da contratação por tempo indeterminado de doutorados exclusivamente para a carreira de investigação científica.
Assim, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi uma das instituições a rubricar este contrato de forma a garantir este financiamento, que vai assegurar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica.
Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, realça a importância desta linha de financiamento “uma vez que vai possibilitar ao IPVC iniciar a contratação de doutorados para a carreira de pessoal investigador”, reiterando que, “ao garantir condições e recursos necessários para os investigadores, vamos certamente ter uma maior qualidade na investigação que é produzida nas IES”.
O montante atribuído a cada IES “será proporcional ao número de investigadores contratados por estas”, sendo “elegíveis para financiamento todos os concursos para a carreira de investigador cujos procedimentos — através da publicação dos respetivos editais — se tenham iniciado a partir de 31 de julho de 2023 e até ao final do primeiro semestre de 2024. No caso dos contratos iniciados antes de 1 de janeiro de 2024, o financiamento apenas se verificará a partir desta data”.
A cerimónia decorreu, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra e contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.