Uma semana recheada de atividades de acolhimento e integração foi promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo a cerca de 100 alunos provenientes de 10 países.
Os estudantes, que vão frequentar o IPVC no próximo semestre, vêm ao abrigo do programa Erasmus e de outros acordos de cooperação em vigor no Politécnico.
Os estudantes são maioritariamente provenientes da Áustria, Brasil, República Checa, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia e Espanha.
A semana começou com a receção no Gabinete de mobilidade e cooperação internacional do Politécnico de Viana do Castelo com a entrega do Kit de boas-vindas e procedimentos administrativos.
Um passeio pelos pontos turísticos de Viana do Castelo e passagem pelas três escolas superiores situadas nesta cidade marcou o arranque das atividades. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar, entre outros locais de referência, Santa Luzia, o museu do traje e o parque da cidade.
Em Refoios do Lima, Ponte de Lima, os estudantes participaram nas vindimas que decorriam na Escola Superior Agrária. “Trata-se de uma excelente forma de integração na academia já que se trata de uma atividade muito prática e que envolve toda a comunidade da ESA-IPVC”, sublinha a vice-presidente para a internacionalização do IPVC, Ana Paula Vale.
Na Escola Superior Agrária os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a quinta e interagir com os animais.
O grupo rumou depois a Valença e Melgaço. Na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, os estudantes visitaram a vila e conheceram a Escola. O mesmo aconteceu em Melgaço com os estudantes a participar em atividades desportivas.
O último dia de receção decorreu no Centro Académico do IPVC com um “SunSet”. O Rancho Folclórico de Viana do Castelo deu a conhecer o tradicional “Vira” e desafiou os estudantes a aprender a dança. Para Ana Paula Vale “foi um momento muito bonito e divertido com os estudantes estrangeiros a aprender a dançar o Vira. Desta forma damos a conhecer um pouquinho do que é o Alto Minho, as suas gentes e tradições, tornando muito mais fácil a estes estudantes perceber a região onde estão inseridos”.
A atuação da Tuna Académica da Escola Superior de Saúde, a TUNESS, cativou os estudantes com as músicas e ritmos da academia. A finalizar a semana de receção os estudantes puderam degustar um lanche tradicional.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.
O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.