Uma semana recheada de atividades de acolhimento e integração foi promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo a cerca de 100 alunos provenientes de 10 países.
Os estudantes, que vão frequentar o IPVC no próximo semestre, vêm ao abrigo do programa Erasmus e de outros acordos de cooperação em vigor no Politécnico.
Os estudantes são maioritariamente provenientes da Áustria, Brasil, República Checa, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia e Espanha.
A semana começou com a receção no Gabinete de mobilidade e cooperação internacional do Politécnico de Viana do Castelo com a entrega do Kit de boas-vindas e procedimentos administrativos.
Um passeio pelos pontos turísticos de Viana do Castelo e passagem pelas três escolas superiores situadas nesta cidade marcou o arranque das atividades. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar, entre outros locais de referência, Santa Luzia, o museu do traje e o parque da cidade.
Em Refoios do Lima, Ponte de Lima, os estudantes participaram nas vindimas que decorriam na Escola Superior Agrária. “Trata-se de uma excelente forma de integração na academia já que se trata de uma atividade muito prática e que envolve toda a comunidade da ESA-IPVC”, sublinha a vice-presidente para a internacionalização do IPVC, Ana Paula Vale.
Na Escola Superior Agrária os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a quinta e interagir com os animais.
O grupo rumou depois a Valença e Melgaço. Na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, os estudantes visitaram a vila e conheceram a Escola. O mesmo aconteceu em Melgaço com os estudantes a participar em atividades desportivas.
O último dia de receção decorreu no Centro Académico do IPVC com um “SunSet”. O Rancho Folclórico de Viana do Castelo deu a conhecer o tradicional “Vira” e desafiou os estudantes a aprender a dança. Para Ana Paula Vale “foi um momento muito bonito e divertido com os estudantes estrangeiros a aprender a dançar o Vira. Desta forma damos a conhecer um pouquinho do que é o Alto Minho, as suas gentes e tradições, tornando muito mais fácil a estes estudantes perceber a região onde estão inseridos”.
A atuação da Tuna Académica da Escola Superior de Saúde, a TUNESS, cativou os estudantes com as músicas e ritmos da academia. A finalizar a semana de receção os estudantes puderam degustar um lanche tradicional.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
Ponte de Lima celebra amanhã, 29 de novembro, os 900 anos do Foral Teresiano com uma oficina dedicada aos Quadros do Samiguel de Cabaços, manifestação tradicional que combina religiosidade e cultura rural durante a época das colheitas.
A partir deste sábado, 29 de novembro, os tradicionais “Pinheirinhos de Natal” já podem ser levantados gratuitamente no Mercado Municipal de Viana do Castelo.
A Direção do Atlético Clube de Caminha (ACC) manifestou surpresa perante a decisão anunciada, de desistência da equipa sénior Atlético Clube de Caminha – Futebol SDQ do Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
É hoje que Valença se transforma no paraíso dos chocólatras. A partir das 14h00, as portas da Fortaleza de Chocolate abrem-se para 11 dias de pura magia, aromas irresistíveis de cacau e uma tentação irresistível para miúdos e graúdos. O evento prolonga-se até 8 de dezembro e promete fazer as delícias de todos os visitantes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou uma ação de formação especializada dirigida aos operadores da nova máquina de rastos recentemente adquirida ao abrigo do PRR – Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.