Uma semana recheada de atividades de acolhimento e integração foi promovida pelo Politécnico de Viana do Castelo a cerca de 100 alunos provenientes de 10 países.
Os estudantes, que vão frequentar o IPVC no próximo semestre, vêm ao abrigo do programa Erasmus e de outros acordos de cooperação em vigor no Politécnico.
Os estudantes são maioritariamente provenientes da Áustria, Brasil, República Checa, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia e Espanha.
A semana começou com a receção no Gabinete de mobilidade e cooperação internacional do Politécnico de Viana do Castelo com a entrega do Kit de boas-vindas e procedimentos administrativos.
Um passeio pelos pontos turísticos de Viana do Castelo e passagem pelas três escolas superiores situadas nesta cidade marcou o arranque das atividades. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar, entre outros locais de referência, Santa Luzia, o museu do traje e o parque da cidade.
Em Refoios do Lima, Ponte de Lima, os estudantes participaram nas vindimas que decorriam na Escola Superior Agrária. “Trata-se de uma excelente forma de integração na academia já que se trata de uma atividade muito prática e que envolve toda a comunidade da ESA-IPVC”, sublinha a vice-presidente para a internacionalização do IPVC, Ana Paula Vale.
Na Escola Superior Agrária os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a quinta e interagir com os animais.
O grupo rumou depois a Valença e Melgaço. Na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, os estudantes visitaram a vila e conheceram a Escola. O mesmo aconteceu em Melgaço com os estudantes a participar em atividades desportivas.
O último dia de receção decorreu no Centro Académico do IPVC com um “SunSet”. O Rancho Folclórico de Viana do Castelo deu a conhecer o tradicional “Vira” e desafiou os estudantes a aprender a dança. Para Ana Paula Vale “foi um momento muito bonito e divertido com os estudantes estrangeiros a aprender a dançar o Vira. Desta forma damos a conhecer um pouquinho do que é o Alto Minho, as suas gentes e tradições, tornando muito mais fácil a estes estudantes perceber a região onde estão inseridos”.
A atuação da Tuna Académica da Escola Superior de Saúde, a TUNESS, cativou os estudantes com as músicas e ritmos da academia. A finalizar a semana de receção os estudantes puderam degustar um lanche tradicional.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.