Realizou-se na Casa da Balança, a cerimónia de entrega de Bodycams e Tasers à Polícia Marítima, que permitirão técnicas de dissuasão menos violentas, protegendo de forma mais eficaz a integridade física de polícias e cidadãos.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, tendo contado com a presença do Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, entre outras entidades.
A Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal em Portugal a adquirir Bodycams, que se afiguram como elemento de captação de prova e de ajuda à operação dos polícias, pois não só permitem a transmissão em direto para um posto de comando ou centro de controlo da Polícia Marítima, como geram prova da atuação dos mesmos, capaz de ser usada em tribunal para legitimar, ou não, a atuação de polícias e cidadãos.

O Taser irá permitir aos polícias neutralizar uma escalada de violência sem recurso ao contacto físico, por não ser necessária uma aproximação entre o agente e o cidadão. De salientar que todos os disparos efetuados ou a simples ativação do Taser, permitem apresentar prova em tribunal do dia, hora, local, referência dos cartuchos utilizados, o que contribui para uma maior transparência e confiança na atuação da Polícia Marítima.
Estes equipamentos são usados em conjunto, sendo que o Taser permite a ativação automática das Bodycams, sempre que os polícias estiverem perante situações de alto risco e de elevado stress, em que não há tempo de ligarem as Bodycams manualmente.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.