Realizou-se na Casa da Balança, a cerimónia de entrega de Bodycams e Tasers à Polícia Marítima, que permitirão técnicas de dissuasão menos violentas, protegendo de forma mais eficaz a integridade física de polícias e cidadãos.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, tendo contado com a presença do Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, entre outras entidades.
A Polícia Marítima é o primeiro órgão de polícia criminal em Portugal a adquirir Bodycams, que se afiguram como elemento de captação de prova e de ajuda à operação dos polícias, pois não só permitem a transmissão em direto para um posto de comando ou centro de controlo da Polícia Marítima, como geram prova da atuação dos mesmos, capaz de ser usada em tribunal para legitimar, ou não, a atuação de polícias e cidadãos.

O Taser irá permitir aos polícias neutralizar uma escalada de violência sem recurso ao contacto físico, por não ser necessária uma aproximação entre o agente e o cidadão. De salientar que todos os disparos efetuados ou a simples ativação do Taser, permitem apresentar prova em tribunal do dia, hora, local, referência dos cartuchos utilizados, o que contribui para uma maior transparência e confiança na atuação da Polícia Marítima.
Estes equipamentos são usados em conjunto, sendo que o Taser permite a ativação automática das Bodycams, sempre que os polícias estiverem perante situações de alto risco e de elevado stress, em que não há tempo de ligarem as Bodycams manualmente.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).