Vinte quilos de pescado e três artes de pesca foram apreendidas numa ação policial dedicada à pesca furtiva, no troço internacional do rio Minho, no concelho de Monção, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Durante a operação do comando local da Polícia Marítima de Caminha, foi detetada uma embarcação de recreio, de bandeira espanhola, com dois tripulantes a bordo, um espanhol e outro português, que se encontrava em plena atividade com recurso a três artes de pesca profissionais, denominadas de ‘tresmalhos’, esclareceu a AMN, em comunicado.
Como medida cautelar, as três artes de pesca foram apreendidas, por, segundo a AMN, constituírem “uma infração ao Acordo Internacional de Pesca entre Portugal e Espanha”, que se aplica “exclusivamente” ao troço internacional do rio Minho.
Apreendidos igualmente foram os 20 quilos de pescado que se encontravam a bordo da embarcação de recreio, os quais foram, posteriormente, entregues a uma instituição de solidariedade social, adiantou a mesma nota informativa.
A AMN acrescentou que a Polícia Marítima de Caminha elaborou um auto de notícia “posteriormente enviado à Comandância Naval del Miñho”, a autoridade espanhola sua congénere naquele território, por utilização de artes de pesca não autorizadas em embarcações de recreio, pesca em zona do troço internacional do rio Minho não autorizada, bem como condução de embarcação de recreio sem o respetivo título de navegador de recreio e falta de faróis de navegação para navegação noturna.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.