Esta operação resultou no desmantelamento de diversos prestadores de serviços no contexto do cibercrime e levou à realização de quatro detenções, uma em Portugal, 11 buscas domiciliárias, das quais duas foram em território nacional, a apreensão de 2.000 nomes de domínio e o encerramento de 90 servidores.
Na operação “Endgame”, na qual participaram também, autoridades nacionais de França, Alemanha, Países Baixos, Dinamarca, Reino Unido, Estados Unidos da América, Arménia, Bulgária, Suíça e Ucrânia, foi desmantelada a atividade de múltiplos droppers de malware, incluindo IcedID, systemBC, Pikabot, Smokeloader e Bumblebee, tratando-se de um software construído para infetar sistemas informáticos e, dessa forma, possibilitar o acesso posterior a outras formas de malware (vírus, spyware e ransomware).
A atividade de um dropper caracteriza-se pela infiltração de um sistema alvo, através de correio eletrónico, páginas web comprometidas ou associado a aplicações legítimas). A execução nesse sistema traduz-se na utilização de técnicas evasivas (procurando dissimular a sua pegada digital) e, finalmente, a instalação do payload (malware adicional que irá afetar o equipamento).
A operação para a PJ portuguesa decorreu de 27 a 29 de maio, através da sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, que recolheu um número considerável de equipamento informático que simultaneamente irá permitir a recolha de provas relevantes desta atividade criminosa.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.